Além da montanha… existe um arco-íris

| 24 Mar 2023

Vi o livro no balcão do espaço de atendimento, no seminário dos Dehonianos, em Alfragide. A capa chamou-me a atenção. Peguei nele, folheei aleatoriamente e comecei a ler algumas frases. Despertou-me curiosidade, depois atenção e logo após interesse.

Perguntei à jovem que ali se encontrava, se o livro estava à venda. Sim, estava.

Comprei-o e fiquei a saber que quem mo entregava de forma sorridente e simpática, com um olhar humilde, mas transparente, era Ivanete, a própria autora.

Quando em casa o comecei a ler, não parei. Além da Montanha… Existe um Arco-íris.

É a história de uma jovem brasileira filha de uma família financeiramente pobre, que nasceu em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (Brasil), prematura – “muito pequenininha” –  como lhe contou sua mãe e cresceu numa roça no interior do mesmo estado de Minas Gerais, onde viveu grande parte da sua vida. Desenrola-se elaborada numa escrita muito bem articulada, escorreita, que nos prende a atenção e empurra com a intensidade luminosa de um testemunho desafiante.

Ao percorrer uma estrada dramática, percurso duro, da vida de uma jovem que se faz mulher e que passamos a acompanhar, no encontro com os seus familiares e outras “pessoas certas e erradas” com quem se cruzou e conviveu na viagem dos dias, sentindo-nos desafiados, discreta e sub-repticiamente, a descobrirmo-nos.

Talvez a refazermo-nos.

Sim, cada um de nós também tem um percurso temporal embora nem sempre pelas mesmas estradas, nem com os mesmos pisos ou com os mesmos sentimentos.

A narrativa, simples e clara, abraça-nos.

Conduz-nos à lembrança dos nossos itinerários e à memória das experiências de amor, angústias, perdas e saudades, das alegrias, quedas e recomeços no desespero ou na esperança e no sentido de procura.

A procura, também, de um Deus com quem se fala num percurso celebrado pela fé ou, para quem não crê, da busca de um sentido racional e emotivo que nos defina com clareza.

Um desafio a abrir os olhos para saber ver, em diversas paisagens, o que ocorre e decorre à nossa volta e nos questiona. A melhor nos conhecermos.

O encontro em ser-se. A busca do sentir Deus. Em cada contexto.

Vida vivida com intensidade, partilhada com coragem e humildade, caminhada plena de determinação e sonho cimentada pela persistência e envolvida numa fé cheia de amor.

Ivanete Dias, uma mulher que a esperança não deixa quebrar, sente o Deus que sempre procura e sempre a encontra.

E que subjacentemente nos interpela: e nós?

Saberemos procurar o Arco-íris para lá da montanha que temos de subir?

Obrigado, Ivanete.

 

Além da Montanha… Existe um Arco-Íris
Autora: Ivanete Dias
Instagram: @ivanete_escritora
Correio electrónico: ivanetedias14@gmail.com

 

Rui Madeira é gestor aposentado

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Uma coleção de livros infanto-juvenis que é uma missão para estas férias… e para o resto da vida

[O papel das estórias]

Uma coleção de livros infanto-juvenis que é uma missão para estas férias… e para o resto da vida novidade

Miúdos de férias rima com… leituras sérias. Calma: o objetivo era rimar, não assustar! Até porque os livros sobre os quais vos venho falar são, de facto, sobre temas sérios, mas não são nada aborrecidos. Ou, como diriam os miúdos a quem se dirigem: não são “uma seca”. Pelo contrário, podem ser uma lufada de ar fresco neste verão que se adivinha estar para aquecer.

Um casal em 2024

Um casal em 2024 novidade

“A D. Georgina e o Senhor Amaro comentam o trânsito dos jovens, ele irritado: isto é gente de fora, do karaté ou lá o que é, daquelas coisas chinesas de dar porrada. Ela, rancorosa: pois, deixam-nos vir para cá para aprenderem a fazer-nos mal, deviam era mandá-los a todos para a terra dele”. Um texto de Nuno Caiado, baseado num episódio real testemunhado em Lisboa.

Clientes de supermercados convidados a apoiar a Cruz Vermelha

Campanha Vale +

Clientes de supermercados convidados a apoiar a Cruz Vermelha novidade

Até ao próximo dia 26 de julho, uma nova edição da campanha Vale +, promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), está a decorrer em 597 grandes superfícies de todo o país. Os clientes dos supermercados podem contribuir para esta iniciativa através da aquisição de vales monetários ou alimentares no ato de pagamento das suas compras, sendo que no próximo fim de semana, dias 20 e 21, donativos como bens alimentares e de higiene poderão ser diretamente entregues a voluntários que estarão em loja.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This