Promoção de mulheres no Vaticano

Alessandra Smerilli na direção do Desenvolvimento Humano

| 26 Ago 2021

irma Alessandra Smerilli, foto FB

A irmã salesiana Alessandra Smerilli tem 46 anos e é professora de economia política. Foto reproduzida a partir da sua página de Facebook.

 

O Papa Francisco nomeou mais uma mulher para um alto cargo de governo da Igreja: a irmã salesiana Alessandra Smerilli é desde esta quinta-feira, 26 de agosto, secretária interina do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral e membro da Comissão da Comissão Vaticana Covid-19 [ver 7MARGENS], substituindo naquelas funções dois sacerdotes, anunciou o Vaticano.

Smerilli tem 46 anos, é italiana, economista e professora de economia política e já fora nomeada em março deste ano para subsecretária do Dicastério, órgão de que passa agora a integrar a direção. Reagiu à nomeação dizendo ao Vatican News estar certa de poder “contar com o espírito de comunhão e colaboração de todo o Dicastério, bem como com os muitos parceiros internacionais que colaboram com a Comissão Covid para a promoção integral da pessoa e o cuidado da criação, promovendo e desenvolvendo aqueles princípios da doutrina social da Igreja aos quais o Papa Francisco nos chama constantemente para a construção de um mundo melhor”.

 

Pena de morte volta a matar em 2021

Relatório da Amnistia Internacional

Pena de morte volta a matar em 2021 novidade

Em 2021 a Amnistia Internacional (AI) confirmou 579 execuções de pessoas condenadas à morte pelo sistema judicial de 18 países. De acordo com a documentação da AI enviada ao 7MARGENS no dia 23 de maio, aquele número representa um crescimento de 20 por cento em relação ao registado no ano anterior. Contudo, graças à pandemia, em 2021 o número de execuções certificadas continua baixo, sendo o segundo menor desde 2010.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Igreja no apoio às vítimas das cheias

Bangladesh e Índia

Igreja no apoio às vítimas das cheias novidade

Os católicos indianos juntaram-se aos esforços de socorro e resgate organizados por ONG e agências governamentais, na sequência daquilo que os especialistas já consideram ser as piores cheias dos últimos 20 anos, já que o número de mortos pelas inundações em Assam chegou a 24 no estado do nordeste.

Uma renovação a precisar de novos impulsos

Uma renovação a precisar de novos impulsos novidade

  A experiência que fizemos no Concílio Vaticano II constitui o rosto dos documentos tão ricos que ficam como acervo da sua memória, dizia frequentemente o bispo de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade. Eu era seu colaborador pastoral. E pude verificar como...

Agenda

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This