Obras terminam em abril de 2023

Altar e parque da JMJ com obras de 6,5 milhões de euros

| 6 Jun 2022

Aspeto das obras que já estão a acontecer no Mar da Palha, junto ao Parque das Nações. Fotos © Henrique Matos | Agência Ecclesia

Aspeto das obras que já estão a acontecer no Mar da Palha, junto ao Parque das Nações. Fotos © Henrique Matos | Agência Ecclesia

 

O Complexo Logístico da Bobadela já está a mudar para acolher a vigília e a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a 5 e 6 agosto de 2023, naquela que será a primeira edição desta iniciativa da Igreja Católica em território português. As obras ficarão a cargo da Oliveiras, S.A – Engenharia e Construção, que venceu o concurso público “com prévia qualificação para a execução da reabilitação da área que acolherá o Recinto Principal da próxima edição” da JMJ, conforme indicou a empresa em comunicado enviado ao 7MARGENS.

Na mesma nota, a empresa acrescentou que “vencer este concurso nacional tem um valor especial” tendo em conta a importância do acontecmento para o qual a empresa está a trabalhar. “Este futuro parque intermunicipal acolherá centenas de milhares de jovens de todo o mundo para participar naquele que é um dos maiores eventos católicos internacionais, que alia a celebração da fé católica, com a presença do Papa Francisco, que tanto admiramos, a outras dinâmicas como a da interculturalidade e da amizade entre os povos, além de que será mais uma oportunidade de Portugal se dar a conhecer ao mundo.”

A obra, no âmbito do futuro Parque Intermunicipal Tejo-Trancão, que junta os municípios de Lisboa e Loures, desenvolve-se numa área de 35 hectares, na margem direita do rio Trancão na confluência com o rio Tejo, no município de Lisboa. A empresa indica ainda no comunicado que a “empreitada de conceção-construção contempla a modelação do aterro, execução das infraestruturas de biogás, lixiviados, redes de água e incêndio, redes de rega, percursos e caminhos, arranjos paisagísticos e zonas verdes e o aterro pré-carga para estabilização e fundação do altar das principais celebrações religiosas da JMJ 2023”.

O contrato, indica o comunicado  tem o valor de cerca de sete milhões de euros (6.997.327,95€) e um prazo de execução de 329 dias, o que significa que deverá estar pronto no final de abril de 2023, três meses antes da realização da JMJ.

José Sá Fernandes, coordenador do grupo de projeto para a JMJ Lisboa 2023, manifestou à Agência Ecclesia a satisfação pelo trabalho que decorre e que classifica como “extraordinário”, destacando que a obra vai para lá do encontro dos jovens com o Papa. “Neste lugar vai nascer um parque que vai servir mais de 100 mil pessoas e os jovens que aqui estiverem com o Papa vão saber que também são agentes de mudança”, salienta o responsável, nomeado pelo Governo português.

Nesta segunda-feira, dia 6, teve lugar a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento, com a presença de elementos ligados a alguns setores-chave como a saúde, a segurança ou a mobilidade. “Nós, os que estamos a montar o projeto, deveríamos sair um pouco da fila porque o grande protagonista é a juventude, a Igreja, a dimensão ecuménica do acontecimento e o Papa Francisco”, indicou Sá Fernandes.

Mais do que A Voz da Fátima

Pré-publicação

Mais do que A Voz da Fátima novidade

Que fosse pedido a um incréu um texto de prefácio para um livro sobre A Voz da Fátima, criou-me alguma perplexidade e, ao mesmo tempo, uma vontade imediata de aceitar. Ainda bem, porque o livro tem imenso mérito do ponto de vista histórico, com o conjunto de estudos que contém sobre o jornal centenário, mas também sobre o impacto na sociedade portuguesa e na Igreja, das aparições e da constituição de Fátima e do seu Santuário como o centro religioso mais importante de Portugal. Dizer isto basta para se perceber que não é possível entender, no sentido weberiano, Portugal sem Fátima e, consequentemente, sem o seu jornal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita novidade

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Manhã desta quinta-feira, 24

“As piores formas de trabalho infantil” em conferência

Uma conferência sobre “As piores formas de trabalho infantil” decorre na manhã desta quinta-feira, 24 de Novembro (entre as 9h30-13h), no auditório da Polícia Judiciária (Rua Gomes Freire 174, na zona das Picoas, em Lisboa), podendo assistir-se também por videoconferência. Iniciativa da Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil (CNASTI), em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a conferência pretende “ter uma noção do que acontece não só em Portugal, mas também no mundo acerca deste tipo de exploração de crianças”.

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes

Hong Kong

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes novidade

O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, foi condenado esta sexta-feira, 25 de novembro, a pagar uma multa de cerca de 500 euros pela sua colaboração com o 612 Humanitarian Relief Fund, que apoiou manifestantes pró-democracia a pagar multas e fianças em 2019. Sobre ele, recai ainda a acusação de conluio com forças estrangeiras, pelo que poderá vir a enfrentar penas mais graves.

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher

Dia Internacional contra a Violência de Género

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher novidade

“Sentimos o dever de manifestar abertamente a solidariedade com as mulheres que sofrem todo o tipo de violência.” Quem o diz são as irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, da Província de São João Bosco, em Roma, que pela primeira vez decidiram associar-se pessoalmente a uma campanha de prevenção, a propósito do Dia Internacional Contra a Violência de Género, assinalado esta sexta-feira, 25 de novembro.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This