Decretada emergência em saúde pública
Bispos brasileiros “estarrecidos” e “profundamente indignados” com situação dos yanomami
Os bispos católicos do Brasil já haviam feito vários apelos em defesa do povo yanomami, os líderes das comunidades indígenas da floresta amazónica e de várias organizações humanitárias também. Mas as imagens e números que vieram a público este sábado, 21 de janeiro, na sequência da visita do Presidente Lula da Silva e de uma comitiva de ministros à região, são impressionantes. O estado de emergência sanitária foi declarado e os bispos manifestam-se de novo: “estarrecidos”, “indignados” e ao mesmo tempo “profundamente solidários” com o povo e com todos aqueles que estão a “tentar evitar mais mortes” na Amazónia.
Iniciativa da Fundação AIS
Crianças da Amazónia já podem ler a Bíblia na sua língua nativa
Guarani, Tukano, Ticuna e Macuxi eram as línguas indígenas nas quais se encontrava já traduzida “A Bíblia da Criança”, uma edição da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Agora, chegou a vez de os elementos mais jovens da comunidade Sateré-Mawé, da Amazónia, poderem também ler uma seleção de histórias do Antigo e Novo Testamento na sua língua nativa.
Do Natal ao Dia da Paz
O caminho para a construção de um plano integrado para a Sustentabilidade Total norteada pela Ecologia Integral, como atrás referido, nas comunidades em que nos integramos, será bem sucedido na medida em que for bem sucedida a coordenação e harmonização intercomunitária fraternalmente conduzidas.
Mensagem de Ano Novo
Comissão Nacional Justiça e Paz pede compromisso para um 2023 mais fraterno
A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Igreja Católica em Portugal, apela a um compromisso político e social para que 2023 seja um “ano mais justo e mais fraterno”. Numa mensagem enviada às redações nesta quinta-feira, 29 de dezembro, o organismo interpela os “governantes e políticos, os responsáveis das empresas e organizações, os líderes das comunidades religiosas e todos os homens e mulheres de boa vontade” para que juntos sejam “construtores da paz e da esperança”.
O milagre de um segundo Sol
Os olhos do mundo voltam-se para o Laboratório Nacional Lawrence Livermore nos EUA onde os cientistas conseguiram, pela primeira vez na história humana, a ignição por fusão nuclear, o mesmo tipo de energia que existe no nosso Sol. É o milagre de um segundo Sol com uma energia limpa no sentido de ser segura, produção residual de lixo radioactivo de curta duração; ou seja, um dia, um copo de água pode fornecer energia a uma casa durante um ano. Mas da prova de conceito ao fornecimento comercial deste tipo de energia podemos ter de esperar ainda algumas décadas. Décadas que não temos.
A ecologia integral do presépio do Vaticano
O obelisco da Praça de S. Pedro já está rodeado do presépio que, desta vez, veio de Sutrio, província de Udine, região do Friuli. Inaugurado no sábado, 3 de dezembro, tem a particularidade de ser todo de madeira: desde a cabana que abriga a Sagrada Família até às várias imagens que povoam o estrado onde o presépio está montado.
No Seminário da Luz
Franciscanos promovem vigílias de oração pelo cuidado da criação
A Igreja do Seminário Franciscano da Luz, em Lisboa, vai passar a acolher, todos os meses, uma vigília de oração pelo cuidado da criação. A primeira acontece já este sábado, 3 de dezembro, pelas 21h30, e o mote está lançado: “Vem escutar a voz do criador”.
América Latina
Nasce uma nova rede eclesial para o cuidado da casa comum
Depois da Rede Eclesial Pan-Amazónica (REPAM) e da Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana (REGCHAG), nasce agora a Rede Eclesial Gran Chaco e Aquífero Guarani (REGCHAG), com o objetivo de proteger os territórios que lhe dão nome e as respetivas comunidades, face a ameaças como o desmatamento, a contaminação e o desrespeito pelos modos de vida.
Editorial 7M
“Nada fizemos para que o mundo nos agradeça”
A frase, dita pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, após o final da Cimeira do Clima dá conta do desapontamento de todos os que trabalharam para que a COP27 selasse compromissos concretos e sérios que permitissem manter o aumento do aquecimento global em 1,50 Celsius acima da média da era pré-industrial.
COP27: somos mais, mas podemos ser melhores
Chegámos aos oito mil milhões de seres humanos sobre esta Terra. O planeta até aguenta o nosso peso, mas será que aguenta o peso dos nossos estilos de vida? Se estamos cada vez mais dependentes da energia, o que representam milhares de milhões de pessoas a carregar todos os dias os seus telemóveis, a trabalhar nos computadores, a manter o frigorífico e ar condicionado ligados, apesar de nem todos terem acesso a esses?
Cerimónia reúne várias religiões em Londres
Líderes religiosos pedem perdão pelos “pecados climáticos”
O arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, e vários outros representantes das religiões cristã, judaica, muçulmana, hindu, budista e sikh subiram hoje, dia 13 de novembro, a Colina do Parlamento (Norte de Londres) como forma de afirmarem a necessidade de “pedir perdão pelos pecados climáticos” e a esperança de que a COP27 termine adotando medidas concretas de “ação em favor do planeta”.
COP27 no Egito
Cimeira do Clima: Governantes procuram responsabilizar empresas pela inação
António Guterres fez o seu discurso mais dramático de sempre, afirmando que “o nosso planeta está a aproximar-se de pontos de viragem que vão tornar o caos climático irreversível”; nos corredores, John D. Podesta, assessor do Presidente Biden, procura empurrar as responsabilidades para o setor privado.
COP27 no Egito
Cimeira do Clima: baixa expetativa, alguma novidade, repressão e manifestações
A guerra na Ucrânia e o consequente aumento da procura de combustíveis fósseis reduzem de modo significativo a expetativa quanto aos resultados da Cimeira do Clima que começou em Sharm-el-Sheik. A novidade desta poderá mesmo resumir-se à entrada na agenda do tema da fatura a pagar pelos países ricos aos mais pobres.
A poucos dias da COP-27
Líderes religiosos pedem tratado global pelo fim dos combustíveis fósseis
Enquanto os líderes mundiais se preparam para a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP 27), que terá lugar nos próximos dias 6 a 18 de novembro no Egito, os representantes das principais religiões assinaram esta terça-feira, 2,...
Novo relatório da ONU
Só uma “transformação radical” pode “salvar-nos de acelerar o desastre climático”
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, lançou nesta quinta-feira o Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2022. O documento mostra que a comunidade internacional está ainda muito longe das metas para a estabilização do aquecimento global, e...
[Mãos à obra]
Reabilitar a ideia e a consciência do bem comum
A partir da experiência e do percurso do autor, A Era do Nós. Propostas para uma Democracia do Bem Comum, da autoria de João Ferro Rodrigues, economista, procura refletir sobre a realidade atual para afluir em propostas concretas que, segundo ele, podem ser transformadoras no sentido de voltarmos à ideia do bem comum.
Fruto do Sinodo
Papa aprova estatutos da Conferência Eclesial da Amazónia
Há quem diga que se trata do “fruto mais visível e também profético do Sínodo da Amazónia”, não apenas na América Latina, mas para toda a Igreja: a Conferência Eclesial da Amazónia (CEAMA) foi esta quinta-feira, 20, reconhecida formal e canonicamente pelo Papa Francisco, que aprovou os seus estatutos.
Il Giardino Armonico
Em Sines iremos ouvir música italiana “com afecto” e saber porque morrem os sobreiros
“Con Affetto: Emoção e Razão na Música Italiana do Século XVII” é o título do concerto da noite deste sábado, 22, em Sines, inserido num conjunto de actividades que marcam o encerramento do 18º festival Terras Sem Sombra. Com o ensemble barroco Il Giardino Armonico, um dos mais famosos da actualidade, o programa inclui obras de Merula, Castello, Scarlatti ou Vivaldi, entre outros. A participação nas diferentes actividades do festival é gratuita, mas no caso do concerto os bilhetes de reserva de lugar estão esgotados.
E depois do Tempo da Criação?…
A cada ano que passa, tornam-se mais prementes os alertas neste mês focado na criação. Infelizmente, é mesmo preciso desinquietar as pessoas: daqui a alguns anos, as crianças de hoje poderão perguntar porque deixámos degradarem-se tanto as condições de vida no planeta.
Iniciativa dos Franciscanos
Parque Laudato Si’ vai nascer em Lisboa
Vai ser criado em Lisboa, na área exterior do Convento da Luz, um Parque Franciscano Laudato Si’, um lugar onde cada visitante possa sentir “uma profunda ligação ao cuidado da criação”, que convide ao “descanso, oração e diálogo” e “onde se respira o oxigénio da fraternidade e da inclusão”, avança a Agência Ecclesia.
Mensagem para esta sexta-feira
Trabalho digno é o “caminho para a paz e justiça social”, defende MMTC
“Num mundo em conflito, com profundas desigualdades e ambientalmente insustentável, o trabalho digno representa o caminho para a paz e a justiça social”, defende o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos, na véspera do Dia Internacional pelo Trabalho Digno, que se assinala a 7 de outubro. A mensagem foi divulgada em Portugal pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, nesta quinta-feira, 6, data em que dinamiza, pelas 21 horas, uma videoconferência subordinada ao tema “Trabalho digno para todos”.
Apoio aos países pobres para reduzirem efeitos da crise climática
Oxfam: dados publicados pelo Banco Mundial sobre clima não são fiáveis
Cerca de 7 mil milhões de dólares (40%) dos 17,2 mil milhões que o Banco Mundial (BM) afirma no seu relatório do ano fiscal de 2020 como tendo sido destinados a ajudar os países em desenvolvimento a reduzirem os efeitos das alterações climáticas, podem nunca ter tido essa finalidade, conclui uma auditoria realizada pela organização Oxfam, revelada hoje, dia 3 de outubro.
Diocese de Braga apoia 650 famílias carenciadas com poupança das energias renováveis
Um total de 650 famílias carenciadas serão apoiadas pela Arquidiocese de Braga no fornecimento de energia, a partir da redução dos custos de energia que resultará da instalação de centrais fotovoltaicas em vários edifícios da Igreja Católica bracarense.
Estreia no YouTube
Como podem a fé e a amizade salvar o planeta? O documentário “A Carta” responde
Estreia esta terça-feira, 4 de outubro, o documentário “The letter. A message for our earth” (em português, “A Carta. Uma mensagem para o nosso planeta”), que apresenta quatro protagonistas (um refugiado climático do Senegal, uma ativista adolescente da Índia, cientistas do Havaí e um indígena da Amazónia brasileira), em diálogo com o Papa Francisco. A estreia mundial decorre no Vaticano, por ocasião da festa de São Francisco de Assis, pelas 10h30 (hora de Portugal continental), no canal do Vatican News no YouTube.
Dia 4 de outubro
Filme “A Carta” exibido em Campo de Ourique
O documentário “A Carta” que relata a história da Encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco vai ser exibido no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo na terça-feira, dia 4 de outubro, às 21h15.
Indígena do povo Mura em entrevista
Irmã Elis Santos: “São mais de 500 anos a sobreviver, e nós queremos existir”
Aos 35 anos, Elis Santos, religiosa da Divina Providência, é uma das vozes mais ativas no Brasil na luta pelos direitos dos povos indígenas. Descendente do povo Mura e mestre em Antropologia Social, a irmã Elis falou ao 7MARGENS durante o encontro d’A Economia de Francisco, que decorreu na semana passada em Assis, e lamentou que no seu país continue a prevalecer “uma economia que mata”.
Dia 2 de outubro
Vigília ecuménica em Lisboa no fecho do Tempo da Criação
A Rede Cuidar da Casa Comum promove no domingo 2 de outubro, às 18h00, uma vigília ecuménica na catedral de S. Paulo, da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana), na Rua das Janelas Verdes, n.º 32, em Lisboa.
“Quem, eu?” – No Dia Mundial do Migrante e Refugiado”
Naquela pintura, Jesus aponta para Mateus e este aponta para si mesmo, como que a dizer: «quem, eu?»; mas há uma outra versão, que é a de que aquele personagem aponta para o jovem que está absorto a contar o dinheiro, perguntando: «quem, ele?»
Terminou o encontro em Assis
Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco
“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.
Encontro em Assis acolhe o Papa este sábado
“Hakuna matata.” Sim, há problemas, e os jovens d’A Economia de Francisco sonham resolvê-los
A primeira manhã de outono mais parecia de verão em Assis: como diria São Francisco, no céu brilhava um sol “belo e radiante”, e pelas ruas passeavam centenas de jovens de todos as nacionalidades. Começava assim o segundo dia do encontro A Economia de Francisco, mas o passeio pelos lugares que marcaram a vida do santo italiano era apenas o início (bastante inspirador, diga-se) daquele que seria um dia de trabalho intenso para os participantes nesta iniciativa, convocada pelo Papa Francisco – que esta manhã estará com os mil participantes, em Assis, para assinar um Pacto pela Solidariedade.
A Economia de Francisco começou em Assis
Pode um encontro internacional de jovens ser verdadeiramente sustentável? Agora sim
São mais de 1000 participantes, muitos deles tiveram de apanhar pelo menos um avião para chegar a Assis, e aqui vão conviver, trabalhar, comer, passear… durante os três dias do encontro A Economia de Francisco, que arrancou esta quinta-feira e termina no sábado, 24, dia em que também o Papa estará presente. Compensar o impacto ambiental de um evento internacional desta envergadura é difícil, mas não impossível, e o comité organizador, juntamente com a administração municipal da região italiana da Umbria, estão empenhados em tornar esse objetivo realidade.
Encontro da Economia de Francisco
Jovens portugueses em Assis, à procura do bem de todos
Têm entre 23 e 44 anos, vêm de diferentes regiões do país, e estudam ou trabalham em áreas tão diversas como o direito, a comunicação, o serviço social ou a engenharia (e a economia, pois claro). São ao todo 19 os elementos do grupo português que acaba de chegar a Itália para participar no encontro internacional da Economia de Francisco, que arranca esta quinta-feira, 22, e se prolonga até sábado, na cidade de Assis Une-os o desejo de colocar aquilo que são e sabem ao serviço de uma “economia diferente”, que cuide da casa comum e procure o bem de todos.
Gratuito e universal
Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro
O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.
O futuro por (re)fazer
“Sabes, provocamos muito a terra.” E é verdade! Isso fez-me recordar do poema que se encontra em epígrafe: a terra anseia pelo nosso carinho, pelo nosso cuidado; entretanto, pouco parámos para agir sobre isso. E estamos todos doentes, nós e a terra.
Relatório da ONU
Desenvolvimento humano regrediu cinco anos
Morremos mais cedo, somos menos instruídos e temos menos rendimentos. Pela primeira vez desde que foi criado, há 32 anos, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) diminuiu por dois anos consecutivos (2020 e 2021), e voltou aos níveis de 2016, revertendo grande parte do progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, revela o relatório das Nações Unidas divulgado esta quinta-feira, 8 de setembro..
“Dolorosa” Ucrânia na assembleia do CMI
“Silêncio, cantemos!” Os cristãos à procura da unidade no meio de muitas tensões
Podem um minuto de silêncio e um canto ajudar na busca da unidade entre os cristãos? O irmão Aloïs, prior da comunidade ecuménica e monástica de Taizé (França), surpreendeu os mais de quatro mil delegados da assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) ao propor, na manhã desta quarta-feira, 7 de Setembro, que os dois últimos minutos da sua intervenção fossem divididos entre o silêncio e um canto de louvor.
Um projeto da Comunidade de Sant'Egidio
Como 60 hortas biológicas estão a ajudar os pobres e doentes de sida no Malawi
No Malawi, o pais mais pobre do continente africano segundo dados das Nações Unidas, uma iniciativa da Comunidade de Sant’Egidio está a fazer a diferença na vida de milhares de pessoas que viviam abaixo do nível de pobreza extrema, muitas delas infetadas com VIH. Trata-se do projeto DREAM, no âmbito do qual foram criadas 60 hortas biológicas que empregam cerca de 900 agricultores e cujos frutos servem para alimentar e ajudar a fortalecer o sistema imunológico de mais de cinco mil pessoas.
Uma "nova Guerra Fria"
Justiça e Paz Europa lamenta “dececionante” resultado das conferências sobre desarmamento
A plataforma Justiça e Paz Europa alerta para a gravidade de, após as recentes conferências da ONU sobre desarmamento nuclear, não se tenha chegado a um acordo para um mundo livre de armas nucleares, o que “constitui um fracasso altamente dececionante e preocupante para o regime global de controlo de armas”. Em comunicado enviado ao 7MARGENS, a organização apela a que sejam seguidas as propostas da Santa Sé para a não-proliferação de armas nucleares.
Papa convida à oração e ação
Tempo da Criação 2022 decorre até 4 de outubro
Inicia-se esta quinta-feira, 1 de setembro, data em que se assinala o Dia Mundial de Oração pela Criação, o “Tempo da Criação”: um período que se prolonga até 4 de outubro (dia da festa de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia). Trata-se de uma celebração ecuménica anual de oração e ação, inspirada pela encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que na sua mensagem para este ano deixa o alerta: “o canto doce da criação mistura-se com o seu grito amargo”.
Em visita a Taizé
Von der Leyen falou da Europa e da sua condição de crente
A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, surgiu este sábado em Taizé, no Sul de França, a falar das grandes opções das políticas da União, como havia sido anunciado, mas também a falar das motivações profundas de crente, que não são indiferentes à sua ação política.
Bispos publicam síntese
Católicos portugueses desenham uma Igreja radicalmente diferente
Os bispos portugueses divulgaram nesta sexta, 26, a síntese nacional das sínteses diocesanas, a que deram o nome de “Relatório de Portugal”, um texto que está já pronto há algum tempo e que foi enviado para o secretariado geral do Sínodo, em Roma, antes de 15 deste mês.
Biodiversidade marinha
ONU em busca de um “tratado geral sobre os oceanos”
Decorre até esta sexta-feira, 26, uma reunião de duas semanas da 5ª Conferência Intergovernamental sobre a biodiversidade marinha em zonas do alto mar, fora da jurisdição dos diferentes países, em que se espera que representantes de todo o mundo cheguem a acordo quanto a um tratado global sobre os oceanos.
A arte da simplicidade e o minimalismo
E logo eu que não sou nada de ler livros de estudos, auto-ajudas ou cientificos, deparei-me, certa vez, com um livro aberto em minhas mãos cujo título era A Arte da Simplicidade. Eu não tinha mais que uns 20 anos de idade e, ainda hoje, me lembro do quanto aquelas páginas me impressionaram, do quanto aquela descoberta me transformou.
Ignorando apelo dos ambientalistas
Igreja de Inglaterra resiste a vender ações de petrolíferas
A Igreja da Inglaterra mantém investimentos em empresas de combustíveis fósseis superiores a 13.500 milhões de libras (mais de 16 mil milhões de euros), contrariando o compromisso reafirmado pelo arcebispo de Cantuária, Justin Welby, na “cimeira” da Comunhão Anglicana realizada este mês.
Resposta para escassez do clero
Responsável dos bispos da África Austral defende ordenação de homens casados
O presidente da Conferência Episcopal da África Austral, Sithembele Sipuka, da diocese de Mthatha, considera que “há uma necessidade” premente de garantir o acesso dos cristãos à Eucaristia e que a solução deve passar pela ordenação de homens casados.
Pobres, excluídos e diálogo
As cinco chaves de leitura da assembleia do Celam
De 12 a 14 de julho, o Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM) realizou a sua Assembleia Extraordinária, na qual avaliou, juntamente com os presidentes e secretários gerais das 22 conferências episcopais, o caminho pastoral desta organização após a sua renovação.
Relatório das Nações Unidas
Fome e insegurança alimentar crescem, em vez de regredirem
O panorama global da alimentação no mundo está a piorar nos seus principais indicadores: não está a diminuir o número das pessoas que passam fome; a insegurança alimentar está a crescer; e qualidade das dietas está também a piorar. Mais: as desigualdades não estão a recuar e a guerra na Ucrânia só pode agravar o panorama mundial.
Católicos chineses
Não às extravagâncias, sim à frugalidade
“A Igreja Católica pede a cada católico que se inspire no espírito fraterno de Jesus e compartilhe tudo o que tem com os pobres e os fracos”, declarou o padre chinês Li Jingxi, vice-reitor executivo do seminário e moderador do encontro de reflexão sobre cuidar da casa comum a partir da Laudato si’.
Mensagem a jovens europeus
Papa defende recusa do serviço militar e redução do consumo de carne
O Papa Francisco apelou nesta segunda-feira ao fim da “guerra absurda” na Ucrânia, numa mensagem enviada aos participantes na Conferência Europeia da Juventude (CEJ), ao mesmo tempo que sugere a possibilidade de se rebelar contra a mobilização militar.
Política da Comissão Europeia
Ambientalistas católicos contra nuclear como “energia verde”
A CIDSE– rede de atores católicos e da sociedade civil pela justiça global e outras organizações católicas de justiça social e ambiental, sediadas sobretudo na Europa, manifestaram a sua oposição à votação do Parlamento Europeu de 6 de julho último, que considerou o gás e a energia nuclear como opções “verdes”.
Tempos sombrios: um apelo à responsabilidade e à precaução
A formulação “tempos sombrios” que dá o título a este texto, remete para o livro da filósofa Hannah Arendt, Homens em Tempos Sombrios, sobre as biografias de homens e de mulheres que viveram na primeira metade do século XX, contemporâneos do totalitarismo em ambas as suas formas: nazismo e estalinismo.
Ambiente e sustentabilidade
Vaticano adere à convenção da ONU sobre alterações climáticas
O Estado do Vaticano aderiu esta sexta-feira, 8 de julho, à Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de acordo com notícia publicada no Vatican News. “O mais breve possível” lê-se na notícia, “a Santa Sé depositará o instrumento confirmativo da sua adesão ao Acordo de Paris”.
Combustíveis fósseis
Instituições religiosas retiram dinheiro de empresas que poluem muito
Trinta e cinco instituições religiosas de seis países com mais de 1,2 mil milhões de euros em ativos combinados anunciaram esta terça-feira o seu desinvestimento em empresas de combustíveis fósseis, num total que ascende a quase 500 milhões de euros.
Cláudio Hummes (1934-2022)
Morreu o cardeal que pediu ao Papa para não se esquecer dos pobres
O cardeal que no conclave de 2013 segredou ao ouvido do seu colega Bergoglio, quando a contagem dos votos indicava que este seria o próximo Papa, “não te esqueças dos pobres”, morreu na segunda-feira, em São Paulo, Brasil. Chamava-se Cláudio Hummes, era franciscano e foi uma figura marcante da Igreja católica na América Latina e no mundo.
Espírito Santo, promotor da unidade e diversidade da Igreja
Na festa do Pentecostes de 2019 o Papa Francisco iniciou oficialmente um novo serviço, a CHARIS, cujo acrónimo significa Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica.
Em paralelo à Conferência da ONU
O arcebispo que tem a água à porta de casa vem falar a Lisboa
Um arcebispo, activistas católicos, padres – são pessoas que já “têm a água à porta de casa” e vêm do outro lado do mundo a Lisboa para falar sobre a sua experiência de luta contra as alterações climáticas.
Cimeira das Nações Unidas
Bispos africanos: “Não temos o direito de destruir a biodiversidade”
É mais um grito de alerta, agora lançado pelos bispos africanos, que pela primeira vez tomam uma posição pública sobre as ameaças à biodiversidade. O Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar apelou aos governos para que desenvolvam ações urgentes e ambiciosas para proteger a biodiversidade.
Contributos para o Sínodo (11)
À escuta de terceiros: participar, servir e ouvir o clamor da Terra
Definir com rigor as etapas e os objetivos da participação, superar a crise de representatividade na Igreja, reforçar o sentimento de pertença e mudar as mentalidades através da “escuta do clamor da Terra e do clamor dos pobres” são as sugestões de um grupo informal constituído no Patriarcado, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.
Laudato Si’
“Educação e Espiritualidade Ecológicas” com o bispo Carlos Azevedo
“Educação e Espiritualidade Ecológicas” é o tema da intervenção do bispo Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, no encontro final do ciclo Olhares sobre a Encíclica Laudato Si’, que decorre nesta sexta-feira, 10 de Junho, no Colégio das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, em Santo Tirso, entre as 10h e as 17h.
À margem do Fórum de Davos
As freiras que puseram multinacionais a lutar contra a pobreza
As irmãs Ruth Pilar del Mora, conselheira missionária do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, originária da Colômbia, e Patricia Murray, secretária executiva da União Internacional dos Superiores Gerais (UISG), tiveram um encontro com os executivos da multinacional britânica Unilever, que detém mais de 400 marcas no sector alimentar e de cuidados pessoais, para lhes pedir apoio na realização de projectos de luta contra a pobreza.
Eventos decorrem até dia 29
Semana Laudato si’ 2022
A Semana Laudato Si’, evento de uma semana de duração que marca o sétimo aniversário da encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação, contará com uma série de celebrações globais e a primeira apresentação pública do trailer oficial de O Convite, um novo filme com o Papa Francisco.
Sermos pessoas “Laudato Si’” sem esforço
Há quase dois anos que em nossa casa deixámos de comprar iogurtes e começámos a fazê-los em casa. Um dia fizemos as contas e essa pequena mudança representa cerca de 1000 embalagens de plástico que deixámos de consumir. Se 1000 famílias fizessem como nós, seria 1 tonelada a menos de plástico. As grandes mudanças começam pelas pequenas.
Guterres pede ações urgentes
Efeito de estufa com novos máximos faz das renováveis o “único caminho”
O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou esta quarta-feira, 18, os Estados membros a adotar ações que considerou “críticas” para “impulsionar a transição para as energias renováveis” e assim enfrentar os indicadores-chave da mudança climática que conheceram novos recordes em 2021.
Debates em Lisboa
Espiritualidade e ecologia, uma nova abordagem
A responsabilidade e o princípio da precaução, a espiritualidade ligada à ecologia, leituras sobre As Vidas dos Animais, de J.M. Coetzee ou a Caminhada, de Henry D. Thoreau – estas são alguma das propostas do ciclo “Diálogos entre Ética, Ecologia e Espiritualidade”, proposto pelo Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato (Lisboa), que se inicia nesta terça-feira, 17 de Maio.
Passado, presente e futuro são práticas
Desenhar um mundo mais justo, ecológico e solidário
A contemplação e a reflexão sobre o passado, na sua complexidade e nas suas contradições, se é um exercício apropriado não justifica por si só as decisões e as atuações presentes. Se pode existir similitude entre um determinado passado e o presente, os protagonistas e as circunstâncias nem são os mesmos nem se repetem, pois são fruto de pessoas atuais e das suas respetivas motivações.
Garimpo ilegal
Bispos brasileiros denunciam aumento de violência contra os Yanomami
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte I, organismo da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), denunciou o “aumento de violência” contra o povo Yanomami, pedindo “medidas de proteção aos indígenas e ao seu território”, numa nota divulgada esta semana no seu site oficial.
O Planeta insustentável
Solos degradados, florestas destruídas e oceanos contaminados
Quase 40 por cento dos solos do planeta estão degradados, em 2021 a desflorestação atingiu uma área equivalente a duas vezes e meia a superfície de Portugal e a prolongarem-se as emissões de gases com efeito de estufa em 300 anos terão desaparecido um terço de todos os animais marinhos.
Exploração mineira
Bispos católicos brasileiros ao lado do povo Yanomami
“O povo Yanomami está a ser ameaçado”, denuncia a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) numa posição pública assumida na última semana, que refere a violência contra o povo indígena da floresta amazónica e a inação do governo de Bolsonaro.
Semana temática em Braga
LOC quer dignificar o trabalho e cuidar da Casa Comum
A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) promove, entre 23 e 30 de Abril, a sua 11ª semana temática da diocese de Braga, este ano dedicada ao tema “Dignidade do Trabalho e o Cuidar da Casa Comum”.
Declaração a propósito do Dia da Terra
JMJ Lisboa quer ser a “mais sustentável de sempre”
A organização da JMJ Lisboa 2023 divulgou uma carta-compromisso em que propõe que a iniciativa seja a “mais sustentável de sempre”. A carta afirma que a jornada de Lisboa pretende ter na sua génese “o conceito de ecologia integral” e ser “uma referência no compromisso com a sustentabilidade”, de modo a deixar “um legado positivo duradouro no território, na comunidade em geral, na equipa, nos parceiros, nos voluntários e nos peregrinos”.
Alterações Climáticas
Amanhã será tarde demais
Se não agirmos já, amanhã será tarde demais para limitar o aquecimento global em 1,5ºC (em relação à temperatura média anterior à revolução industrial), lê-se no comunicado de Imprensa do comité III do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC na sigla em língua inglesa) divulgado dia 4 de abril.
Channel 4 exibe documentário
Descoberta a “Capela Sistina dos Antigos”
É uma descoberta de “tirar o fôlego”. Canal britânico vai exibir documentário sobre um dos maiores sítios de arte rupestre pré-histórica descoberto no centro-sul da Colômbia a cerca de 400 quilómetros da capital, Bogotá, em plena floresta amazónica e já conhecida como A Capela Sistina dos Antigos.
A mais grave dos últimos 40 anos
Seca gera situação de emergência em Angola
A falta de chuva em vastas regiões de Angola fez secar as pastagens e impede o cultivo dos campos, obrigando as populações a emigrar. É a maior seca dos últimos quarenta anos, alerta o Programa Alimentar Mundial (PAM).
Casa comum e COP26
Agora é connosco, diz a Comissão Justiça e Paz
Se ficarmos só com as decisões tomadas na COP26, a cimeira mundial sobre o clima que decorreu em Glasgow (Escócia),“poucas coisas se alterarão, as desigualdades continuarão a aumentar e serão sempre os mais vulneráveis os que mais sofrerão”, diz a Comissão Nacional Justiça e Paz sobre os resultados da COP26.
América Latina
Conferência eclesial é “laboratório” da via sinodal de Francisco
Está a decorrer deste este domingo e durante toda a semana, na capital do México, aquela que é, provavelmente, a primeira grande concretização da Igreja sinodal sonhada e desejada pelo Papa Francisco – a I Assembleia Eclesial da América Latina e das Caraíbas (AEALC), com a participação de perto de 1200 participantes.
Movimento Laudato Si' sobre a COP26
Acordo final “ultrajante”, mas sociedade mais comprometida que nunca
“Dececionados”, mas ao mesmo tempo “esperançosos”: é como se sentem os católicos um pouco por todo o mundo, e em particular os que estiveram presentes em Glasgow, onde decorreu a COP26, segundo o comunicado enviado pelo Movimento Laudato Si’ ao 7MARGENS, esta quarta-feira.
Ensaio – COP26
Glasgow: soube a pouco, mas ainda resta a esperança
Terminou a 26ª Cimeira do Clima, em Glasgow, na qual a ZERO marcou presença. Se o balanço desta COP26 não é consensual para todas as Partes, há uma coisa em que, pelo menos, todos concordamos: a Escócia e os seus habitantes são de uma simpatia invulgar e uns anfitriões muito acolhedores. Mas enquanto Glasgow aquecia os corações, as negociações na COP continuavam a aquecer o planeta.
Editorial
Cuidar do planeta: a hora dos cidadãos e das comunidades
Como escrevíamos em editorial no início da Cimeira do Clima, “enquanto os políticos, cientistas e ativistas discutem em Glasgow, chegou a hora de vermos com pragmatismo o que é que cada um(a) e todos nós podemos fazer. Aos bispos cabe uma responsabilidade especial nesta matéria que é, no seu alcance profundo, crucial para a salvação do planeta, a justiça social e a paz entre os povos.”
Cimeira do clima termina sem ambição
Acordo final não garante limite dos 1,5º Celsius
Sem ambição, nem brilho, deixando “o nosso frágil Planeta preso por um fio”, no dizer de António Guterres, terminou ontem, dia 13 de novembro, a Cimeira do Clima de Glasgow aprovando um acordo final que ninguém é capaz de defender como contendo compromissos suficientes para garantir que em 2050 a temperatura média da terra não esteja 1,5º Celsius acima da que existia antes da era industrial.
Cimeira de Glasgow
Prolongamento sem acordo à vista
A Cimeira do Clima de Glasgow seguiu os passos das anteriores e não terminou esta sexta, 12 de novembro, conforme estava inicialmente previsto. Ao fim da tarde. o seu presidente, Alok Sharma, anunciou que uma terceira versão do documento final seria trabalhada durante a noite para ser debatida e finalmente aprovada durante a tarde de sábado.
Presidente da Zero sobre Glasgow
Esta é “a última das últimas chamadas”
Esta conferência é “verdadeiramente a última das últimas chamadas”, afirmou Francisco Ferreira, presidente da Zero, durante a entrevista Renascença/Ecclesia publicada hoje, 7 de novembro, na véspera da semana decisiva da Cimeira do Clima de Glasgow. Para Ferreira, é indiscutível que “a humanidade enfrenta um desafio sem precedentes. “
Relatório no Brasil
Invasões de terras e assassinatos de indígenas aumentaram em 2020
2020 foi “um ano trágico para os povos originários no país”, segundo um relatório divulgado sobre a violência contra povos indígenas. Os dados relatam 182 “assassinatos” e 16 casos de “homicídio culposo” e a pandemia da covid-19 deixou um rasto de mortes, acentuado pela má gestão do governo federal de Bolsonaro.
Papa em e-book sobre Laudato Si'
“Este é o momento de agir, de agir juntos!”
“Este é o momento de sonhar grande, de repensar as nossas prioridades – o que valorizamos, o que queremos, o que buscamos – e de planear de um modo novo o nosso futuro, comprometendo-nos a agir na vida de acordo com o que sonhamos. Agora é momento de agir, e agir juntos!”, desafia Francisco, no prefácio ao e-book sobre a Laudato Si’.
Jacobabad, Paquistão
Na cidade mais quente do mundo, os 32°C são amenos mas não evitam a violação dos direitos humanos
Nos últimos quatro verões, a cidade paquistanesa de Jacobabad ultrapassou com frequência os 50°C. Uma situação que tem origem nas alterações climáticas e, denuncia a Amnistia, consequência nos direitos humanos: por exemplo, o abandono escolar tem crescido entre as crianças, que não se sujeitam a andar quilómetros debaixo de altas temperaturas para chegar a escolas sem qualquer protecção contra o calor.
Cimeira de Glasgow
Governos tentam influenciar alterações ao relatório sobre o clima
A pouco mais de uma semana da abertura da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP26), no dia 31, em Glasgow, surgiram notícias de que alguns países pressionaram para que dados do relatório de base da Conferência fossem alterados.
Encontro de Santo Egídio, em Roma
Apelo de líderes religiosos contra exploração “predatória” da natureza
O Papa e vários outros líderes religiosos de todo o mundo assinaram em Roma um apelo conjunto pela paz, que rejeita a violência e o fundamentalismo em nome de Deus, defende um processo de desarmamento que trave o comércio de armas e elimine a ameaça nuclear e pede o respeito do planeta, da natureza e das criaturas, contra a sua exploração “predatória”.
No espírito da “Laudato Sí’”
JMJ 2023 quer ser ecológica e ajudar a criar “um novo parque verde”
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 quer deixar, antes de mais “um legado muito Laudato Si’: quisemos que qualquer investimento para o espaço fosse um investimento ecológico”. Um “novo parque verde” nascerá do lugar onde se desenrolam os actos principais da JMJ, garante o responsável da organização, o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar.
Um ano da encíclica do Papa
Fratelli Tutti deve levar a ouvir “o clamor dos pobres”
A Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana publicou uma “breve nota” sobre o primeiro aniversário da encíclica Fratelli tutti, escrita pelo Papa Francisco e que reflete a temática da fraternidade entre os povos.
COP26
Líderes religiosos assinam apelo conjunto para travar alterações climáticas
Diversos líderes religiosos mundiais, incluindo o Papa Francisco, vão assinar no Vaticano um apelo conjunto para travar as alterações climáticas, anunciou esta sexta-feira, 1 de outubro, a sala de imprensa da Santa Sé. O gesto acontecerá no dia 4 de outubro, durante o encontro “Fé e Ciência: Rumo à COP 26”, refere a agência Ecclesia. A sessão, na manhã de segunda-feira, coincide com a festa litúrgica de São Francisco de Assis.
Mensagem ao Conselho da Europa
“Não há tempo para esperar, é preciso agir” contra emergência climática, diz o Papa
O Papa Francisco considera que “já não há tempo para esperar, é preciso agir” em relação à emergência climática, que será tema central da COP-26, a realizar em Glasgow (Escócia), em Novembro. “Qualquer instrumento que respeite os direitos humanos e os princípios da democracia e do estado de direito, que são valores fundamentais do Conselho da Europa, pode ser útil para enfrentar este desafio global”, escreveu o Papa na sua mensagem aos participantes no Encontro de Alto Nível da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.
Bangladesh
Católicos plantam um milhão de árvores no espírito da Laudato Si’
O desafio foi lançado há um ano e está quase cumprido: plantar um milhão de árvores para assinalar o Ano Laudato Si’ e o 50º aniversário da independência do Bangladesh, noticiou a agência Fides. O programa para a reflorestação tem sido dinamizado pela igreja católica do país, que conta com apenas 400 mil fiéis numa nação de mais de 165 milhões de pessoas.
Igrejas europeias em declaração conjunta
Cristãos devem unir-se na oração e na ação para cuidar da casa comum
O convite destina-se a “todos os cristãos nas Igrejas da Europa, paróquias, comunidades eclesiais e todas as pessoas de boa vontade” e foi publicado esta sexta-feira, 27, pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e pela Conferência das Igrejas Europeias (CEC): que todos celebrem o “Tempo da Criação” e cuidem da “Casa Comum” com “espírito ecuménico, unidos na oração e na ação”.
Cécile Renouard
A religiosa que silenciosamente iniciou uma revolução ecológica
Cécile Renouard é uma religiosa da Assunção que há muito faz das preocupações ambientais o seu modo de vida e de fé. Em 2017, na sequência dos seus trabalhos e parcerias com empresas, organizações não-governamentais e agências de desenvolvimento, fundou o chamado Campus da Transição, que pretende ajudar as pessoas a encontrar maneiras mais sustentáveis de viver e interagir.
Terras Sem Sombra
O festival de música vai à pesca no mar de Sines
O Festival Terras Sem Sombra regressa neste fim-de-semana, com uma paragem em Sines e um programa que inclui música com o ensemble checo Clarinet Factory e duas propostas sob o signo do mar: conhecer as artes tradicionais da pesca e o património ligado à actividade piscatória do porto de Sines; e sensibilizar para a biodiversidade aprendendo a reconhecer os peixes, crustáceos e moluscos daquela zona da costa alentejana.
Cheias, incêndios, fenómenos anormais
Multiplicam-se os sinais do estado de emergência do planeta Terra
Os meses de junho e julho e o que já vai de agosto têm sido pródigos em sinais poderosos de que o clima do planeta que é a nossa “casa comum” está em estado de emergência.
Estratégia ecológica definida para 7 anos
Crise ecológica, justiça e paz preocupa bispos australianos
“Grito da terra, grito dos pobres” é o título de um documento-declaração dos bispos católicos australianos, que define uma estratégia para sete anos, com a finalidade de levar à prática os sete grandes objetivos da encíclica Laudato Si, do Papa Francisco.
Ecologia
Organizações católicas pelo clima assumem novo nome, “Movimento Laudato Si”
O Movimento Católico Global pelo Clima, nascido em 2015, anunciou hoje a mudança de nome para ‘Movimento Laudato Si’, assumindo-se a inspiração na encíclica ecológica e social do Papa Francisco. A iniciativa congrega mais de 750 organizações e milhares de ‘Animadores Laudato Si’ dos cinco continentes.
Para resolver o conflito
Movimento por Cabo Delgado quer iniciativas urgentes
O Movimento por Cabo Delgado, constituído por três dezenas de organizações da sociedade civil portuguesa, reclama uma ajuda humanitária urgente para a província moçambicana, vítima de um conflito que provocou mais de 700.000 deslocados e mais de 2000 mortes.
Conferências de Maio
Da crise da solidariedade à crise da democracia, quatro debates para ver e ouvir
Todas as intervenções das quatro sessões das Conferências de Maio de 2021, promovidas pelo Centro de Reflexão Cristã (CRC) no mês passado, estão agora disponíveis no canal YouTube desta organização, ficando acessíveis a quem não conseguiu segui-las na altura.
Pré-publicação 7MARGENS
O refrão de Roberto Carlos que o Papa não citou
O diálogo consta do livro O Futuro da Terra, que é posto à venda nesta terça-feira, 22 de Junho, e do qual o 7MARGENS antecipa aqui um excerto, em pré-publicação.
50 anos do Copic
A rua proibida de Vera Jardim que levou à Lei da Liberdade Religiosa
Uma rua proibida de onde nasce uma lei da liberdade religiosa; diferentes igrejas protestantes que celebram 50 anos de diálogo ecuménico e se unem agora a duas organizações ambientais e a outras confissões cristãs para promover a defesa da casa comum. E um Presidente da República e um antigo ministro a elogiarem estes percursos. O Conselho Português de Igrejas Cristãs assinalou 50 anos e fez a festa.
Presidente da CEC nos 50 anos do Copic
A salvação da humanidade e a salvação da Criação são responsabilidade de todos
Na celebração dos 50 anos do Copic, o presidente da Conferência das Igrejas Europeias, Christian Krieger, foi um dos intervenientes, falando sobre o modo como esta estrutura entende o papel das igrejas no momento presente da vida da Europa. Por essa razão, o 7MARGENS publica o essencial dessa intervenção.
50 anos do Copic
Católicos, protestantes e evangélicos assinam programa Eco-Igrejas com organizações ambientais
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP, católica), o Conselho Português de Igrejas Cristãs (Copic, protestante) e a Aliança Evangélica Portuguesa (AEP) subscrevem neste sábado, 12 de Junho, o memorando para o programa Eco-Igrejas Portugal, que será liderado pela organização não governamental de ambiente A Rocha e subscrito ainda pela Rede Cuidar da Casa Comum.
Inquérito 7M/Família Cristã
Bancos de roupa, apoio a estudantes e integração de refugiados, boas práticas motivadas pela Laudato Si’
Lojas sociais para apoiar estudantes necessitados, famílias que apoiam famílias, aproveitamento de águas da chuva para rega ou bancos de fardas nos escuteiros são algumas das muitas ideias que as dioceses e organizações católicas colocam em prática. Ideias incluídas nas respostas ao inquérito sobre a aplicação da encíclica Laudato Si’ em Portugal e que podem servir de inspiração.
Apelo da Academia Pontifícia para a Vida
“Salvar a fraternidade” contra a violência do sistema técnico-económico
O apelo “Salvar a Fraternidade, juntos”, que denuncia a “violência anti-humanista” do sistema “técnico-económico” foi publicado por um grupo de dez teólogas e teólogos católicos, incluindo o português João Manuel Duque e Lucia Vantini, presidente da Coordenação Italiana das Mulheres Teólogas.
Inquérito 7Margens/Família Cristã
De um retiro ecológico ao “lixo zero”, as iniciativas para pôr a Laudato Si’ em prática
Prepara-se um “retiro ecológico” e multiplicam-se as medidas para redução de desperdícios e de consumos ou criam-se hortas para consumo próprio. Estas são algumas das iniciativas já postas em prática em várias instituições católicas portuguesas, tentando corresponder aos apelos e sugestões feitos pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si’.
Ano de S. José em Coimbra
Dia do Ambiente assinalado com plantação de cedro do Líbano
A Paróquia de S. José, em Coimbra assinalou, no passado sábado, o Dia Mundial do Ambiente com a plantação de um Cedro do Líbano no jardim junto à igreja. Um momento que contou com a presença de Helena Freitas, professora do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, e de um grupo de crianças da catequese, do Grupo ASJ – Adolescentes de São José e de vários paroquianos.
Ribeiro Telles: unanimidade nacional
Li com entusiasmo, no 7MARGENS, a notícia sobre a proposta de criação do Dia Nacional dos Jardins. Em tempo de reflexões sobre a encíclica Laudato Si’, e transformando dados diversos em unidade de pensamento, escrevi.
Parlaíndio junta chefes
Um parlamento para dar voz aos indígenas do Brasil
Um parlamento indígena aberto, para dar voz e visibilidade política aos 305 povos originários do país, é o objectivo do Parlaíndio, fundado este mês no Brasil, anunciado nesta quarta-feira, 26 de Maio, e que terá assembleias mensais.
25 de Maio
Estudantes de Portimão propõem Dia Nacional dos Jardins para homenagear Ribeiro Telles
Uma turma do 10º ano de escolaridade de Portimão decidiu lançar uma petição pública a submeter ao Parlamento que consagre o dia 25 de Maio como Dia Nacional dos Jardins. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento de Gonçalo Ribeiro Telles, que morreu no passado 11 de Novembro e que no próximo ano faria 100 anos.
Laudato Si’: Igreja em Portugal sem metas ecológicas e com pouca formação nos seminários
Ainda falta muito para que as sugestões e propostas do Papa na encíclica Laudato Si’ sejam concretizadas em Portugal. Um inquérito do 7MARGENS e Família Cristã faz o levantamento do que (não) se faz. Os dados são positivos na honestidade das respostas e em algumas das iniciativas que apresenta, mas também há motivos para espanto e preocupação, incluindo por parte do presidente da Conferência Episcopal.
Inquérito sobre a Laudato Si’
Como foi preparado o que o Vaticano considera “um trabalho pioneiro”
O inquérito elaborado pelo 7MARGENS e pela Família Cristã é um “trabalho pioneiro”, considerou o padre Joshtrom Isaac Kureethadam, coordenador do sector Ecologia e Criação no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano, que na manhã desta terça-feira, 25, será um dos intervenientes na conferência de imprensa de apresentação da Plataforma de Acção Laudato Si’, em Roma.
Dioceses e paróquias podem ter certificação verde
Papa lança Plataforma Laudato Si’, plano de sete anos para dar à Igreja uma consciência e planos ecológicos
Será um ambicioso plano de sete ano, com metas, responsáveis e estratégias definidas. O Papa pretende colocar dioceses, paróquias e outras estruturas católicas em sintonia com o “grito da terra” e o “grito dos pobres”. A Plataforma Laudato Si’ será apresentada nesta terça-feira, 25. O 7MARGENS e a Família Cristã falaram com o responsável do Vaticano por esta nova iniciativa, que aqui levanta o véu sobre ela.
Biden quer ter o Papa Francisco na Cimeira do Clima, em Glasgow
Os Estados Unidos da América (EUA) desejam que o Papa Francisco participe na COP 26, a Cimeira de Glasgow sobre a crise climática, em novembro, pela “autoridade moral” da sua voz em relação à matéria e, também, por estar “acima da política e fora dos conflitos nacionais”.
O toque e o cuidado na Semana da Vida da Igreja Católica
“A vida que nos toca, a vida que sempre cuidamos” é o tema genérico da Semana da Vida que a Igreja Católica promove desde este domingo, 9, até ao próximo, dia 16 de Maio. A iniciativa, organizada pelo Departamento Nacional de Pastoral Familiar (DNPF), pretende abranger diferentes temas em cada um dos dias da semana: cuidado da casa comum (nesta segunda, 10), a vida que nasce (terça, 11), a educação e o futuro das novas gerações (quarta, 12), os jovens (quinta, 13), os idosos (sexta, 14) e a família (sábado, 15).
Mineração: Por uma aposta muito limitada e responsável (análise)
As dúvidas sobre a sustentabilidade da explorações do lítio tornam este um assunto muito sensível © Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso, reproduzidas a partir da página da associação no Facebook Os veículos elétricos são um elemento fundamental da...
Jornal do Vaticano preocupado com lítio em Boticas
No momento em que o Governo deu, pelo menos do ponto de vista ambiental, luz verde à exploração de lítio na Mina do Barroso, no concelho de Boticas, o jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, destaca as preocupações que tão polémico projeto levanta, invocando a encíclica do Papa Francisco Laudato Sí’.
Cimeira do clima: Nem todos partilham do entusiasmo de Biden
A descarbonização da economia, imposta pela necessidade de redução das emissões de dióxido de carbono para controlar o aumento do aquecimento global, não deve ser encarada como um problema, mas como uma oportunidade, sublinhou nesta sexta-feira, 23, o Presidente dos EUA. Joe Biden falava no segundo dia da cimeira virtual sobre o clima, que convocou para relançar o compromisso mundial contra as alterações climáticas.
Estudantes em greve pelo clima no dia 23
A greve climática estudantil do dia 23 de abril tem como lema “contra a aviação, pela ferrovia, pela Terra e pela democracia” e pretende denunciar o “setor da aviação” como sendo responsável por “11% das emissões a nível de transportes, permanecendo como o meio...
Amazónia: mais de três indígenas assassinados todas as semanas
O aumento dos assassinatos de líderes indígenas na região levou a Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazónica (COICA) a declarar, na quarta-feira 14 de abril, o estado de emergência dos direitos humanos das defensoras e defensores indígenas da...
Vaticano saúda muçulmanos no Ramadão
O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, da Santa Sé, enviou uma mensagem aos muçulmanos de todo o mundo, por ocasião do início do Ramadão, convidando todos os crentes a serem “construtores e reparadores” da esperança.
Greta Thunberg não vai à Cimeira do Clima em protesto contra distribuição injusta das vacinas anti-covid-19
Greta Thunberg, jovem ativista da luta contra as alterações climáticas, não estará presente na próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), que terá lugar em Glasgow (Reino Unido) de 1 a 12 de novembro de 2021.
Associação Zero promove campanha pela água da torneira
A associação ambientalista Zero lançou, nesta segunda-feira, 22 de Março, Dia Mundial da Água, a campanha “Água da Torneira – a bebida preferida”, com o objectivo de incentivar as pessoas, entidades e empresas a consumir água da torneira em vez de água engarrafada.
João Gutemberg, coordenador da Rede Pan-Amazónica: “Uma atitude crítica em relação aos sistemas predatórios da Casa Comum”
Por ocasião do webinar “Rumo a uma Ecologia Integral, da província Compostela (que inclui Portugal) dos Irmãos Maristas, que se realizará na próxima terça-feira, 16 de março, às 17h00 (hora portuguesa), e no qual se pode participar através desta ligação, o 7MARGENS publica uma entrevista da ONGD espanhola Marista SED (Solidaridad, Educación y Desarrollo) ao irmão marista João Gutemberg, diretor executivo da Repam (Rede Eclesial Pan-Amazónica).
Oração pelo clima teve lugar em todo o mundo
“Uma liderança climática guiada pela compaixão, pelo amor e pela justiça” é o lema da oração inter-religiosa e global pelo clima convocada pela GreenFaith International que decorreu ao longo desta quinta-feira, 11 de março, com diversas manifestações em vários países do mundo.
Bispos japoneses exigem fecho imediato das centrais nucleares
“Em 2011, na sequência do terramoto e do acidente nuclear de Fukushima, pedimos, enquanto crentes que protegem a vida como um dom de Deus, o fecho imediato das centrais nucleares. Infelizmente, cremos que a situação foi, com o tempo, evoluindo em sentido contrário”, escreve em comunicado divulgado a 11 de março a Conferência Episcopal do Japão, que renova a sua exigência de fecho imediato de todas as centrais nucleares do país.
É preciso cuidar mais do planeta, alerta patriarca
É preciso cuidar mais do planeta, a nossa “casa comum”, e “incrementar a consciência de uma origem comum”, disse o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, numa conversa sobre espiritualidade e pandemia, inserida num ciclo denominado “O Mundo de Amanhã”, promovida pelo Público, a propósito dos 31 anos do jornal.
Alterações climáticas: ONG portuguesas reclamam ação enérgica de António Costa
Mais de três dezenas de Organizações Não Governamentais portuguesas subscreveram uma carta aberta à Presidência portuguesa da União Europeia na qual reclamam uma maior coerência das políticas da UE face aos compromissos com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, uma Lei do Clima compatível com a limitação do aquecimento global a 1,5ºC e uma estratégia de adaptação às alterações climáticas da UE que previna crises futuras.
Pressão mineira no Parque Natural de Montesinho
O projeto Valtreixal da empresa canadiana Almonty pretende abrir uma mina a céu aberto numa área de 247 hectares (cerca de 500 campos de futebol), em território espanhol, mas a 5 km da fronteira com o Parque Natural de Montesinho, para explorar volfrâmio e estanho. A exploração situa-se na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, que abrange territórios de Trás-os-Montes e de Castela Leão.
Conselho Ecuménico das Igrejas lança campanha quaresmal pela água
A campanha de quaresma do Conselho Mundial das Igrejas (CMI) será este ano centrada sobre a América do Norte, anunciou a organização na Quarta-Feira de Cinzas, 17 de fevereiro. Desde 2008 que o Conselho aproveita o facto de o Dia Mundial da Água (22 de março) ter sempre lugar durante o período quaresmal para organizar, a nível mundial, a campanha “Sete Semanas pela Água”.
Uma Quaresma para mudar a forma de pensar e cuidar dos mais fracos, propõem os cristãos da Amazónia e o Papa
É preciso mudar a nossa forma de pensar e de agir em relação à nossa ‘casa comum’ e em relação a todos os seus habitantes, especialmente os que mais sofrem do abuso do poder político e económico.” É desta forma que o padre jesuíta brasileiro Adelson Araújo dos Santos, aponta o horizonte para a reflexão dos cristãos neste tempo de Quaresma, iniciado nesta Quarta-Feira de Cinzas, 18 de Fevereiro.
Águas contaminadas de Fukushima não podem ser lançadas no Pacífico, alerta a Igreja Católica
As comissões de Justiça e Paz e Meio Ambiente das conferências episcopais do Japão e da Coreia do Sul acabam de dirigir uma carta ao primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, manifestando-se contrárias à intenção das autoridades japonesas de lançar no oceano Pacífico as águas contaminadas e armazenadas na central de Fukushima desde o desastre nuclear em 2011, na sequência de terremoto.
Ativista ambiental indiana presa e acusada de conspiração contra o país
Disha Ravi, jovem indiana ativista das causas ambientais, foi presa em Bangalore no último fim de semana, acusada de ter editado e estar a divulgar junto de agricultores material de apoio à luta que estão a travar, facto que desencadeou, entretanto, vivos protestos de grupos ambientalistas do país.
Cáritas peruana forma 900 indígenas para proteger Amazónia
Mais de 900 índios Ashaninka e Amuesha terminaram o curso de formação de vigilantes e protetores da Amazónia organizado pela Cáritas peruana. O curso, intitulado “Caminhando para um Ecologia Integral”, foi criado como resposta aos apelos formulados durante o Sínodo dos Bispos católicos sobre a Amazónia, que decorreu em outubro de 2019, no Vaticano.
Campolide: campo, horta e floresta em plena cidade
Em Portugal sempre se praticou agricultura urbana de forma espontânea, mas agora surgem projetos comunitários estruturados que aproveitam o espaço público para produzir alimentos coletivamente. É o caso do projeto Bela Flor Respira, em Campolide, Lisboa, que conseguiu criar uma agrofloresta mantida por uma pequena equipa e pelos moradores do bairro que vão dando uma mão, e assim se apropriam e responsabilizam por um espaço público comum.
Líder yanomami já é membro da Academia Brasileira das Ciências
A Academia Brasileira das Ciências (ABC) tem desde o início deste ano um novo membro: Davi Kopenawa, principal líder do povo yanomami, conhecido em todo o mundo pela sua luta em defesa dos povos indígenas, da floresta amazónica e pelo reconhecimento dos saberes e tradições indígenas no combate às alterações climáticas.
Suíça diz não no referendo sobre “multinacionais responsáveis”
Uma proposta para obrigar as empresas multinacionais suíças a prestar contas pelo seu comportamento interno e no estrangeiro, no capítulo dos direitos humanos e da sustentabilidade ambiental, foi este domingo recusada em referendo.
Os cristãos devem promover a ética: A Economia de Francesco vista pela economista Maria João Marques
Uma “iniciativa muito válida, porque a economia está no fulcro das discussões políticas, culturais, sociais que têm de ser pensadas, também do ponto de vista ético – no qual os católicos têm também um papel”. É deste modo que a economista Maria João Marques, colunista do Público, olha para o encontro A Economia de Francesco, que terminou no sábado, coma publicação de uma declaração final e uma mensagem do Papa Francisco aos participantes.
47 instituições religiosas anunciam desinvestimento em combustíveis fósseis
A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia, (Comece) e mais 46 instituições católicas, protestantes, anglicanas e judaicas de 21 países anunciaram nesta segunda-feira o seu compromisso em desinvestir em combustíveis fósseis. Este é o maior anúncio conjunto de instituições católicas, informa o Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC).
Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020): Portugal de luto pelo ambientalista, católico antifascista e pensador do território
“Decano da arquitectura paisagística em Portugal”, agrónomo, antigo deputado e ministro da Qualidade de Vida, primeiro artífice da legislação portuguesa que fundou a política de Ambiente, com destaque para a Reserva Agrícola Nacional e a Reserva Ecológica Nacional e antigo militante dos movimentos da Acção Católica Rural, Gonçalo Ribeiro Telles morreu nesta quarta-feira, 11 de Novembro. Tinha 98 anos, completados em Maio, e uma vida de dedicação à causa pública e ambiental. O Governo decretou um dia de luto nacional para esta quinta-feira.
Líderes religiosos escrevem a Boris Johnson a pedir plano ambicioso contra o aquecimento global
Uma carta conjunta de 60 líderes cristãos, judeus, muçulmanos, hindus e sikh da Grã-Bretanha seguiu para o primeiro-ministro Boris Johnson, pedindo ao governo britânico que prepare desde já um ambicioso plano nacional contra o aquecimento global. “Como presidente de turno da Cop26 [a conferência sobre o Clima], a tarefa mais importante do Reino Unido é reunir todos os países em torno de metas climáticas mais ambiciosas”, diz a carta.
Projeto baseado na Laudato Si’ dá menção honrosa no Global Teacher Prize Award a professora de EMRC
Ana Maria Mendes, professora de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão, recebeu esta sexta-feira, 30 de outubro, a menção honrosa “Sustentabilidade Social” no Global Teacher Prize Award Portugal 2020.
Bispos do Brasil sugerem plantar uma árvore como forma de rezar pelos mortos e cuidar da casa comum
Os bispos católicos brasileiros sugerem que as pessoas assinalem o próximo dia de Fiéis Defuntos, 2 de Novembro, plantando uma árvore nativa em memória das pessoas mais próximas que já morreram, bem como das vítimas da covid-19, e como forma de compromisso com a casa comum.
Primeira reunião da nova Conferência Eclesial da Amazónia afirma opção pelos indígenas
Uma Igreja Católica alinhada com os povos indígenas da Amazónia e com o cuidado da casa comum é uma das notas principais que sai da primeira assembleia da recém-criada Conferência Eclesial da Amazónia (Ceama), que decorreu de forma virtual e que contou com a participação de líderes indígenas e responsáveis de comunidades católicas, além de bispos dos nove países da região.
Emissões zero, água e emissões limpas – escolher “o que conta”, pede o Papa Francisco
É necessário escolher “entre o que conta e o que não conta”, em relação ao problema das alterações climáticas, disse o Papa Francisco, numa mensagem vídeo à iniciativa global “Countdown” TED, na qual personalidades de todos os quadrantes tentam sensibilizar para as consequências daquele problema.
“Uma tragédia sem precedentes”: violência contra povos indígenas no Brasil mais do que duplicou com Bolsonaro
O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), organismo pertencente à conferência episcopal brasileira, divulgou na semana passada o seu mais recente relatório sobre a violência contra os povos indígenas no país. O estudo, que compara dados de 2019 com o ano anterior, “evidencia o alarmante aumento da violência contra os povos indígenas no primeiro ano do governo Bolsonaro”. O número de invasões nas reservas indígenas mais do que duplicou.
Mais de 19 mil desalojados devido às cheias no Gan
As cheias que atingiram o Gana nas últimas semanas já deixaram mais de 19 mil pessoas sem casa, incluindo perto de seis mil crianças. A Cáritas tem estado a socorrer as populações, através da distribuição de alimentos e outros bens, e voltou a apelar para que o problema, que se arrasta há já quase duas décadas, seja resolvido “na sua origem”, avançou esta quinta-feira, 1 de outubro, o Vatican News.
“Unidos contra o Desperdício”: matar a fome com a comida que sobra
Sabia que um terço dos alimentos diariamente produzidos no planeta acaba por ir parar ao lixo, ao mesmo tempo que está a aumentar o número de pessoas e comunidades que passam fome? E que, em Portugal, se calcula que um milhão de toneladas de comida são desperdiçadas?
O que nos aconteceu? A pergunta do cardeal Tolentino e os pactos necessários
São precisos novos pactos – na comunicação, entre gerações, na comunidade e para o ambiente. Ideias defendidas pelo cardeal Tolentino Mendonça, que vê este tempo como uma oportunidade para novas experiências que a Igreja Católica deve fazer para se aproximar de quem se afastou. E que aponta uma necessária “conversão ecológica” por parte das comunidades cristãs, que ainda não integraram a encíclica Laudato Si’, na sua prática.
Sexta, 25, é dia de “salvar o clima” e salvar a justiça: esta é uma “luta pela vida”
Salvar o clima e lutar pela justiça climática, mas também pela justiça social, económica e laboral. É a isso que se propõem as onze manifestações que sexta-feira, 25 de Setembro, em Portugal (e três mil em todo o mundo) se realizam em várias cidades ou através de plataformas digitais.
ONGs lançam atlas dos conflitos na Pan-Amazónia
Resultado do trabalho conjunto de Organizações Não Governamentais (ONGs) de quatro países, o Atlas de Conflitos Socioterritoriais Pan-Amazónico será lançado esta quarta-feira, 23 de setembro, e irá revelar os casos mais graves de violação dos direitos dos povos da região, anunciou a conferência episcopal brasileira.
Rede Cuidar da Casa Comum debate urgência da cidadania ecológica
Um vídeo-debate sobre a urgência da cidadania ecológica é promovido esta terça-feira, 22, às 21h, pela rede Cuidar da Casa Comum (CCC), com a participação do professor universitário e filósofo Viriato Soromenho-Marques, que há muito alia o estudo da Filosofia às questões ambientais e de desenvolvimento sustentável, frei Fabrizio Bordin, franciscano e responsável de três paróquias em Chelas (Lisboa), e Filipa Pires de Almeida, que está envolvida na iniciativa A Economia de Francisco.
Diocese de Tóquio faz campanha contra desperdício de água
A arquidiocese de Tóquio (Japão) lançou uma campanha para que cada pessoa assuma a responsabilidade de poupar e proteger a água, que tantas vezes é “maltratada, poluída e desperdiçada”, colocando em perigo “a sobrevivência e a saúde dos seres humanos”.
O Papa Francisco confessa a Juliette Binoche e mais 14 como foi a sua conversão ecológica
“Antes eu não entendia nada” sobre ecologia, mas depois houve um “caminho de conversão ecológica” pessoal, disse o Papa Francisco a um grupo de 15 personalidades francesas, católicos e não crentes empenhadas na causa ambientalista, às quais encorajou a que continuassem a lutar e não perder a esperança, mesmo quando a condição do planeta pode parecer “catastrófica”.
Jesuítas e franciscanos brasileiros unem-se para fazer a “revolução Laudato Si’”
Já dizia o ditado que “a união faz a força” e, se é para fazer uma revolução, certamente que esta nova união dará uma importante ajuda. Inspirados pela encíclica Laudato Si’, pelo documento final do Sínodo Panamazónico e pela Exortação Pós-Sinodal “Querida Amazónia”, os franciscanos e jesuítas presentes no Brasil decidiram juntar-se para fazer a “revolução Laudato Si’”: um conjunto de reflexões e ações contra a injustiça socioambiental, contra todas as formas de exploração e desigualdade socioeconómica, contra o racismo, e em defesa dos povos indígenas e da democracia.
Cardeal das Maurícias elogia resposta da população ao derrame petrolífero
O cardeal Maurice Piat de Port-Louis, Maurícias, elogiou a resposta da população ao derrame de petróleo que devastou a costa da ilha. “Numerosas famílias são afectadas” pelo desastre, afirmou. “No meio da dor partilhada por tantos, saúdo a bela efusão de solidariedade activa e empreendedora que agora se mostra numa tentativa de salvar o que ainda pode ser salvo.”
75 anos de Hiroshima: “Água, quero água.” E o relógio do padre Arrupe parou para sempre nas 8h15
A tragédia de Hiroshima, de que neste dia 6 de Agosto de 2020 se assinala o 75º aniversário (e de Nagasaqui, três dias depois), foi vivida na primeira pessoa pelo padre Pedro Arrupe, que viria a ser geral dos jesuítas. O seu relógio parou na hora da explosão. “Não é uma recordação, é uma vivência perpétua fora da história, que não acontece sem o seu tiquetaque. O ponteiro parou e Hiroshima deteve-se, cravada no nosso espírito”, escreveria ele.
Indígenas são “mais vulneráveis” à covid-19, alerta OMS
As comunidades indígenas, que correspondem a cerca de meio milhão de pessoas em todo o mundo, estão particularmente vulneráveis à pandemia do novo coronavírus devido às condições precárias em que vivem e à intensidade com que o vírus está a alastrar no continente americano, onde vivem na sua maioria, alertou esta segunda-feira, 20 de julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Bolsonaro veta obrigação do governo de assegurar água potável e ajuda hospitalar a indígenas durante a pandemia
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou esta quarta-feira, 8 de julho, um projeto de lei aprovado pela câmara de deputados e pelo senado federal, que previa medidas de apoio urgentes para os povos indígenas durante a pandemia. Entre estas medidas, incluíam-se a obrigação de o governo assegurar “acesso a água potável” e garantir “a oferta emergencial de camas hospitalares e de terapia intensiva” a estas populações. O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) expressou o seu “repúdio” pelo “preconceito, o ódio e a violência do atual governo em relação aos povos indígenas” e um grupo de ONGs já levou o tema às Nações Unidas.
Petição na internet pede descarbonização da economia em nome da saúde pública
Em Portugal, em 2017, morreram 3.540 pessoas com patologias relacionadas com a poluição atmosférica (morrem sete milhões, anualmente, em todo o mundo). A Assembleia da República deve colocar “na agenda legislativa com máxima prioridade” o problema da poluição atmosférica, “para que numa fase mais estável e normalizada da nossa vida colectiva possamos finalmente levar a cabo políticas públicas de conversão energética e descarbonização da nossa economia e das nossas cidades, em nome do nosso bem-estar colectivo e do das futuras gerações”.
Patriarca, Presidente e primeiro-ministro na homenagem a Gonçalo Ribeiro Teles
“Decano da arquitectura paisagística em Portugal”, antigo deputado e ministro da Qualidade de Vida, primeiro artífice da legislação portuguesa que fundou a política de Ambiente, com destaque para a Reserva Agrícola Nacional e a Reserva Ecológica Nacional, Gonçalo Ribeiro Telles será homenageado nesta sexta-feira, 26 de Junho, numa sessão em que estarão presentes o Presidente da República, o patriarca de Lisboa e o primeiro-ministro.
Universidade Católica inicia Ano da Laudato Si’ com compromisso de contribuir para “mundo mais inclusivo e responsável”
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi uma das instituições a aderir ao “Ano da Laudato Si’”, desafio proposto pelo Papa Francisco para assinalar o quinto aniversário da encíclica. A iniciativa arrancou esta terça-feira, com o compromisso assumido pela reitora da instituição, Isabel Capeloa Gil, de participar “na construção de um mundo melhor, mais inclusivo, mais responsável”.
Conferência Eclesial Amazónica está criada e pronta para avançar
Já está criada a Conferência Eclesial Amazónica, organismo que havia sido proposto durante o Sínodo para a Amazónia, em outubro do ano passado, avançou o Religión Digital. A apresentação oficial está prevista para o próximo dia 29 de junho.
A que nos inspira a encíclica Laudato Si’? Vaticano sugere 200 medidas práticas
“E nós, o que devemos fazer?”, era a questão que, para muitos, surgia na conclusão da leitura da encíclica Laudato Si’, sobre cuja publicação acaba de se passar o quinto aniversário. Para assinalar a data, diversas entidades do Vaticano trabalharam em conjunto e divulgaram na passada quinta-feira, 18 de Junho, um documento com as respostas: trata-se de um manual com mais de 200 recomendações práticas que pretendem que a encíclica ecológica e social do Papa Francisco saia do papel e se transforme em ações concretas.
Há 80 milhões de refugiados no mundo, o número mais elevado de sempre
No final de 2019, eram já 79,5 milhões os refugiados em todo o planeta, o que representa um por cento da população mundial, ou uma em cada 97 pessoas. Entre o número total de refugiados, cerca de 40% são menores de idade.
Guterres pede compromisso global com a “conservação e sustentabilidade dos oceanos”
Numa mensagem em vídeo a propósito do Dia Mundial dos Oceanos, assinalado esta segunda-feira, 8 de junho, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lembrou que, enquanto nos esforçamos para combater a pandemia de covid-19, temos uma “oportunidade única e a responsabilidade de corrigir a nossa relação com o meio ambiente, incluindo os mares e os oceanos do mundo”.
Semana Laudato Si’ (9): Exigências para o equilíbrio ecológico (e agora vem aí um ano Laudato Si’)
“O cuidado da natureza faz parte dum estilo de vida que implica capacidade de viver juntos e de comunhão. Jesus lembrou-nos que temos Deus como nosso Pai comum e que isto nos torna irmãos.” Foi com esta referência que o Papa anunciou a sua adesão ao ano especial dedicado à Laudato Si’, a encíclica sobre o cuidado da casa comum que neste domingo, 24 de Maio, assinalou o quinto aniversário de publicação.
Semana “Laudato Si'” (8): Opor ecologia e economia está totalmente ultrapassado
Colocar hoje, em oposição, ecologia e economia está totalmente ultrapassado, considera a ministra francesa da Transição Ecológica, Élisabeth Borne, a propósito dos efeitos sociais, económicos e ambientais da pandemia de covid-19. Numa entrevista ao jornal La Croix, a ministra diz que, ao contrário do que sucedeu com a crise económico-financeira de 2008, há tecnologias verdes mais maduras para que possam ser apoiadas pelos estados.
Semana Laudato Si’ (7): 100 princípios para um novo mundo, novos céus, nova terra e nova responsabilidade
Os apelos para que o mundo não fique na mesma depois da pandemia são abundantes. Em textos de opinião, em manifestos ou em abaixo-assinados, por exemplo, muitas vozes têm vindo a reclamar mudanças significativas no rumo do planeta. O ecologista francês Nicolas Hulot, ex-ministro da Transição Ecológica e Solidária de França, apresentou “100 princípios para um novo mundo”.
Semana Laudato Si’ (5) – Um manual de sobrevivência, um grito silencioso e um exercício para a reconstrução
Se as questões ecológicas a todos dizem respeito – das instâncias políticas ao cidadão comum – os cristãos, precisamente porque vinculados no modelo de serviço d’Aquele que os congrega, devem assumir as exigências que decorrem da actual fragilidade do planeta como incumbência da sua missão no mundo: um mandato de cuidado pelos bens e pelos outros em vista à promoção do desenvolvimento sustentável, do bem comum e da qualidade de vida de todos.
Semana “Laudato Si’” (4): Este é o tempo oportuno, as coisas têm de mudar!
Semana Laudato Si: depoimentos de Juan Ambrósio e Maria José Varandas; texto de Manuel Alte da Veiga.
Igreja faz apelo urgente para evitar tragédia na Amazónia
A Rede Eclesial Pan-Amazónica (Repam) apelou esta segunda-feira a uma ação mundial concertada e urgente “a fim de evitar uma grande tragédia humanitária e ambiental” na Amazónia. Num comunicado assinado pelo cardeal brasileiro Cláudio Hummes e divulgado através do site da organização, todos são convocados a unir esforços em defesa daquela região, cada vez mais afetada, não só pela pandemia de covid-19, mas também pelo “aumento descontrolado da violência” e pela “devastação do território”.
Um estranho paradoxo
Vivemos um estranho paradoxo. As pandemias tenderão a ser controladas pela ciência. Mas tal não tem acontecido no caso da covid-19. O certo é que tem faltado uma liderança ética e política partilhada nos planos europeu e mundial. A voz do Papa Francisco, as encíclicas Laudato Si’ e Caritas in Veritate são ainda ecos que clamam no deserto. A xenofobia, o isolacionismo e a desconfiança são traços dominantes no sistema internacional. Mas será esta pandemia uma oportunidade para se criar uma nova consciência capaz de 1) Prevenir ameaças globais; 2) Garantir uma melhor partilha de recursos; 3) Compreender que os mais fracos são as maiores vítimas; 4) Pôr em prática um contrato ecológico; 5) Ligar sustentabilidade, equidade e justiça distributiva na sociedade e entre as diferentes gerações, bem como garantir a subsidiariedade?
Semana “Laudato Si’” (3): Desenvolvimento sustentável e conversão ecológica para viver em harmonia
Rita Soares Franco: Uma conversão ecológica para viver em harmonia Depoimento de Rita Soares Franco, membro do Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato (Lisboa). Semana “Laudato Si’”, proposta pelo Papa Francisco para assinalar os cinco anos da publicação da...
Semana Laudato Si’(2): oxigénio, desafios e Jerusaquém (dois depoimentos e um poema)
Depoimentos de Irene Guia e Ivo Francisco, a propósito da Semana “Laudato Si'”, proposta pelo Papa Francisco para assinalar os cinco anos da publicação da encíclica sobre o “cuidado da casa comum”. E o poema “Jerusaquém”, de Limorevi.
Semana “Laudato si’” (1): Um novo modo de habitar a terra
Com o tema “Tudo está ligado”, esta Semana Laudato Si’ pretende fazer uma campanha global de formação e pressão em favor da defesa do planeta e do “cuidado com a casa comum”. Na impossibilidade de se desenvolverem muitas acções de rua, por causa da pandemia, o centro estará nos debates, tertúlias, vigílias e conferências em vídeo, através de plataformas na internet.
Tertúlia e vigília ecuménica assinalam Semana “Laudato si’” em Portugal
Uma tertúlia e uma vigília de oração por canais vídeo assinalam, em Portugal, a Semana Laudato si’, convocada pelo Papa Francisco para marcar os cinco anos de publicação da encíclica dedicada ao “cuidado da casa comum”.
Desflorestação da Amazónia bate recordes durante confinamento
A floresta da Amazónia brasileira continua a desaparecer a um ritmo vertiginoso e acaba de ser batido mais um recorde: entre janeiro e abril, foi desflorestada uma área total de 1.200 km2, equivalente a cerca de metade do Luxemburgo, o que representa um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado. O presidente Jair Bolsonaro ordenou que as Forças Armadas fossem esta segunda-feira para o terreno, com o objetivo de combater o avanço da desflorestação e evitar incêndios.
Quase 200 mil pedem ação urgente do governo brasileiro para evitar genocídio de indígenas
Oprah Winfrey, Meryl Streep, Madonna, Naomi Campbell ou Brad Pitt são apenas alguns dos quase 200 mil que já assinaram a petição lançada pelo fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado, pedindo ao governo brasileiro que tome “medidas urgentes para proteger os povos indígenas” que vivem na Amazónia da pandemia de covid-19. O arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner, alerta: “o vírus já atingiu algumas comunidades indígenas” e descreve uma situação “fora de controle”.
Tudo está ligado
A tese de que tudo está ligado tem aparecido recorrentemente na história da filosofia. E imediatamente lembro Espinosa e Leibniz, duas presenças determinantes nos diferentes cursos que leccionei sobre Filosofia Moderna. Em ambos, a ideia da relação de tudo com tudo ocupa um lugar central. O primeiro enfatiza a integração do homem na Natureza, enquanto parte da mesma. O segundo defende a ligação entre toda a matéria, sustentando que tudo está em tudo.
Brasil: Diocese de Manaus e ONG pedem ajuda urgente para comunidades indígenas
Falta de pessoal médico, falta de equipamento de proteção e meios para tratamento, cadáveres armazenados em camiões frigoríficos e outros a serem enterrados em valas comuns. Em Manaus, capital do estado do Amazonas (Brasil), a pandemia de covid-19 está a provocar um estado de calamidade nunca antes visto. E a tendência é para piorar, agora que o vírus chegou às comunidades indígenas residentes naquele estado. A arquidiocese, juntamente com diversas ONGs, emitiu um comunicado pedindo ajuda urgente. O Papa Francisco telefonou diretamente ao arcebispo Leonardo Steiner, pedindo informações sobre a situação e deixando uma bênção especial para a região da Amazónia.
Pandemia é uma “lição de responsabilidade universal”, diz Dalai Lama
O líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, dirigiu uma mensagem a toda a comunidade internacional a propósito da pandemia de covid-19. Segundo ele, o planeta “está a ensinar-nos uma lição de responsabilidade universal”, alertou esta quarta-feira, 22, data em que se assinalou o 50º aniversário do Dia da Terra.
80 ONG assinam pacto para serem mais eficientes na luta pelo clima
Mais de 80 Organizações Não Governamentais, incluindo algumas das principais instituições sociais católicas, assinaram um Pacto sobre o Clima, para promover uma “acção concertada, unificada e urgente para enfrentar as alterações climáticas”, através de uma revisão completa do modo de trabalhar.
Papa e Guterres no Dia da Terra: só “juntos” venceremos as crises ambiental e do coronavírus
No 50º aniversário da celebração do Dia da Terra, assinalado esta quarta-feira, 22 de abril, as mensagens do Papa Francisco e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, coincidiram no essencial: a par da crise provocada pela pandemia de coronavírus, há uma crise ambiental no planeta e, para vencer ambas, toda a comunidade internacional terá de se unir e trabalhar em conjunto.
Um plano para “ruas abertas” a bicicletas e peões em Milão, como resposta anti-poluição no pós-pandemia
Chama-se Strade Aperte (ruas abertas), pretende “re-imaginar Milão na nova situação” pós-pandemia e é um plano para dar muito mais espaço às bicicletas e peões e retirar lugar aos automóveis, na capital da Lombardia. O projecto surge em resposta à crise pandémica e tem em conta o facto de a cidade e a região serem uma das zonas mais poluídas de Itália e terem sido uma das mais atingidas pelo surto de covid-19.
Cardeal Hummes anuncia criação do Organismo Episcopal Panamazónico
Está já em marcha o processo de criação do Organismo Episcopal Panamazónico (OEP), proposto durante o Sínodo para a Região Panamazónica, que se realizou em outubro do ano passado, em Roma. O anúncio foi feito pelo Cardeal Claudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Panamazónica, numa carta enviada a todas as entidades envolvidas no processo no passado dia 1 de abril.
Abandonar o plástico e investir no ambiente e na água potável para todos, pede o Vaticano às instituições católicas
Abandonar o uso de garrafas de plástico, contribuir para a separação de resíduos e investir em sistemas amigos do ambiente são algumas das propostas do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (DSDHI), do Vaticano para todas as estruturas e instituições católicas.
“Ponham a saúde das pessoas acima de tudo”: a carta aberta assinada por quase 400 organizações em todo o mundo
A carta é curta e concisa: basta que sejam cumpridos cinco princípios e, todos juntos, conseguiremos recuperar da pandemia de covid-19. Mais: iremos garantir um futuro melhor. Assinado por quase 400 organizações espalhadas por todo o mundo, o documento aponta como primeiro princípio que a saúde das pessoas seja colocada “acima de tudo, sem exceções”, assegurando que todos têm acesso a serviços de saúde, estejam onde estiverem.
2,2 mil milhões ainda sem água, que sofre ameaça “sem precedentes”, avisa Guterres
Há dois mil milhões e 200 mil pessoas ainda sem água potável, e 4,2 mil milhões (ou seja, mais de metade da população do globo) sem acesso a saneamento adequado, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, numa mensagem a propósito do Dia Mundial de Água, que se assinalou no domingo, 22 de Março.
Igrejas pedem ajuda para combater praga gigantesca de gafanhotos que ameaça de fome a África Oriental
São milhares de milhões da mais perigosa espécie de gafanhotos que, desde Janeiro, estão a destruir as plantações de pelo menos sete países; surto começou na Ásia e pode estender-se a 30 países até Junho, agravando as condições alimentares de populações já ameaçadas pela pobreza extrema.
Manuela Silva: uma Grã-Cruz para a luta contra a exclusão
Em nome do Estado, o Presidente da República condecorou a economista que estudou a pobreza e as desigualdades e propôs o seu combate.
Manuela Silva evocada este sábado em Lisboa, na expectativa de condecoração póstuma pelo PR
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poderá atribuir uma condecoração póstuma à economista Manuela Silva, no final da evocação que dela se fará neste sábado, 7 de Março, no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), em Lisboa. A decisão já...
Metanoia debate implicações sociais e económicas das alterações climáticas
O Metanoia – Movimento Católico de profissionais organiza este sábado, 7 de Março, em São Domingos de Rana (Carcavelos, Oeiras) uma sessão de estudos sobre “Justiça Ambiental”, que procurará abordar “as implicações sociais e económicas das alterações climáticas”, bem como a relação com a justiça social e os direitos humanos.
Teólogo brasileiro do Sínodo: “O Papa não fechou a porta da ordenação de homens casados”
Não, não ficou tudo como antes na questão da abertura à ordenação de homens casados, defende o padre Antônio José de Almeida, que participou no recente Sínodo dos Bispos sobre a Amazónia, na qualidade de assessor dos bispos. “O Papa Francisco não fechou” nem barrou ou excluiu essa possibilidade.
Bilibiza: do sonho da água à destruição que chegou do mato
Há doze anos, a aldeia lutava para ter água mais perto; em Abril do ano passado, teve a água e o vento demasiado perto e o ciclone Keneth devastou a região (mesmo se de forma menos intensa que o Idai, mais a Sul, em Pemba); agora, mais recentemente, foi arrasada por ataques que não se sabe de onde vêm nem que objectivos têm: a aldeia de Bilibiza (quase 200 quilómetros a Norte de Pemba, província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique) estará quase deserta, depois de ter sido objecto de um ataque no final de Janeiro.
Papa não abre mão do celibato obrigatório, mas quer “ampliar horizontes” do catolicismo na Amazónia (análise)
O Papa não ouviu (para já?) os pedidos dos bispos reunidos no sínodo sobre a Amazónia, acerca da ordenação de homens casados, um rito litúrgico próprio e um ministério específico para as mulheres. Na exortação Querida Amazónia, publicada nesta quarta-feira, Francisco não poupa críticas ao sistema económico predador da região e pede que se ampliem horizontes.
“Nós não devíamos ter-nos conhecido”
“Nós não devíamos ter-nos conhecido”, disse-me um dia um amigo. Se não nos tivéssemos conhecido, significava muito provavelmente que aqueles campos onde falávamos continuariam verdes, que as árvores estariam de pé, que as plantas, os animais e as pessoas não teriam sido sacrificadas às chamas.
Conselho Ecuménico lamenta falhanço dos EUA no combate à emergência climática
O Conselho Ecuménico de Igrejas (CEI) lamentou o falhando do governo dos EUA em tomar decisões eficazes contra a emergência climática, reagindo à decisão de um tribunal federal de apelo. Numa decisão acerca da queixa apresentada por um grupo de 21 jovens, em 2015, que acusava o governo federal de sancionar, permitir e autorizar um sistema de combustíveis fósseis que compromete o direito civil dos jovens à propriedade e que pediam medidas de estabilização do clima, o tribunal considerou que os queixosos mostraram ser necessário agir contra a emergência climática.
Organizações católicas decepcionadas com cimeira de Madrid sobre o Clima
“É decepcionante haver ainda uma enorme lacuna entre o que as pessoas exigem nas ruas exigem e a forma como os governos estão a agir”, afirmou Chiara Martinelli, consultora da CIDSE (rede de 17 agências católicas de cooperação e desenvolvimento na Europa e na América do Norte), a propósito dos resultados da cimeira sobre o clima, em Madrid.
“Novos caminhos para a Igreja e para a ecologia integral”
A Amazónia é o lugar a partir do qual os bispos católicos reunidos em sínodo refletiram sobre os novos caminhos para a Igreja e para ecologia integral. Um lugar ultra-periférico de um ponto de vista social e no centro da vida natural terrestre: um terço das florestas nativas do planeta, um terço da biodiversidade, um quinto da água doce não congelada. Um lugar onde, em tempos de globalização acelerada, subsiste uma lacuna antropológica entre a nossa civilização e o modo de vida de muitos dos 385 povos indígenas.
Como a luz de Lisboa fez a foto de Greta na capa da “Time”
Greta Thunberg, a jovem activista sueca que tem mobilizado milhões de pessoas em todo o mundo contra as alterações climáticas, foi a personalidade do ano escolhida pela Time. À notícia, conhecida nesta quarta-feira, 11 de Dezembro, acrescenta-se o pormenor de que a foto da capa, realizada pela russa Evgenia Arbugaeva, foi feita na costa atlântica entre Lisboa e Cascais.
O padre que luta no Paquistão contra os 50 graus sem sombra e as inundações de dois mil mortos
Há algumas coisas que o padre Liam O’Callaghan, 53 anos, nunca imaginaria três décadas atrás, quando decidiu integrar a congregação católica da Sociedade Missionária de São Columbano: viver a duas horas da cidade onde se registou já uma temperatura recorde mundial de 50,2º; viver as piores inundações da história do Paquistão, que provocaram quase dois mil mortos (além dos mais de 36 mil milhões de euros de prejuízos materiais); e ver pessoas a morrer em idades jovens – 20, 30, 40 anos – por causa da falta de água limpa.
Como quatro dioceses dos EUA procuram dar o exemplo no combate às alterações climáticas
Várias dioceses nos Estados Unidos da América têm manifestado preocupação e cuidado acerca do impacto das mudanças climáticas, especialmente na forma como afeta a experiência católica. Tendo como base a mensagem do Papa Francisco na encíclica Laudato Sí, quatro dioceses de Atlanta, Nova Iorque, Indianápolis e San Bernardino decidiram dar o seu exemplo de como concretizaram ações para combater as alterações climáticas.
Onze mil cientistas alertam para a ameaça “clara e inequívoca” das alterações climáticas
Onze mil cientistas, incluindo biólogos e ambientalistas, divulgaram um novo estudo sobre o estado do clima, alertando para a “ameaça às sociedades humanas, ao bem-estar humano e à biodiversidade” que as alterações climáticas constituem e para a ineficácia dos planos existentes para combater a subida da temperatura na Terra.