Campanha prossegue em Portugal

Amnistia Internacional entrega milhares de assinaturas pela libertação de músico angolano

| 24 Mai 2023

Gilson da Silva Moreira (também conhecido como Tanaice Neutro), foto Direitos reservados

Tanaice Neutro foi detido em janeiro de 2022. Foto: Direitos reservados.

 

A Amnistia Internacional Portugal (AI) entregou esta quarta-feira, 24 de maio, na Embaixada de Angola em Lisboa, uma petição com cerca de 2.200 assinaturas pela libertação do ativista Gilson da Silva Moreira (conhecido como Tanaice Neutro), músico angolano que usa a sua arte para expressar a opinião sobre questões sociais como pobreza, desigualdade, corrupção e má governação.

Serão entregues cópias das assinaturas nas Embaixadas de Angola em Madrid e em Pretória, na África do Sul, assim como no Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos em Angola, adianta a AI em comunicado enviado ao 7MARGENS.

Tanaice foi detido em janeiro de 2022 (acusado de injúria, associação criminosa, resistência contra funcionário público e rebelião), sendo que, em outubro, o tribunal condenou-o a um ano e três meses de pena suspensa e ordenou a sua libertação imediata, devido ao seu estado de saúde, o que até agora (um ano e cinco meses depois) não aconteceu, assinala a nota à imprensa.

Com a sua saúde a agravar-se, no passado dia 16 de maio foi entreposto pelo advogado do artista um pedido de habeas corpus que, até ao momento, não teve resposta, “e cujo prazo expirou na passada segunda-feira”.

Perante isto, a Amnistia Internacional Portugal criou uma ação urgente e uma petição, e esteve a recolher assinaturas ao longo da última semana, nomeadamente numa ação integrada nos concertos dos Coldplay que tiveram lugar em Coimbra
nos passados dias 17, 18, 20 e 21 de maio.

Além destas ações, a Amnistia Internacional continuará a trabalhar numa campanha pela libertação de Tanaice Neutro, que havia já sido iniciada no início deste mês [ver 7MARGENS], mas também pela liberdade de expressão e de manifestação pacífica em Angola.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This