Em causa acontecimentos de 1974

Antigo cardeal McCarrick acusado criminalmente de abusos

| 30 Jul 21

O ex-cardeal Theodore McCarrick foi acusado criminalmente na quarta-feira por supostamente agredir sexualmente um menino de 16 anos durante uma recepção de casamento no Wellesley College em Massachusetts em 1974, de acordo com o Boston Globe.

McCarrick, de 91 anos de idade, foi um líder católico altamente respeitado antes que as alegações sobre o seu comportamento se tornassem públicas em 2018, após o que foi expulso do sacerdócio. Há muito que se presumia que McCarrick não seria acusado criminalmente, ou seja, nos tribunais civis, embora algumas pessoas tenham entrado com ações civis em Nova Iorque e Nova Jersey, alegando que McCarrick abusou delas sexualmente nesses estados quando eram crianças, por causa de questões de prescrição das queixas.

No entanto, de acordo com o Globe, que divulgou a história, McCarrick pode ser acusado criminalmente por estas alegadas agressões a Wellesley porque ele não era um residente de Massachusetts e a prescrição deste tipo de crimes foi interrompida quando ele deixou o estado. Na época do suposto incidente, McCarrick morava na reitoria anexa à Catedral de São Patrício na cidade de Nova Iorque relata o Globe, e por isso está sujeito a responder por estas acusações.

 

‘Caminho Minhoto Ribeiro’ reconhecido pelos arcebispos de Braga e Santiago

Em ano Xacobeo

‘Caminho Minhoto Ribeiro’ reconhecido pelos arcebispos de Braga e Santiago novidade

A cidade de Braga foi palco, nesta sexta-feira, 17, da declaração oficial de reconhecimento do Caminho Minhoto Ribeiro por parte dos arcebispos de Braga e de Santiago de Compostela, depois de esse processo ter decorrido já por parte das autarquias do lado português e galego. Na conferência que decorreu em Braga, cidade que é ponto de partida dos dois itinerários que compõem este Caminho, foi igualmente feita a apresentação da investigação documental que fundamenta este novo percurso, a cargo do professor e historiador galego Cástor Pérez Casal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror

Edgar Morin em entrevista

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror novidade

“Se formos capazes de nos maravilhar, extraímos forças para nos revoltarmos contra essas crueldades, esses horrores. Não podemos perder a capacidade de maravilhamento e encantamento” se queremos lutar contra a crise, contra as crises, afirmou Edgar Morin à Rádio Vaticano em entrevista conduzida pela jornalista Hélène Destombes e citada ontem, dia 18 de setembro, pela agência de notícias ZENIT

A votar, a votar!

[Segunda leitura]

A votar, a votar! novidade

“Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro que ouvi isto na passada terça-feira, dia 14 de setembro. Assim mesmo, sem tirar nem pôr, na abertura de um noticiário na rádio: “Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This