O ex-cardeal Theodore McCarrick foi acusado criminalmente na quarta-feira por supostamente agredir sexualmente um menino de 16 anos durante uma recepção de casamento no Wellesley College em Massachusetts em 1974, de acordo com o Boston Globe.
McCarrick, de 91 anos de idade, foi um líder católico altamente respeitado antes que as alegações sobre o seu comportamento se tornassem públicas em 2018, após o que foi expulso do sacerdócio. Há muito que se presumia que McCarrick não seria acusado criminalmente, ou seja, nos tribunais civis, embora algumas pessoas tenham entrado com ações civis em Nova Iorque e Nova Jersey, alegando que McCarrick abusou delas sexualmente nesses estados quando eram crianças, por causa de questões de prescrição das queixas.
No entanto, de acordo com o Globe, que divulgou a história, McCarrick pode ser acusado criminalmente por estas alegadas agressões a Wellesley porque ele não era um residente de Massachusetts e a prescrição deste tipo de crimes foi interrompida quando ele deixou o estado. Na época do suposto incidente, McCarrick morava na reitoria anexa à Catedral de São Patrício na cidade de Nova Iorque relata o Globe, e por isso está sujeito a responder por estas acusações.