O espaço do antigo paço episcopal de Miranda do Douro foi recuperado e convertido em estrutura de acolhimento e exposição da antiga Sé Catedral de Miranda do Douro e será inaugurado esta sexta-feira, 10 de dezembro, anunciou a Direção Regional de Cultura do Norte em nota de imprensa enviada ao 7MARGENS.
A intervenção implicou não só a recuperação do edifício pré-existente, mas também a construção de um novo edifício. O projeto foi financiado a 85% por fundos comunitários, através do Programa Norte 2020, e a comparticipação nacional foi assumida pela Câmara Municipal de Miranda do Douro.
Esta iniciativa está incluída na Operação Rota das Catedrais no Norte de Portugal, a qual visa promover e consolidar o projeto existente a nível nacional, iniciado em 2009 através de um acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa.
Na mesma ocasião será inaugurada a Exposição “Termus – Territórios Musicais”, desenvolvida pelo Museu da Terra de Miranda e pelo Museo Etnográfico de Castilla y León, e apresentada a reedição do Cancioneiro Tradicional Mirandês, no âmbito do “Termus – projeto europeu de cooperação transfronteiriça”.