Encontro quinta de manhã no Vaticano

António Costa com o Papa para agradecer JMJ em Portugal

| 27 Set 2023

António Costa, papa Francisco

Encontro do Papa com o primeiro-ministro António Costa, na nunciatura do Vaticano em Lisboa, em Agosto; nesta quinta-feira, a conversa será no Vaticano. Foto © Clara Azevedo/Gabinete do Primeiro-Ministro.

 

Um agradecimento ao Papa pela realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa é o que motiva a viagem de António Costa ao Vaticano, na manhã desta quinta-feira, 28. O primeiro-ministro português encontra-se com Francisco a sós, a partir das 9h (8h em Lisboa), após o que se juntam a ele, para a troca de presentes e apresentação de cumprimentos, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que teve a tutela da organização da JMJ.

“As audiências realizam-se a pedido do primeiro-ministro, em agradecimento pela escolha de Portugal para a realização da Jornada Mundial da Juventude e pela visita do Francisco ao nosso país”, informou o gabinete de António Costa, numa nota enviada à comunicação social.

Da delegação portuguesa fazem parte ainda o embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Fezas Vital, o assessor diplomático do primeiro-ministro, Fernando Morgado, e a ministra conselheira junto da Embaixada de Portugal na Santa Sé, Lúcia Portugal Núncio.

Após o encontro com o Papa, António Costa será também recebido em audiência pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Nessa ocasião, estará acompanhado pelos outros dois membros do Governo e pelo embaixador de Portugal. No final, haverá uma curta visita aos Arquivos e à Biblioteca do Vaticano, que até há pouco tempo foram tutelados pelo cardeal português José Tolentino Mendonça.

No final dos actos protocolares no Vaticano, o primeiro-ministo e a sua comitiva deslocam-se à Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, em Roma, onde António Costa prestará declarações aos jornalistas.

Esta será a quinta vez que Costa está com o Papa: antes do encontro por ocasião da JMJ, em Lisboa, e já na qualidade de primeiro-ministro, encontrou-se com Francisco em Fátima, em 13 de Maio de 2017, por ocasião da visita do Papa a Portugal; e na celebração dos 60 anos do Tratado de Roma, em 25 de Março de 2017, quando o Conselho Europeu se reuniu com o Papa na Capela Sistina.

Antes disso, Costa esteve no Vaticano, em 23 de Março de 2015, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, numa audiência pública com outros representantes da Rede de Cidades Magalhânicas.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Com uma amiga mexicana coordeno a Rede de Migrantes e Refugiados que abrange nada mais nada menos que 10 países, dos Estados Unidos, Canadá e México às Filipinas, passando por África e o sul da Europa. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico (Pirapora), nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo, principalmente entre a Grécia e o Sul da Itália.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This