Dia 19 de julho

António Guterres inaugura Museu Aristides de Sousa Mendes, em Carregal do Sal

| 11 Abr 2024

Retrato de Aristides Sousa Mendes sobre um dos vistos passados pelo cônsul em Bordéus.

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, deverá marcar presença na inauguração do Museu Aristides de Sousa Mendes, em Carregal do Sal (Viseu), localidade onde nasceu o cônsul português que salvou mais de 30 mil vidas da perseguição Nazi. A cerimónia decorrerá no próximo dia 19 de julho, dia de aniversário do diplomata.

“O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez-me chegar uma carta em que me diz que, se não houver um acontecimento internacional extraordinário, terá todo o gosto de presidir à cerimónia de inauguração deste museu”, afirmou o presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino Ferraz, citado pela Rádio Renascença.

Paulo Catalino Ferraz admitiu, ainda, que este será um “dia muito importante” para o concelho e que espera contar, igualmente, “com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e outras entidades nacionais e de outros países onde esteve o cônsul”, segundo a mesma fonte.

Os jardins do museu serão também abertos a 19 de julho, dia ainda marcado pela atuação da Orquestra Clássica do Centro nos jardins da Casa do Passal. No dia anterior, 18, haverá uma receção à família de Aristides de Sousa Mendes e aos descendentes dos refugiados auxiliados pelo diplomata, em que a associação cultural Contracanto apresentará o musical “Aristides”.

O museu albergará uma exposição permanente e duas salas para exposições temporárias, estando previsto acolher “uma ou duas vezes por ano mostras de museus das cidades por onde passou Aristides de Sousa Mendes, assim como ligadas à temática do Holocausto”.

A partir do dia 20, estará aberto ao público e “está já a ser trabalhado com os agrupamentos das escolas a visita dos alunos ao museu para conhecerem e aprenderem com o exemplo” do cônsul, disse Paulo Catalino Ferraz. “A ideia é trabalhar esta iniciativa com todos os agrupamentos do país e também com escolas das cidades por onde passou o nosso cônsul, nomeadamente as europeias, como de França e do Luxemburgo, tendo em conta que é muito mais difícil conseguir isso com cidades do Brasil ou do Canadá”, acrescentou.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

O aumento da intimidação católica

O aumento da intimidação católica novidade

A intimidação nos meios católicos está a espalhar-se por todos os Estados Unidos da América. No exemplo mais recente, a organização Word on Fire, do bispo de Minnesota, Robert Barron, ameaçou a revista Commonweal e o teólogo Massimo Faggioli por causa de um ensaio de Faggioli, “Será que o Trumpismo vai poupar o Catolicismo?”

“Desmasculinizar a Igreja?”

Pré-publicação

“Desmasculinizar a Igreja?” novidade

“Desmasculinizar a Igreja?” – Análise crítica dos “princípios” de Hans Urs von Balthasar” é o título do livro que será publicado pela Paulinas Editora e que será apresentado na Feira do Livro de Lisboa, no próximo domingo, dia 2 de junho, às 18 horas.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This