Crónica de viagem

Ao sabor do País de Gales

| 30 Mai 21

Há poucas praias, mas Tenby é uma das que vale a pena visitar, no País de Gales. Foto © Filipe Serrazina

 

Com a época escolar terminada e as restrições do vírus a levantar, as ruas enchem de uma maneira que me lembra a vida de há um ano atrás. Conhecer desconhecidos já não parece meter medo e confesso que, por vezes, já me sinto estranho ao usar máscara na rua quando mais ninguém o parece fazer.

Tentando não pensar nas consequências que isto pode ter, aproveito os meus últimos meses aqui para ver as vistas que me tinham escapado. Começando por Coventry, onde amigos que lá residem me serviram de guias pela cidade, e onde fui recebido por um protesto do movimento #KillTheBill, que pretende lutar contra diversas medidas implementadas no Reino Unido que tornam o direito à greve e ao protesto bastante mais difícil.

Antes de vir, já sabia que era uma cidade universitária, mas rapidamente me apercebi que este conceito é levado ao extremo em Coventry, onde parece que a cidade foi engolida pela Coventry University, e em cada esquina se encontra um novo edifício que pertence à escola, tanto de residência como de diferentes locais académicos, dos quais nem os meus guias me conseguiam dizer o propósito, por vezes.

De Coventry, passámos para Birmingham, de que sabia pouco ou nada antes de visitar e onde é muito fácil cair na tentação de ficar perto do famoso Bullring – um centro comercial que ocupa grande parte do centro da cidade, que se encontra por cima da estação de comboio principal, e é rodeado por outras diversas lojas e restaurantes em várias ruas.

Afastando-nos um pouco do Bullring, encontrámos a Catedral de St. Philip que foi, possivelmente, o que mais me intrigou nesta cidade. Ao passar pelo parque onde está a catedral, comecei a reparar em diversas campas antigas espalhadas pela relva, e percebi que este local era também um cemitério. Mas os habitantes da terra não se importavam de lá passear e fazer piqueniques.

Voltando para o sul de Gales, aproveitei para conhecer mais a minha zona e explorar algumas localidades e atividades menos mencionadas. Apesar de não ser como as praias portuguesas, a costa britânica continua a ter espaços bonitos para se passear, apesar do constante vento que nos tenta mandar abaixo. Ogmore e Tenby são duas das praias que merecem ser mencionadas. Tenby, em especial, é uma terra portuária com bastante história que vale a pena ver de perto, durante um dia ou dois.

Mais perto de Cardiff, tentámos descobrir lugares mais difíceis de aceder, começando por Roath Park, que faz parte da cidade, mas se encontra a uma boa meia hora da estação mais próxima. Vale a pena ver e dedicar um dia inteiro para explorar e relaxar perto do enorme lago, que é a casa de diversos patos e cisnes.

Por fim, decidimos fazer parte do Taff Trail – um caminho pedestre, de aproximadamente 90km, que conecta o parque natural de Brecon à baía de Cardiff. Felizmente, este caminho encontra-se do outro lado da estrada da nossa residência e decidimos caminhar até desaguarmos no Castle Coch que, infelizmente, ainda se encontra fechado mas continua a ser muito bonito de ver por fora, tal como o caminho que nos levou até lá.

Castelo Coch, no País de Gales. Foto © Filipe Serrazina

 

Apesar de nunca conseguir ver tudo o que há para ver, contento-me com estes pedaços que consigo apanhar enquanto cá estou, e espero ter despertado alguma curiosidade a quem lê para os vir ver com os seus próprios olhos. Valem a pena.

 

Filipe Serrazina é estudante na University of South Wales, Cardiff, País de Gales; partiu em busca de uma licenciatura em Engenharia Informática e de explorar um país que tem tanto para ver.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Crónica

Derrota no estádio, pancada em casa

[Os Dias da Semana]

Derrota no estádio, pancada em casa

A condescendência perante o machismo ou, pelo menos, perante as suas manifestações mais degradantes – dir-se-ia – acabou. Mas continua a haver demasiadas notícias que revelam existir ainda uma injustificada complacência perante a agressividade contra as mulheres e também contra os que, de algum modo, são mais vulneráveis.

Breves

Cidadãos vítimas de spyware

Amnistia exige resposta do governo húngaro ao escândalo Pegasus

Uma investigação publicada esta terça-feira, 20 de julho, pelo Direkt36 (órgão de comunicação húngaro sem fins lucrativos) revelou que os telefones de mais de 300 cidadãos daquele país foram identificados como possíveis alvos do software de vigilância Pegasus, comercializado pela empresa israelita NSO Group. Peritos da Amnistia Internacional (AI) confirmaram que, em inúmeros casos, este software tinha, de facto, sido instalado, e a organização exige agora uma reação da parte das autoridades húngaras.

Mulheres na mudança

Duas leigas espanholas nomeadas para comissões do Sínodo

Duas leigas espanholas foram nomeadas para participarem nos trabalhos preparatórios do Sínodo dos Bispos de 2023: Carmen Peña García, professora de direito canónico, vai integrar a comissão de teologia e Cristina Inogés, formada em teologia pela Faculdade de Teologia Protestante de Madrid, fará parte da comissão de metodologia.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

As jovens cristãs que enfrentam a discriminação e perseguição

Paquistão

As jovens cristãs que enfrentam a discriminação e perseguição

“Quando fui para a universidade sofri muitos actos de discriminação por parte dos meus professores e colegas, a tal ponto que não conseguia concentrar-me nos meus estudos”, conta Ashia, 17 anos, cristã paquistanesa. Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) desenvolve programa para capacitar mulheres em situações particularmente difíceis.

É notícia

Especulação imobiliária

Docas de Liverpool já não são património da humanidade

As docas vitorianas de Liverpool nas margens do rio Mersey perderam nesta quarta-feira, 21 de julho, o estatuto de Património da Humanidade por causa da especulação imobiliária que levou à construção de novos edifícios, os quais causaram “perdas irreversíveis” que destruíram o “valor universal excecional” das antigas docas.

Rito antigo

Müller critica “motu proprio” do Papa e via sinodal alemã

O cardeal Gerhard Müller, ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, critica abertamente as recentes restrições do Papa Francisco sobre as celebrações da missa segundo o ritual que esteve em vigor desde o século XVI até 1970 e desencadeia um ataque feroz ao atual processo sinodal da Igreja Católica na Alemanha.

Myanmar

Covid-19 contraído na prisão vitima advogado de San Suu Kyi

Nyan Win, de 78 anos, um importante membro da Liga Nacional para a Democracia, o partido da líder democrática Aung San Suu Kyi, morreu esta terça-feira de covid-19 num hospital de Ragun (Myanmar) para o qual tinha sido transportado vindo da prisão de Insein onde contraíra o vírus.

Entre margens

Como regressar à vida?

Num recente inquérito à opinião pública, as pessoas consideram que as medidas contra a Covid-19 foram positivas, mas queixam-se que a democracia se viu limitada. É um julgamento natural. Importa, porém, compreender que fomos surpreendidos por uma enfermidade que continuamos a desconhecer.

Comunidades com sentido: xitíkar, tsimar e cuidar

Dilma, minha aluna, apareceu muito sonolenta numa aula de segunda-feira. Achei muito estranho, por ela ser, normalmente, activa e inquieta. Nesse dia, não fez perguntas e não comentou as intervenções dos colegas. Limitou-se a ouvir e a tomar apontamentos.

Cultura e artes

Lançamento

Um livro para entender o imaginário católico de Sting

Evyatar Marienberg, historiador da religião na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, escreveu um livro sobre a imaginação católica de Sting e de como ela alimentou a sua criatividade. Antes de ser quem é na cena do rock internacional como o principal compositor e vocalista do Police, Sting (nascido Gordon Sumner em 1951) cresceu na cidade de Wallsend, Inglaterra, e frequentou escolas católicas. Recebeu o Crisma aos 14 anos e casou-se com sua primeira esposa na Igreja Católica aos 25 anos.

Sete Partidas

Aquele que habita os céus sorri

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This