Aos 101 números, “Le Monde des Religions” deixa de se editar em papel

Capa do último número de Le Monde des Religions em papel, cujo tema de capa é o “regresso das sabedorias da natureza”
“Nas nossas sociedades em que o religioso é constantemente tema de debate, em que a busca de sentido se torna cada dia mais premente, Le Monde des Religions propõe uma descodificação das religiões, espiritualidades e sabedorias da humanidade, numa abordagem laica e não confessional”. A constância e a premência referidos no início do texto agora em destaque no site da revista francesa poderiam indiciar um reforço do trabalho editorial, mas na realidade anunciam apenas o fim da publicação da revista em papel.
No último editorial, a chefe de redacção Virginie Larousse explica genericamente que são as dificuldades enormes com que a imprensa escrita se encontra confrontada desde há anos que impedem que a publicação em papel prossiga. Le Monde des Religions anuncia que os “dossiers temáticos, inquéritos, análises, reportagens, debates e entrevistas com os melhores especialistas” poderão doravante ser encontrados em formato digital no site do Monde. E, garante Virgine Larousse ao 7MARGENS, esta página continuará a apresentar “o mesmo tipo de conteúdos que a revista”, com a diferença de que a versão digital tenderá a ser “enriquecida” com mais frequência. A partir de Setembro, anuncia-se também uma newsletter quinzenal.
Em Portugal, a revista vendia uma média de 150 exemplares por cada número, de acordo com a chefe de redacção da publicação. No total, eram cerca de 20 mil os leitores que pagavam para comprar a revista, de dois em dois meses.
O filósofo André Compte-Sponville, o escritor Christian Bobin e o jornalista e escritor Kamel Daoud foram alguns dos colunistas regulares da revista, que, além dos 101 números bimestrais, publicou números especiais sobre temas como “Os cristianismos esquecidos”, “Mestres de sabedoria”, “O corpo e o sagrado”, “Os mitos” e “Compreender a Bíblia”.
Le Monde des Religions, que se apresentava com o lema “conhecer as religiões para conhecer o mundo”, culmina uma história, recordada por Virginie Larousse no número 100, que começa em 1953 com a revista L’Actualité Religieuse dans le Monde, editada pelos dominicanos franceses. A publicação passa a chamar-se ICI – Informations Catholiques Internationales dois anos depois. Cerca de três décadas depois é retomado o título original que muda em 1998, passando a Actualité des Religions até 2003, ano em que passa para as mãos do grupo Le Monde. A mudança de título para Le Monde des Religions faz-se acompanhar de uma mudança de orientação editorial. A revista confessional católica, que já dava muita atemção ao noticiário sobre outras religiões, torna-se laica de informação sobre as religiões.
“O regresso das sabedorias da natureza” é o tema principal do último número, que ainda é possível encontrar nos quiosques. Nele, pode ler-se ainda uma grande entrevista ao grande rabino de França Haïm Korsia e uma reportagem sobre os muçulmanos da China.
O “mestre de sabedoria” apresentado é o teólogo Maurice Zundel (1897-1975). Entre as afirmações dele em destaque, encontra-se a que fala sobre a presença de Deus no quotidiano: “Não encontro nada de mais simples nem de mais profundo que esta contemplação que de manhã à noite percebe uma presença divina no coração das coisas”. Como que complementando, o monge budista Matthieu Ricard, numa entrevista a propósito do seu livro Émerveillement (“Maravilhamento”) observa que, “quando alguma coisa nos encanta, nós não a degradamos nem a estragamos”.
O monge budista preconiza que se cultive o discernimento, a sabedoria e a benevolência e que se aja em conformidade. Le Monde des Religions oferecia uma boa ajuda para que isso sucedesse.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Formação é chave
Eutanásia, dilema moral para clérigos na Austrália
A entrada em vigor da Lei da Morte Assistida Voluntária (MAV) no estado da Austrália do Sul, está a originar um problema moral aos capelães e presbíteros que acompanham esse tipo de situações, segundo informa o jornal Southern Cross, citado pela...
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Braga
Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade
Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
Em comunicado
Bispos moçambicanos pedem ajuda para vítimas de ciclone novidade
A Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) está a apelar "a todos os cristãos católicos, pessoas de boa vontade e parceiros" para que "unam esforços" e ajudem os "irmãos gravemente afetados pelo ciclone Freddy a restaurar a dignidade humana perdida". Num...
Aveiro
Homenagem a D. António Francisco dos Santos
Avenida dedicada a D. António Francisco dos Santos, em Aveiro, tem uma rotunda com anjos da guarda.
Presidente e Papa na agenda
Associação de vítimas de abusos sexuais vai nascer em Portugal
Está ainda em fase de constituição uma associação de vítimas, mas os seus fundadores – duas mulheres e um homem quem ainda crianças ou adolescentes foram violentados por membros do clero – manifestaram já a intenção de se encontrarem com o Presidente da República e com o Papa Francisco, quando este vier a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude.
Abusos sexuais
Bispos franceses fixam “dia anual de memória e oração” pelas vítimas
A Conferência dos Bispos Franceses (CEF, da sigla em francês) fixou de forma permanente a terceira sexta-feira da Quaresma como “dia anual de memória e oração” pelas vítimas de violência sexual e de abusos de poder na Igreja.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Para combater desertificação
Bispos da Nigéria vão plantar 5,5 milhões de árvores
A Conferência dos Bispos Católicos da Nigéria (CBCN) comprometeu-se a plantar 5,5 milhões de árvores ao longo dos próximos cinco anos para mitigar os efeitos das alterações climáticas. A ação surge no âmbito da campanha de reflorestação Green Revolution, financiada pela Cáritas Nigéria, e apresentada esta semana na capital do país, Abuja.
É notícia
Entre margens
Precisamos de terapias neuroteológicas novidade
Desde que saiu o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica que a atenção das nossas comunidades e da sociedade civil se volta para todos os desenvolvimentos que resultam desse processo. Queremos acção como sinal do apoio incondicional a dar às vítimas e pelo sentido de haver alguma justiça. (Opinião de Miguel Panão)
Que Igreja? Que bispos? – Duas desgraças e duas oportunidades
A segunda oportunidade, talvez última, é ainda para a Igreja: por favor torne-se evangélica, servidora, caminhante do Reino de Deus.
O que não está, mas brilha
Há alguns anos, numa mesa de café, uma mulher contou-me uma história. A sua infância acontecera numa casa muito pobre, iluminada apenas por brasas numa lata, num chão de terra. Era sobre estas que, com o dedo, desenhava, e as cores-fogo surgiam na escuridão que rouba as coisas de lugar. (Opinião de Raquel Luiz)
Cultura e artes
Diálogo místico de Frei Carlos Antunes
“Oh noite que guiaste!” – uma leitura para a Quaresma
Carlos Maria Antunes, monge cisterciense no Mosteiro do Sobrado na Galiza, brinda-nos com o seu quarto livro. Já havia publicado Atravessar a Própria Solidão (2011) e Só o Pobre se faz Pão (2013) ambos nas edições Paulinas, e um outro Jesus, uma Boa Notícia, em colaboração com Gustavo Sousa Cabral (Fundamentos, 2014).
Um "passo histórico"
Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas
Pela primeira vez nos seus setecentos anos de história, o famoso coro do Mosteiro de Montserrat (importante local de peregrinação perto de Barcelona, Espanha), vai aceitar a participação feminina. Os clérigos decidiram formar um novo coro misto, composto por 25 rapazes e raparigas entre os 17 e os 25 anos, que irá juntar-se ao coro tradicional da Escolania, com 45 meninos entre os 9 e os 14 anos.
Ensaio de Teologia Litúrgica
Arte e liturgia. Teoria da presença de Deus entre visível e invisível
Um ensaio de teologia litúrgica apresentado como “insitigante”, destinado a suscitar espanto. Em discurso mistagógico-poético, Ecologia Poética no Labirinto da Liturgia, da autoria do padre Joaquim Félix de Carvalho, convoca também reconhecidos poetas portugueses e os artistas Bill Viola e Anish Kapoor.
Francisco, 2013-2023 (10)
10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: Os poemas piemonteses de Nino Costa
Os escritores que o Papa Francisco mais aprecia são, de um modo geral, amplamente conhecidos e encontram-se editados em Portugal. É o caso de, por exemplo, Friedrich Hölderlin, Fiódor Dostoievski e Jorge Luis Borges. Mas há um autor que raros sabiam existir até Jorge Mario Bergoglio falar dele: Nino Costa, um italiano do Piemonte, que viveu entre 1886 e 1945.
Sete Partidas
Nós (alguns apontamentos sobre o Relatório)
Não será já, mas chegará, assim o espero, o momento de nos olharmos ao espelho – Igreja instituição e Igreja Povo de Deus – e dizermos com toda a verdade: isto somos nós. Podemos não gostar, mas é isto que somos.
Aquele que habita os céus sorri
e se for a fragilidade o lugar da ressurreição e da visão de Deus?
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo IV da Quaresma A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 18 de Março de 2023.
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]