Cristãos e muçulmanos juntos

Apoio escolar a crianças de Cabo Delgado

| 24 Set 2022

Voluntários da Kuendeleya a entregar o material escolar nas escolas de Paquitequete. Fotos © Associação Kuendeleya

Voluntários da Kuendeleya a entregar o material escolar nas escolas de Paquitequete. Fotos © Associação Kuendeleya

 

A tragédia que ocorre na província moçambicana de Cabo Delgado em consequência de ataques de insurgentes que se reivindicam do jihadismo obriga, constantemente, a rever o número de mortos e de deslocados. Mas também impõe que se olhe com muita atenção para o trabalho de apoio aos que se apresentam numa situação mais vulnerável. A oferta de material escolar básico a crianças órfãs e deslocadas das escolas de Komilamba e Parata, em Paquitequete, que as imagens documentam, é uma boa notícia que merece ser destacada.

A iniciativa foi promovida pela Associação Kuendeleya, uma organização criada localmente e constituída por jovens católicos, protestantes e muçulmanos, e pela Ogumana, uma associação de jovens moçambicanos residentes na Alemanha.

Paquitequete. Fotos © Associação Kuendeleya

Suportar as primeiras necessidades dos mais carenciados, designadamente crianças e jovens, mulheres e idosos, designadamente deslocados de guerra, e trabalhar para que se possam reintegrar socialmente tem sido uma actividade constante da Kuendeleya, palavra que significa Prosseguir-Desenvolver-Continuar nas línguas nativas muani, macua, suaíli e maconde.

Apesar de a Kuendeleya dispor de meios limitados, este trabalho solidário irá prosseguir, disse ao 7MARGENS o presidente da Associação, Abudo Gafuro.

Para quem desejar apoiar, eis o IBAN da Associação Kuendeleya: MZ59 0001 0000 0057 4317 5045 7. 

 

Visite o andar-modelo. Há muitos e bons livros para lembrar Abril

Três obras para ler

Visite o andar-modelo. Há muitos e bons livros para lembrar Abril novidade

Abril, livros mil é o cliché óbvio, e até preguiçoso, para o manancial de edições no mercado livreiro português sobre os 50 anos do 25 de Abril ou que, aproveitando a efeméride redonda da Revolução dos Cravos, se inscrevem na história da ditadura do Estado Novo e da democracia nascida em 1974. O 7MARGENS traz três (breves) propostas. Abril é sinónimo de diversidade e as férias podem ser ocasião para descobrir mais como se fez a democracia que vivemos há cinco décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Jovens bahá’ís dedicam férias de verão ao serviço comunitário

De norte a sul do país

Jovens bahá’ís dedicam férias de verão ao serviço comunitário novidade

O período do verão é muitas vezes utilizado pelos jovens bahá’ís como uma oportunidade para dedicar tempo ao serviço, e este ano não está a ser diferente. A Caravana de Serviço, um projeto que reúne jovens de diversas localidades para atividades de serviço comunitário de norte a sul do país, começou com grande entusiasmo no final de junho com o evento Reconecta, realizado em Monchique, e já em julho com um  acampamento nacional, em Palmela.

Palavras violentas, consequências violentas

Palavras violentas, consequências violentas novidade

Com uma percentagem significativa do país armada, e pelo menos uma percentagem violentamente zangada, temos de concordar que a única esperança para a paz é, como se diz, “reduzir a retórica”. – A reflexão de Phyllis Zagano sobre o panorama atual nos EUA

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This