Filme no Dia Internacional

Aprender a “Viver Juntos em Paz” 

| 16 Mai 2022

 

Em sintonia com os objetivos do Dia Internacional de Viver Juntos em Paz, que esta segunda-feira, 16 de maio, se celebrou, a organização Aliança das Civilizações, da ONU, lançou o filme All of Us [Todos nós], do realizador Pierre Pirard, em parceria com outras organizações internacionais.

O filme, disponível integralmente no YouTube, com legendas em seis línguas, é “uma visão comovente da importância de reduzir as tensões e alcançar a coesão social”, observa a Aliança de Civilizações (AOC, na sigla em inglês).

“Agora, mais do que nunca, num cenário de incerteza política em todo o mundo, é importante destacar narrativas positivas para combater as forças do ódio e da divisão. Por meio de narrativas convincentes e aproveitando o poder do filme, os criadores de All of Us visam promover a harmonia cultural e religiosa”, salienta ainda a AOC.

O Dia Internacional de Viver Juntos em Paz foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2017, para celebrar a diversidade, a compreensão, a solidariedade e a convivência em paz, com base no respeito mútuo.

Na Resolução que criou o Dia, a ONU entendeu ser necessário mobilizar os esforços da comunidade internacional no sentido de “promover a paz” na vida das pessoas e das comunidades e de “viver e agir em conjunto, unidos na diferença e na diversidade, em ordem a construir um mundo sustentável e pacífico”.

Através deste dia, que ganha uma acuidade e significado especiais devido à situação de guerra que se vive na Ucrânia, a ONU insta os Estados Membros a promover a reconciliação, trabalhando com as comunidades, líderes religiosos e outros atores relevantes” através de ações que “encorajem o perdão e a compaixão entre indivíduos”.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This