Em sintonia com os objetivos do Dia Internacional de Viver Juntos em Paz, que esta segunda-feira, 16 de maio, se celebrou, a organização Aliança das Civilizações, da ONU, lançou o filme All of Us [Todos nós], do realizador Pierre Pirard, em parceria com outras organizações internacionais.
O filme, disponível integralmente no YouTube, com legendas em seis línguas, é “uma visão comovente da importância de reduzir as tensões e alcançar a coesão social”, observa a Aliança de Civilizações (AOC, na sigla em inglês).
“Agora, mais do que nunca, num cenário de incerteza política em todo o mundo, é importante destacar narrativas positivas para combater as forças do ódio e da divisão. Por meio de narrativas convincentes e aproveitando o poder do filme, os criadores de All of Us visam promover a harmonia cultural e religiosa”, salienta ainda a AOC.
O Dia Internacional de Viver Juntos em Paz foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2017, para celebrar a diversidade, a compreensão, a solidariedade e a convivência em paz, com base no respeito mútuo.
Na Resolução que criou o Dia, a ONU entendeu ser necessário mobilizar os esforços da comunidade internacional no sentido de “promover a paz” na vida das pessoas e das comunidades e de “viver e agir em conjunto, unidos na diferença e na diversidade, em ordem a construir um mundo sustentável e pacífico”.
Através deste dia, que ganha uma acuidade e significado especiais devido à situação de guerra que se vive na Ucrânia, a ONU insta os Estados Membros a promover a reconciliação, trabalhando com as comunidades, líderes religiosos e outros atores relevantes” através de ações que “encorajem o perdão e a compaixão entre indivíduos”.