Filme no Dia Internacional

Aprender a “Viver Juntos em Paz” 

| 16 Mai 2022

 

Em sintonia com os objetivos do Dia Internacional de Viver Juntos em Paz, que esta segunda-feira, 16 de maio, se celebrou, a organização Aliança das Civilizações, da ONU, lançou o filme All of Us [Todos nós], do realizador Pierre Pirard, em parceria com outras organizações internacionais.

O filme, disponível integralmente no YouTube, com legendas em seis línguas, é “uma visão comovente da importância de reduzir as tensões e alcançar a coesão social”, observa a Aliança de Civilizações (AOC, na sigla em inglês).

“Agora, mais do que nunca, num cenário de incerteza política em todo o mundo, é importante destacar narrativas positivas para combater as forças do ódio e da divisão. Por meio de narrativas convincentes e aproveitando o poder do filme, os criadores de All of Us visam promover a harmonia cultural e religiosa”, salienta ainda a AOC.

O Dia Internacional de Viver Juntos em Paz foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2017, para celebrar a diversidade, a compreensão, a solidariedade e a convivência em paz, com base no respeito mútuo.

Na Resolução que criou o Dia, a ONU entendeu ser necessário mobilizar os esforços da comunidade internacional no sentido de “promover a paz” na vida das pessoas e das comunidades e de “viver e agir em conjunto, unidos na diferença e na diversidade, em ordem a construir um mundo sustentável e pacífico”.

Através deste dia, que ganha uma acuidade e significado especiais devido à situação de guerra que se vive na Ucrânia, a ONU insta os Estados Membros a promover a reconciliação, trabalhando com as comunidades, líderes religiosos e outros atores relevantes” através de ações que “encorajem o perdão e a compaixão entre indivíduos”.

 

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção”

Vídeo do Papa de março

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção” novidade

“Sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo”, afirma o Papa Francisco na edição de março d’O Vídeo do Papa, que acaba de ser divulgada. “Uma pessoa que sabe dizia-me que há mais mártires hoje do que no início do cristianismo. A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos”, acrescenta. E é por isso que pede a todos que rezem pelos novos mártires deste tempo, para que “contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário”.

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém

Via Sacra ecuménica

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém novidade

A guerra em Israel prossegue e o sentimento de insegurança em Jerusalém cresce. Ainda assim, ou talvez por isso mesmo, a tradicional Via Sacra que ali se realiza anualmente por ocasião da segunda semana da Quaresma não foi cancelada. Na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, mais de mil crianças e jovens que frequentam as escolas cristãs da cidade, acompanhados de inúmeros familiares e professores, percorreram as ruas de lenços brancos na mão, pedindo a paz para todo o mundo, e em particular para a Terra Santa.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This