Igreja Anglicana

Arcebispo de Cantuária favorece recusa dos casamentos gay

| 2 Ago 2022

justin welby arcebispo cantuaria foto catedral de cantuaria

Welby recordou que a maioria das “províncias” continuam “a afirmar que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido”. Foto © Catedral de Cantuária.

 

O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, precisou, em carta enviada esta terça-feira, 2 de agosto, a todos os bispos participantes na Conferência de Lambeth de 2022, a decorrer na Universidade de Kent (Inglaterra), que o casamento é “entre um homem e uma mulher” e que “as relações entre pessoas do mesmo sexo” não têm suporte bíblico, noticia o Church Times.

As Conferências de Lambeth são assembleias que reúnem os bispos da Comunhão Anglicana de todo o mundo e realizam-se todos os dez anos, sendo dirigidas pelo Arcebispo de Cantuária. Foi nessa qualidade que Welby tentou pôr água na fervura que domina a Conferência mesmo antes dela ter tido início a 29 de julho. Em causa está o pedido de vários bispos para que fosse revista a validade da Resolução 1.10 da Conferência de Lambeth de 1998, no sentido de ser reconhecido, acolhido e abençoado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A oposição mais firme a essa alteração surgiu por parte da organização Sociedade do Sul Global de Igrejas Anglicanas que representa 275 bispos anglicanos da África, Ásia, Pacífico e América do Sul, “províncias” que reúnem a larga maioria dos anglicanos do planeta.

Welby, ao mesmo tempo que escreveu para “afirmar que a validade da resolução 1.10 aprovada na Conferência de Lambeth 1998 não está em dúvida” e para lembrar que a maioria das “províncias” continuam “a afirmar que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido”, deixou também claro que “temos uma pluralidade de pontos de vista “, pois “outras Províncias abençoaram e acolheram a união/casamento entre pessoas do mesmo sexo”.

Para o arcebispo de Cantuária, de quem partiu a iniciativa de adiar esta Conferência que deveria ter tido lugar em 2018, por causa das divisões surgidas a propósito da bênção de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, as disposições em vigor na comunhão anglicana não permitem, porém, exercer sanções, ou excluir qualquer das “províncias” que sobre ela tenha entendimento diferente.

A Conferência de Lambeth deste ano termina dia 7 de agosto e até lá será ainda palco de várias tomadas de posição sobre esta matéria que acabou por ofuscar todas as outras que vêm sendo objeto de reflexão e de resoluções pela assembleia magna da Igreja Anglicana. Entre estes outros temas figuram os desequilíbrios e as desigualdades a nível mundial e as alterações climáticas.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Neste sábado, em Lisboa

“Famílias naturais” em convívio contra a ideologia de género

Prometem uma “tarde de convívio e proximidade”, um concerto, diversão e “múltiplas actividades para crianças e adultos: o “Encontro da Família no Parque” decorre esta tarde de sábado, 24 de Setembro, no Parque Eduardo VII (Lisboa), a partir das 15h45, e “pretende demonstrar um apoio incondicional à família natural e pela defesa das crianças”.

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco

Terminou o encontro em Assis

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco novidade

“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.

Agenda

Fale connosco

Autores