
Welby recordou que a maioria das “províncias” continuam “a afirmar que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido”. Foto © Catedral de Cantuária.
O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, precisou, em carta enviada esta terça-feira, 2 de agosto, a todos os bispos participantes na Conferência de Lambeth de 2022, a decorrer na Universidade de Kent (Inglaterra), que o casamento é “entre um homem e uma mulher” e que “as relações entre pessoas do mesmo sexo” não têm suporte bíblico, noticia o Church Times.
As Conferências de Lambeth são assembleias que reúnem os bispos da Comunhão Anglicana de todo o mundo e realizam-se todos os dez anos, sendo dirigidas pelo Arcebispo de Cantuária. Foi nessa qualidade que Welby tentou pôr água na fervura que domina a Conferência mesmo antes dela ter tido início a 29 de julho. Em causa está o pedido de vários bispos para que fosse revista a validade da Resolução 1.10 da Conferência de Lambeth de 1998, no sentido de ser reconhecido, acolhido e abençoado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A oposição mais firme a essa alteração surgiu por parte da organização Sociedade do Sul Global de Igrejas Anglicanas que representa 275 bispos anglicanos da África, Ásia, Pacífico e América do Sul, “províncias” que reúnem a larga maioria dos anglicanos do planeta.
Welby, ao mesmo tempo que escreveu para “afirmar que a validade da resolução 1.10 aprovada na Conferência de Lambeth 1998 não está em dúvida” e para lembrar que a maioria das “províncias” continuam “a afirmar que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido”, deixou também claro que “temos uma pluralidade de pontos de vista “, pois “outras Províncias abençoaram e acolheram a união/casamento entre pessoas do mesmo sexo”.
Para o arcebispo de Cantuária, de quem partiu a iniciativa de adiar esta Conferência que deveria ter tido lugar em 2018, por causa das divisões surgidas a propósito da bênção de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, as disposições em vigor na comunhão anglicana não permitem, porém, exercer sanções, ou excluir qualquer das “províncias” que sobre ela tenha entendimento diferente.
A Conferência de Lambeth deste ano termina dia 7 de agosto e até lá será ainda palco de várias tomadas de posição sobre esta matéria que acabou por ofuscar todas as outras que vêm sendo objeto de reflexão e de resoluções pela assembleia magna da Igreja Anglicana. Entre estes outros temas figuram os desequilíbrios e as desigualdades a nível mundial e as alterações climáticas.