Dias 16 e 17 de fevereiro

Arcebispo de Cantuária vem a Portugal para abertura do Sínodo da Igreja Lusitana

| 22 Jan 2024

arcebispo de cantuaria, Justin Welby, foto The Church of England

Justin Welby, 68 anos, é o 105.º arcebispo da Cantuária, cargo que assumiu a 21 de março de 2013. Foto © The Church of England

 

Justin Welby, arcebispo de Cantuária e líder da Comunhão Anglicana, estará pela primeira vez em Portugal nos próximos dias 17 e 18 de fevereiro, para visitar a Igreja Lusitana, que abrirá por essa altura o seu 100º Sínodo Diocesano, adiantou esta segunda-feira, 22 de janeiro, aquela Igreja, em comunicado enviado ao 7MARGENS.

O programa da visita do Primaz da Igreja de Inglaterra – que é também Metropolita da Igreja Lusitana –  incluirá, na manhã de dia 17, um encontro “com líderes religiosos e ecuménicos em Portugal”, e à tarde a participação na missa de abertura do 100º sínodo.

A celebração, que terá lugar na Catedral de S. Paulo, em Lisboa (na Rua das Janelas Verdes), será presidida pelo bispo diocesano, Jorge Pina Cabral, e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, Vera Jardim, entre outros convidados. Esta celebração será transmitida em direto nas plataformas digitais da Igreja Lusitana, seguindo-se a abertura oficial do 100.º Sínodo Lusitano com a presença do clero e delegados das diversas paróquias e missões da Igreja.

O Sínodo terá como tema “Chamados à Esperança e Santidade – Testemunhar Juntos” e, segundo a nota da Igreja Lusitana, “marca uma etapa histórica no caminhar multisecular de uma Igreja que realizou o seu Sínodo fundador em 1880”.

No domingo 18 de fevereiro, Justin Welby – que se fará acompanhar pela sua esposa, Caroline Welby – visitará a Paróquia Lusitana da Sagrada Família, em Belas (Queluz). Aí, celebrará missa pelas 10h30, e logo depois uma irá conhecer o trabalho social desenvolvido no Centro Social desta paróquia.

Para o bispo Jorge Pina Cabral, esta é uma visita que “reconhece a presença histórica da Igreja Lusitana e o seu trabalho de missão na sociedade portuguesa e que constitui também uma oportunidade de aprofundamento do trabalho ecuménico e inter-religioso em Portugal”, assinala  o comunicado.

Justin Welby, 68 anos, é o 105.º arcebispo da Cantuária, cargo que assumiu a 21 de março de 2013.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Clero de Angra pede “incremento da pastoral vocacional” assente no “testemunho do padre”

Face a "descredibilização" dos presbíteros

Clero de Angra pede “incremento da pastoral vocacional” assente no “testemunho do padre” novidade

Reconhecendo que o contexto da Igreja universal “é caracterizado pela descredibilização do clero provocada por diversas crises, pela redução do número de vocações ao sacerdócio ministerial e pela situação sociológica de individualismo e de crescente indiferença perante a questão vocacional”, os representantes do Clero diocesano de Angra (Açores) defendem o incremento da “pastoral vocacional assente na comunidade, sobretudo na família e no testemunho do padre”.

Por uma transumância outra

Por uma transumância outra novidade

Este texto do Padre Joaquim Félix corresponde à homilia do Domingo IV da Páscoa na liturgia católica – último dia da semana de oração pelas vocações – proferida nas celebrações eucarísticas das paróquias de Tabuaças (igreja das Cerdeirinhas), Vilar Chão e Eira Vedra (arciprestado de Vieira do Minho).  

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This