AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Arcebispo de Erbil, Bashar Warda. Foto ACN

25 Outubro, no Porto

Arcebispo de Erbil na primeira “Noite das Testemunhas” em Portugal

| 10/10/2024

Arcebispo de Erbil, Bashar Warda. Foto ACN

No ano em que se assinala o décimo aniversário da invasão das terras bíblicas da Planície de Nínive pelo grupo terrorista Daesh, o arcebispo Bashar Warda irá falar do que “tem sido o martírio dos cristãos no Iraque”. Foto © ACN

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai organizar, pela primeira vez em Portugal, a “Noite das Testemunhas”, uma vigília com testemunhos de cristãos perseguidos, cânticos e meditações, que contará com a presença do arcebispo de Erbil (Iraque), Bashar Warda. A primeira “Noite das Testemunhas” aconteceu há 15 anos, em Paris (cidade onde se repete anualmente) e o modelo será replicado no Porto, no próximo dia 25 de outubro.

Durante a vigília, serão divulgados os nomes e os rostos dos cristãos (padres, religiosos, religiosas e leigos) mortos recentemente. “Recordar estes mártires pelo menos uma vez por ano é muito importante para a Fundação AIS, como uma forma de homenagear e, desta forma, encorajar aqueles que continuam a dar o seu testemunho nos locais onde eles estão”, assinala a organização.

No ano em que se assinala o décimo aniversário da invasão das terras bíblicas da Planície de Nínive pelo grupo terrorista Daesh, o arcebispo Bashar Warda irá falar do que “tem sido o martírio dos cristãos no Iraque”.

Depois de participar na “Noite das Testemunhas”, na Igreja dos Redentoristas, na sexta-feira, 25 de Outubro, às 21h00, o prelado estará também, no dia seguinte, às 10h30, ainda na cidade Invicta, no Fórum Ecuménico Jovem, que terá lugar no Centro Social do Perpétuo Socorro, de onde seguirá para Aveiro, para a Paróquia Gafanha da Encarnação. Aí, pelas 16h30, haverá uma conferência a que se seguirá a celebração da missa. Finalmente, no domingo, 27, o arcebispo irá concelebrar a eucaristia que será presidida por Alexandre Palma, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa. A celebração terá transmissão em direto pela RTP1, às 10h30, a partir da Igreja do Santo Condestável, em Lisboa.

Esta é a segunda vez que Bashar Warda vem a Portugal. Em 2016, e também a convite da Fundação AIS, o arcebispo esteve na Sociedade de Geografia, em Lisboa, para a apresentação do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, evento que contou também com a presença do carmelita Aurélio Gazzera, que o Papa Francisco nomeou, em fevereiro deste ano, como Bispo coadjutor de Bangassou, na República centro-Africana.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This