Momento de escuta sinodal

Arcebispo de Madrid ouve os sem abrigo e os mais vulneráveis

| 14 Mar 2022

O Arcebispo de Madrid promoveu um momento de escuta sinodal na Igreja de Nossa Senhora das Maravilhas, em Madrid. Foto @ twitter Comunidade de Sant'Egídio

O arcebispo de Madrid promoveu um momento de escuta sinodal na Igreja de Nossa Senhora das Maravilhas, em Madrid. Foto © Twitter Comunidade de Sant’Egídio

 

O arcebispo de Madrid, cardeal Carlos Osoro, continua a caminhada sinodal da sua arquidiocese com a realização de encontros com vários grupos da sociedade civil. Depois de já ter reunido com políticos, professores universitários, empresários, representantes sindicais, artistas e atletas, o prelado quis ouvir os mais vulneráveis.

A Comunidade de Santo Egídio, reunida na noite de domingo, dia 13, na igreja de Nossa Senhora das Maravilhas, foi o grupo escolhido para possibilitar essa escuta. Lá o cardeal encontrou, conta o Religión Digital, sem-abrigo, estrangeiros, famílias com crianças… todos para responder à questão colocada pelo cardeal Carlos Osoro: “O que pedem à Igreja?”

Um dos pobres, relata a reportagem, pediu que “os pobres sejam tratados pelo [seu] nome”, e deu como exemplo esta comunidade, “o único lugar do mundo onde ouço o meu nome”. Que seja um “ponto de encontro” e que “nunca desista de sonhar, que tenha a ambição de que tudo possa mudar” foram outras das ideias deixadas pelos participantes.

A Arquidiocese de Madrid tem estado particularmente ativa nesta fase diocesana do Sínodo, promovendo encontros ao nível diocesano e nacional, ao mesmo tempo que acontecem as escutas sinodais nas paróquias locais e movimentos.

Ao Vatican News, o prelado considerou que o “amor cristão exige o diálogo”, justificando assim todas estas ações muito para lá da simples escuta das comunidades locais e paróquias. “Jesus não fez o seu caminho sozinho, mas fê-lo com todos os homens com quem se encontrou, e por vezes encontrava-se com gente que claramente nada queria ter a ver com ele”, refere.

 

No site criado especificamente para o efeito, as pessoas podem consultar os materiais preparados pela Secretaria-Geral do Sínodo, assim como preencherem um questionário online para deixarem a sua participação. É, segundo afirmam, “uma oportunidade para ouvir mais profundamente a voz do Espírito, aumentar a participação, melhorar a qualidade do diálogo, discernimento, fortalecer a conversão e estimular o sentido de conexão com as pessoas e com a Igreja local, regional e global”.

 

Polícia da moralidade encerrada no Irão

Protestos a produzir efeitos

Polícia da moralidade encerrada no Irão novidade

A ausência de polícia de moralidade nas ruas de Teerão e de outras grandes cidades iranianas nos últimos meses alimentaram a especulação que foi confirmada na noite de sábado pelo Procurador-Geral do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, de que a polícia havia sido desmantelada por indicação “do próprio local onde foi estabelecida”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

Um Deus mergulhado na nossa humanidade

Um Deus mergulhado na nossa humanidade novidade

Diante de uma elite obcecada pelo ritualismo de pureza, da separação entre puros e impuros, esta genealogia revela-nos um Deus que não se inibe de operar no ordinário e profano, que não toma preferência alguma acerca daqueles que se assumem categoricamente como sendo corretos, puros de sangue ou mesmo como pertencentes a determinada etnia ou género.

feitos de terra

feitos de terra

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, Domingo II do Advento A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 3 de Dezembro de 2022.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This