Arquivo do Vaticano deixa de ser “Secreto” e passa a ser “Apostólico”

| 29 Out 19 | Cristianismo - Homepage, Igreja Católica, Últimas, Vaticano/Santa Sé

Sala dos Anjos Músicos, na entrada para o Arquivo Apostólico do Vaticano. Foto reproduzida do catálogo Lux in Arcana, de 2012.

 

O até agora Arquivo Secreto do Vaticano passa a denominar-se Arquivo Apostólico Vaticano (AAV), de acordo com uma decisão do Papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira, 28. A decisão foi formalizada na carta apostólica sob a forma de motu proprio A Experiência Histórica. Na carta, Francisco justifica a mudança de nome com as mudanças semânticas, na cultura e nas sensibilidades de todas as nações com o passar dos tempos: o termo secretum, que significava “privado” para referir o arquivo pessoal do Papa, “começou a ser mal-entendido e interpretado de modo ambíguo, até mesmo negativo”, refere o Papa no documento, citado pelo portal Vatican News.

O agora AAV, tal como a Biblioteca Apostólica, é dirigido desde Setembro de 2018 pelo cardeal português José Tolentino Mendonça e na argumentação utilizada pelo Papa na carta apostólica não será difícil ver o dedo do arquivista. Francisco acrescenta que “toda a instituição humana, nascida com a melhor das tutelas e com vigorosas e fundamentadas esperanças de progresso, fatalmente tocada pelo tempo, e para permanecer fiel a si mesma e aos objetivos ideais da sua natureza, adverte a necessidade, não só de mudar a própria fisionomia, mas de transpor nas várias épocas e culturas os próprios valores inspiradores e realizar as atualizações que considera conveniente e às vezes necessária”.

A bula “Inter Caetera”, do Papa Alexandre VI, que reconhecia a partilha do mundo feita por Portugal e Espanha. Foto reproduzida do catálogo Lux in Arcana.

 

No Vatican News, recorda-se ainda que do núcleo documental da Câmara Apostólica e da própria Biblioteca Apostólica (a chamada Bibliotheca secreta) nasceu, no início do século XVII, o Arquivo Pontifício que começou por se designar Secreto (Archivum Secretum Vaticanum). Com o tempo, o Arquivo cresceu e começou a ser solicitado por investigadores que pretendiam aceder à consulta de documentos nele guardados. “Embora a abertura aos pesquisadores tenha ocorrido apenas em 1881, entre os séculos XVII e XIX inúmeras obras eruditas puderam ser publicadas com o auxílio de cópias fiéis de documentos autênticos que eram conservadas pelos prefeitos do Arquivo Secreto Vaticano”.

O último passo da abertura do Arquivo foi anunciado há meses por Francisco: em março de 2020, toda a documentação do pontificado de Pio XII passa a estar acessível à consulta.

Entre os documentos guardados no AAS, constam, por exemplo, o rolo com o processo dos Templários, constituído por 60 metros de pergaminho com 231 confissões de outros tantos cavaleiros do Templo, ou a assinatura de Galileu Galilei na sentença em que o cientista aceita a sentença que contra ele pronunciara o cardeal Roberto Bellarmino, presidente do Tribunal do Santo Ofício. Ambos estiveram há sete anos numa exposição do Arquivo em Roma.

Assinatura de Galileu no processo da Inquisição contra ele. Foto reproduzida do catálogo Lux in Arcana.

 

O Arquivo cujo responsável máximo é o cardeal português tem 85 quilómetros de estantes onde estão depositados milhões de documentos (entre os quais, 30 mil pergaminhos), provenientes pelo menos de 650 fundos diferentes e dos arquivos dos diferentes papados.

 

(Este texto teve o contributo de António Marujo)

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Dez
14
Sáb
3º Concerto de Natal da Academia de Música de Santa Cecília @ Basílica do Palácio Nacional de Mafra
Dez 14@21:00_22:30

Entrada gratuita mediante o levantamento de bilhetes nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira

 

A Academia de Música de Santa Cecília, escola de ensino integrado de música, apresenta o seu terceiro concerto de Natal nos dias 14 e 15 de Dezembro, no Palácio Nacional de Mafra, classificado recentemente como Património Cultural Mundial da UNESCO.

Neste concerto participa um coro constituído por 250 crianças e jovens dos 10 aos 17 anos e uma orquestra de cordas de alunos da escola, a soprano Ana Paula Russo e ainda o conjunto, único no mundo, dos seis órgãos da Basílica de Mafra.

No programa estão representados vários compositores nacionais e estrangeiros, destacando-se a obra “Seus braços dão Vida ao mundo”, sobre um poema de José Régio, da autoria da jovem Francisca Pizarro, aluna finalista do Curso Secundário de Composição da Academia de Música de Santa Cecília.

O concerto assume especial importância não apenas pela singularidade do conjunto dos seis órgãos do Palácio Nacional de Mafra mas também pela dimensão do número de jovens músicos envolvidos.

A relevância do concerto manifestou-se em edições anteriores (2016 e 2017), pela sua transmissão integral na RTP2, tendo o concerto de Natal de 2017 sido difundido em directo para a União Europeia de Rádio. O concerto tem o patrocínio da Câmara Municipal de Mafra.

Programa do concerto

Arr. Carlos Garcia (1983)
Ó Pastores, Pastorinhos (tradicional de Alferrarede)

Francisca Pizzaro (2001)
Seus braços dão Vida ao mundo (sobre um poema de José Régio), obra em estreia absoluta, encomendada para a ocasião; Francisca Pizarro é aluna do curso secundário de Composição da AMSC

Arr. Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
O Menino nas Palhas (tradicional da Beira Baixa)

Eurico Carrapatoso (1962)
Dece do Ceo (sobre um poema de Luís de Camões)

Arr. Carlos Garcia
Gloria in excelsis Deo (tradicional francesa) *

Franz Xaver Gruber (1787-1863) Arr. Carlos Garcia
Stille Nacht

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Alleluia, do moteto Exsultate, jubilate

Tradicional francesa
Quand Dieu naquit à Noël

Louis-Claude Daquin (1694-1772)
Noël X

Arr. Malcolm Sargent (1895-1967)
Zither Carol (tradicional da República Checa)

Tradicional do País de Gales
Deck the Halls

John Henry Hopkins Jr. (1820-1891); Arr. Martin Neary (1940)
We three Kings

Arr. Mack Wilberg (1955)
Ding! Dong! Merrily on High (tradicional francesa)

Arr. David Willcocks (1919-2015)
Adeste Fideles (tradicional), com a participação do público.

CANTORES E MÚSICOS
Ana Paula Russo, soprano

Ensemble Vocal da AMSC
Coro do 2º Ciclo da AMSC
Coros do 3º Ciclo e Secundário da AMSC

Orquestra de Cordas da AMSC
Pedro Martins, percussão

Rui Paiva, órgão da Epístola
Flávia Almeida Castro, órgão do Evangelho
Carlos Garcia, órgão de S. Pedro d’Alcântara
João Valério (aluno da AMSC), órgão do Sacramento Liliana Silva, órgão da Conceição
Afonso Dias (ex-aluno da AMSC), órgão de Sta. Bárbara

Carlos Silva, direcção da orquestra

António Gonçalves, direcção

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