Presidente e Papa na agenda

Associação de vítimas de abusos sexuais vai nascer em Portugal

| 17 Mar 2023

Coração silenciado, abusos sexuais

A página do Coração Silenciado, criado por “Alice” para vítimas de abuso sexual na Igreja. Agora, será o nome da nova associação. 

 

Está ainda em fase de constituição uma associação de vítimas, mas os seus fundadores – duas mulheres e um homem quem ainda crianças ou adolescentes foram violentados por membros do clero – manifestaram já a intenção de se encontrarem com o Presidente da República e com o Papa Francisco, quando este vier a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude.

Com a associação, os seus fundadores pretendem evitar que as vítimas fiquem esquecidas, possibilitando um ambiente seguro para que outras pessoas possam testemunhar e que ninguém que sofreu abusos seja ignorado – nem pela Igreja nem pela sociedade.

O nome, ainda provisório, deverá ser Coração Silenciado – Associação de Vítimas e Sobreviventes dos Abusos Sexuais da Igreja, adoptando o site já criado por Alice (nome fictício), que o 7MARGENS entrevistou há um mês.

“Silenciam-nos não apenas a voz mas também o coração”, dizia Alice que, com Cristina Amaral e António Grosso, está a dinamizar a criação desta associação.

As eventuais indemnizações a vítimas que o desejem serão também uma das preocupações da nova associação. “Agora há quem fale de que deve ser cada padre que cometeu o crime a pagar. Mas o padre pertence a uma estrutura que é a Igreja, que sempre o protegeu e foi conivente”, diz Cristina Amaral, citada pelo Jornal de Notícias.

 

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão

Ataques sucedem-se

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão novidade

O recente ataque a um cristão falsamente acusado de ter queimado páginas do Corão, por uma multidão muçulmana enfurecida, no Paquistão, desencadeou “uma nova vaga de terror” contra a minoria religiosa no país. Depois deste incidente, que aconteceu no passado sábado, 25 de maio, já foram registados outros dois ataques devido a alegados atos de “blasfémia” por parte de cristãos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A memória presente em pequenas tábuas

Museu Abade de Baçal

A memória presente em pequenas tábuas novidade

“Segundo uma Promessa” é o título da exposição inaugurada a 18 de maio no Museu Abade de Baçal, em Bragança, e composta por uma centena de pequenos ex-votos, registados em tábuas, que descrevem o autor e o recetor de vários milagres, ao longo dos séculos XVIII e XIX. “O museu tem a obrigação de divulgar e de mostrar ao público algum do património que está disperso pela diocese de Bragança-Miranda”, disse ao 7MONTES Jorge Costa, diretor do museu.

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This