Associação Zero promove campanha pela água da torneira

| 23 Mar 2021

Campanha da Zero quer levar pessoas a beber água da torneira. Imagem retirada do site da campanha

 

A associação ambientalista Zero lançou, nesta segunda-feira, 22 de Março, Dia Mundial da Água,  a campanha “Água da Torneira – a bebida preferida”, com o objectivo de incentivar as pessoas, entidades e empresas a consumir água da torneira em vez de água engarrafada.

Na página da iniciativa, há informação sobre a água da torneira, a sua produção e qualidade, desconstruíndo mitos que têm colocado em causa a segurança do seu consumo, bem como dados sobre o impacto na utilização de recursos e na poluição causada pelo consumo da água engarrafada.

Em declarações à TSF,  Francisco Ferreira, dirigente da Zero, diz que a água da torneira é “de confiança” total e que a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) confirmou também no seu último relatório anual que “a água que corre na torneira dos portugueses é de excelente qualidade”.

O indicador de água segura em Portugal continental situou-se em 98,66% em 2019, ano a que se referem os últimos dados publicados. Esta tendência, que se confirma pelo quinto ano consecutivo, mantém este indicador nos 99%, o que demonstra a excelência da qualidade da água para consumo humano, acrescenta Francisco Ferreira.

O responsável da Zero dizia ainda, ouvido na TSF, que o consumo de água engarrafada tem um enorme impacto na produção de resíduos: Portugal é o quarto país da Europa com maior consumo per capita de água engarrafada, com um consumo médio de 146,4 litros por habitante, o que produz 17,6 mil toneladas de plástico.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This