Arcebispo de Cantuária lamenta

Ataque a hospital anglicano é “uma perda atroz e devastadora de vidas inocentes”

| 18 Out 2023

o Imã de Leicester, o xeique Ibrahim Mogra, e o Rabino da Nova Sinagoga do Norte de Londres, Jonathan Wittenberg, juntaram-se a Justin Welby em oração pela paz, 17 outubro 2023, Foto X @archbishop

O  arcebispo de Cantuária, o Imã de Leicester e o Rabino da Nova Sinagoga do Norte de Londres juntos em oração pela paz, no mesmo dia do ataque ao hospital em Gaza. Foto reproduzida a partir da conta de X @archbishopofcanterbury.

 

O arcebispo de Cantuária e chefe da Igreja de Inglaterra, Justin Welby, renovou esta quarta-feira, 18 de outubro, o seu apelo à proteção de civis, depois do ataque a um hospital em Gaza, que terá provocado 500 mortos. “Esta é uma perda atroz e devastadora de vidas inocentes. O Hospital Ahli é gerido pela Igreja Anglicana. Estou de luto com os nossos irmãos e irmãs, por favor rezem por eles”, escreveu Welby na sua conta da rede social X.

Logo depois, num comunicado divulgado através do seu site oficial, Justin Welby acrescentava: “É injusto que a ajuda esteja a ser impedida de chegar a crianças e adultos que não são combatentes nesta guerra. É indefensável que hospitais, escolas e campos de refugiados estejam a ser atingidos. É um ultraje que reféns estejam detidos pelo Hamas”.

Instando à moderação na atribuição de culpas pelo ataque ao hospital Ahli, até que os factos sejam claros, o arcebispo foi no entanto perentório ao afirmar que este “viola a santidade e a dignidade da vida humana” e que “o que sabemos com certeza é que esta violência não garantirá ao povo da Terra Santa o futuro que merece”. Por isso, “o derramamento de sangue, o massacre e o sofrimento de pessoas inocentes de todos os lados devem parar”.

O ataque ocorreu na terça-feira 17 de outubro, o mesmo dia em que, no Palácio de Lambeth, sede da Comunhão Anglicana, o Imã de Leicester, o xeique Ibrahim Mogra, e o Rabino da Nova Sinagoga do Norte de Londres, Jonathan Wittenberg, se juntaram a Welby em oração pela paz.

“Devemos estar unidos no desafio a todas as formas de preconceito, antissemitismo e islamofobia ”, afirmou o arcebispo de Cantuária a propósito desse encontro inter-religioso, defendendo que “precisaremos deste esforço comunitário vital nas próximas semanas e meses”.

Também o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que congrega cerca de 350 igrejas e denominações protestantes, anglicanas e ortodoxas, expressou esta quarta-feira “indignação e choque” com a notícia do ataque ao hospital. “O ataque não faz sentido, uma vez que foi dirigido contra um hospital, propriedade de uma igreja, pacientes e famílias que procuravam refúgio do bombardeamento implacável de Israel”, afirmou o secretário-geral da organização, Jerry Pillay, lembrando ainda que “o ataque ocorreu no mesmo dia em que os líderes da Igreja em Jerusalém organizaram um dia de oração pela paz em Gaza”.

 

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira

Inaugurados dia 25

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira novidade

A comunidade cristã da Golpilheira – inserida na paróquia da Batalha – vai estar em festa no próximo domingo, 25 de fevereiro, data em que serão inaugurados e benzidos os novos vitrais e esculturas dos três videntes de Fátima que passarão a ornamentar a sua igreja principal – a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As peças artísticas foram criadas por autores nacionais, sob a coordenação do diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This