AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

De olhos fixos no sol, pormenor da capa.
Em "De Olhos Fixos no Sol", Irvin Yalom começa por dizer que cada pessoa tem medo da morte à sua maneira. Pormenor da capa.

Livro de Irvin D. Yalom

Até que a morte nos junte

| 26/03/2026

Irvin D. Yalom é, como todos nós, muitas coisas: americano, filho de emigrantes russos, psiquiatra, professor universitário e também escritor. Tornou-se conhecido por romances que se transformaram em bestsellers mundiais, como Quando Nietzsche Chorou e A Cura de Schopenhauer.

No entanto, é sobre o seu livro De Olhos Fixos no Sol que venho partilhar algumas ideias que me acompanham desde que o li. Um livro que, apesar de falar sobre a morte, traz esperança, sobre como, segundo o autor, se pode vencer o medo da morte.

De olhos fixos no sol, capa.

A capa do livro.

A primeira ideia é sobre o medo da morte. Em De Olhos Fixos no Sol, Yalom começa por dizer que cada pessoa tem medo da morte à sua maneira:

“Para alguns, o medo da morte manifesta-se apenas indiretamente, como uma intranquilidade generalizada ou disfarçada de um sintoma patológico qualquer; outros sentem uma ansiedade, explícita e constante acerca da morte, bem consciente que não os deixa nunca; e depois há ainda aqueles para quem o medo da morte se torna num terror que lhes nega a felicidade e a realização pessoal.”

Yalom acredita que “confrontar a morte permite recentrar a vida num plano mais rico, que permita viver com mais compaixão” e empatia.

Para isso, integra reflexões sobre personagens da literatura, filósofos e outros pensadores da história da psicologia e da psiquiatria. A partir da sua prática clínica, partilha relatos dos seus pacientes – que autorizaram a sua divulgação. Estes relatos exemplificam como o medo da morte se manifesta de diferentes formas, mostrando que o autoconhecimento e a consciência da finitude podem funcionar como uma experiência catártica, capaz de desencadear mudanças profundas na forma como se vive.

A segunda ideia, que decorre da primeira: é o conceito de rippling. Este baseia-se na imagem de uma pedra atirada à água, que provoca círculos concêntricos que se expandem até se perderem de vista. Yalom acredita que essa é a nossa “eternidade”, a marca que provocamos nos outros e que eles, por sua vez, vão passando àqueles com quem interagem, fazendo com que continuemos “vivos” enquanto eles também estiverem.

No rippling reside a esperança de deixar algo de nós, criando significado e dando sentido à vida. Não tem a ver com bens ou materialidade. Como descreve o autor, trata-se de “deixar algo da sua experiência de vida: algum traço, uma frase cheia de sabedoria, liderança, virtude (…)”. Pode ser uma ajuda, um gesto, algo que “constrói alguma coisa”. O autor também sugere uma outra forma de atingir este objetivo, através de uma projeção de cada um de nós no futuro, o que imaginamos e aquilo que queremos que de nós perdure.

A última ideia, que não segue a ordem do livro, mas fala diretamente comigo, são as “experiências do despertar”: epifanias da vida – situações, desafios, dor, trauma, perda, etc. acontecimentos – “o que nos obriga a ir mais fundo”; aquilo a que chamo a possibilidade de mudar.

Como exorta a letra da música Muda de Vida de António Variações: “Muda de vida,/
Se tu não vives satisfeito/ Muda de vida,/ Estás sempre a tempo de mudar.”

Assim, sobrevivemos ao medo da morte, segundo Irvin D. Yalom, apesar – ou talvez por causa – da autoconsciência da finitude, uma consciência que transforma esse medo e essa ansiedade numa motivação adicional. A vontade de deixar o mundo melhor do que o encontramos, de continuar a procurar o lado positivo da vida – o simples facto de estar vivo e de ter a possibilidade da mudança.

Esta é a minha leitura, mas tenho a certeza de que este livro permite muitas outras interpretações, leituras diferentes que nos convidam a refletir até que a morte, afinal, nos humanize.

 

De olhos fixos no sol: ultrapassar o terror da morte
Autor: Irvin D. Yalom
Tradução: Isabel Stilwell.
Edição: Saída de Emergência, 2008, 15,50€

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This