AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

autores - Artur Morão

[Entre Margens]

Ateísmo e crise ecológica

| 25/06/2026

 

«A destruição niilista da natureza é o ateísmo posto em prática», escreveu o teólogo Jürgen Moltmann. Trata-se, acima de tudo, do ateísmo prático: a atitude que trata a natureza como simples recurso disponível, explorável sem limites, como se não houvera qualquer instância transcendente, perante a qual somos responsáveis. Tal postura pode encontrar-se tanto em ateus confessos como em crentes incoerentes, cegos e incapazes de reconhecer a Criação como dom e tarefa.

A crise ecológica não resulta apenas da poluição, da desflorestação, da perda de biodiversidade, do consumismo ou do paradigma tecnocrático, que nos rodeia e assola. As suas raízes são bem mais fundas; assentam em pressupostos metafísicos, antropológicos, epistemológicos e até teológicos que moldaram, durante séculos, a nossa relação com o mundo. A degradação ambiental é, pois, sintoma e resultado de uma crise espiritual e cultural.

Michelangelo, A Criação do Homem (Capela Sistina). “O primeiro a aplicar a subsidariedade é o próprio Deus, porque não se substitui à responsabilidade dos homens e mulheres, mas ‘ajuda-os’ (subsidia) a realizar a sua vocação”. Foto via Wikimedia Commons

Michelangelo, A Criação do Homem (Capela Sistina). “A ênfase na salvação individual, no pecado e na redenção atenuou, amiúde, o alcance e o significado da Criação.”  Foto via Wikimedia Commons

São vários os responsáveis: um deles, paradoxalmente, talvez seja a tradição teológica ocidental. A ênfase na salvação individual, no pecado e na redenção atenuou, amiúde, o alcance e o significado da Criação. O Cristo cósmico tornou-se quase invisível, e o mundo natural (theatrum gloriae Dei, segundo Calvino) passou para segundo plano. A crescente separação entre teologia e ciências naturais alimentou o mito do conflito entre fé e ciência, enquanto certas formas de espiritualidade favoreceram uma atitude receosa perante o corpo e a matéria. Como observou Matthew Fox, o Ocidente privilegiou, muitas vezes, a redenção em detrimento da Criação e a consciência individual em detrimento da consciência cósmica.

Também a filosofia não se exime da responsabilidade. A modernidade facilitou a perda do sentido do cosmos, reforçou dualismos e plasmou a figura do sujeito isolado, separado do mundo que pretende conhecer e dominar. Segundo M. Heidegger, o niilismo caracteriza a história do Ocidente pela desvalorização do ser e do habitar poético no mundo. Enevoou-se a transcendência, transformaram-se os meios em fins e a natureza passou a olhar-se como simples recurso.

Foto génerica sobre criação de vida. Foto © Hal Gatewood / Unsplash

“A matematização ou geometrização ontológica da natureza e a interpretação mecanicista do universo favoreceram uma visão redutora da matéria.” Foto © Hal Gatewood | Unsplash

Tal evolução foi também estimulada pela ciência moderna. A matematização ou geometrização ontológica da natureza e a interpretação mecanicista do universo favoreceram uma visão redutora da matéria. O Iluminismo, por seu turno, exaltou uma razão abstracta e inspirou, por vezes, uma relação bélica com a natureza. A Revolução Industrial, a união entre ciência (agora profissionalizada) e técnica e a transformação do conhecimento em força produtiva aceleraram a exploração dos recursos naturais. Hoje, diversas formas de materialismo e naturalismo, muito influentes na Academia, continuam a elidir dimensões essenciais da experiência humana, como a liberdade, a interioridade e a abertura ao mistério.

Junte-se a tudo isto uma cultura marcada pela excarnação digital, pelo enfraquecimento dos vínculos comunitários e pelo esquecimento da nossa pertença ao mundo vivo. Perdemos a consciência da carnalidade da inteligência, do parentesco com os outros seres e do cuidado que a Terra nos merece.

Por isso, a resposta à crise ecológica exige muito mais do que medidas técnicas. Requer a conversão do pensamento e da sensibilidade, a redescoberta de uma certa feição sagrada do cosmos, o aprender a «escutar o canto das coisas», como dizia Rilke, e o despertar de uma consciência simbiótica, atenta à interdependência de todos os seres. A política global deve tornar-se, nas palavras de J. Moltmann, uma verdadeira «política da Terra».

Importa ainda reformar os modelos educativos, centrados quase só na racionalidade instrumental e utilitária, e recuperar uma visão relacional do mundo, à luz do nexo «Eu-Tu» de Martin Buber. As tradições indígenas, frequentemente marginalizadas pela racionalidade moderna, recordam-nos que o ser humano não existe diante da natureza, mas dentro dela.

O cristianismo possui recursos decisivos para esta renovação. Na Criação pode vislumbrar-se o vestígio do Deus trinitário e no ser humano o mediador da natureza visível. Como pregava J. B. Bossuet, cabe-lhe emprestar voz, inteligência e amor à Criação, recolhendo-a simbolicamente para a oferecer ao seu Criador. A vocação humana não é dominar a Terra como proprietário absoluto, mas habitá-la como guardião, sacerdote e servidor da vida.

Talvez nos falte, hoje, a oração que Sócrates, no Fedro (279-C), dirige à divindade: «Concedei-me que o meu interior se torne belo e que todas as coisas exteriores estejam em harmonia com as que possuo dentro de mim.» E, claro, carecemos igualmente do olhar dos poetas, capazes de reconhecer nas coisas (com o seu “delírio misterioso” [Enrique Molina]) não só objectos de uso, mas presenças dignas de contemplação, reverência e gratidão.

 

Artur Morão, professor aposentado e tradutor

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This