Ateísmo
Deportações de migrantes
“Esta política imoral envergonha a Grã-Bretanha”
A Igreja anglicana considerou a deportação de migrantes e refugiados para o Ruanda, decidida pelo governo de Boris Johnson, como uma política vergonhosa, não para o país de destino, que recupera de um genocídio, mas para a Grã-Bretanha.
Filósofo está em Portugal
Emmanuel Falque: Finitude e ressurreição, amor erótico e eucaristia
“Atravessar o Rubicão: Filosofia e Teologia, para onde vamos?” À interrogação procurará responder o filósofo e teólogo francês Emmanuel Falque na conferência que profere em Braga, no Espaço Vita, no dia 30 de Maio, às 21h30, depois de ter estado em Coimbra no dia 26, numa conferência dedicada ao seu pensamento.
Sondagem
Canadianos preocupados com impacte das religiões na sociedade
Apenas 12 por cento dos canadianos que se declaram não religiosos avaliam positivamente o impacte das comunidades religiosas e das religiões na vida do país revela uma sondagem realizada pelo Angus Reid Institute e citada pelo The Muslim Times de 24 de abril.
O tempo da Visitação (Pré-publicação do novo livro de Tomáš Halík)
Durante o tempo da Quaresma e Páscoa de 2020, o padre Tomáš Halík, responsável da paróquia universitária de Praga e um dos mais importantes pensadores católicos contemporâneos, foi gravando as homilias relativas aos textos bíblicos da liturgia católica dos domingos e datas festivas. Essas homilias eram depois colocadas na página da paróquia universitária. Do conjunto, resultou o livro O Tempo das Igrejas Vazias. O 7MARGENS apresenta, em pré-publicação, excertos do texto de abertura.
Átrio dos Gentios, esta quarta e quinta a partir do Brasil
“A Fraternidade Humana” é o tema da quinta edição do Pátio dos Gentios, iniciativa do Conselho Pontifício para a Cultura, do Vaticano no Brasil, que se realiza esta quarta-feira a partir das 10h locais (13h em Lisboa) e se prolonga até ao fim de quinta-feira. O objetivo é promover o diálogo entre crentes e não-crentes sobre temas sensíveis à existência humana.
Tomáš Halík: “Deus gosta de quem luta com ele”
“Deus não é um problema, é um mistério. E a fé é a coragem de entrar na nuvem do mistério”, diz o teólogo checo Tomáš Halík, que esta semana esteve em Lisboa, a propósito da edição do seu último livro, Diante de Ti os Meus Caminhos (ed. Paulinas).