Ativista ambiental indiana presa e acusada de conspiração contra o país

| 17 Fev 2021

Disha Ravi, Índia, ambientalista

Disha Ravi, jovem indiana ativista das causas ambientais. Foto reproduzida do Twitter

 

Disha Ravi é uma jovem indiana que se tem destacado como ativista das causas ambientais, inspirada e apoiada pela sueca Greta Thunberg. Foi presa em Bangalore no último fim de semana, acusada de ter editado e estar a divulgar junto de agricultores material de apoio à luta que estão a travar, facto que desencadeou, entretanto, vivos protestos de grupos ambientalistas do país.

Centenas de milhares de agricultores iniciaram em dezembro passado uma luta contra medidas governamentais que, segundo eles, são prejudiciais para a sua subsistência e beneficiam grandes corporações. Já este mês Greta Thunberg manifestou, através de várias mensagens na rede Twitter, o seu apoio a esta luta, o que gerou entre apoiantes do Governo reações de ira, traduzidas na queima de imagens da jovem sueca.

Um documento por ela divulgado chamou a atenção da polícia de Nova Deli, que iniciou uma investigação criminal, alegando que evidenciava uma conspiração “para travar uma guerra económica, social, cultural e regional contra a Índia”.

Disha Ravi, que foi fundadora do ramo indiano do movimento das greves estudantis das sextas-feiras, fundado por Greta, foi levada de avião de Bangalore para Deli sob custódia da polícia de Deli, sob alegações de ser uma “conspiradora chave” no material que parcialmente retocou.

Grupos de ambientalistas consideram que o caso de Ravi serve ao Governo para “mostrar” que existe uma conspiração internacional contra o país.

 

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós

Dia das Ruas com Gente em vez de Dia Sem Carros

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós novidade

Chamam-lhe o Dia Europeu Sem Carros. Eu diria que lhe deveríamos chamar, ao 22 de Setembro, o Dia Europeu das Ruas com Gente. Não estamos a tirar nada, apenas vislumbramos, por umas horas, no canto dos pássaros desocultado pelo silenciar dos motores, no ar límpido, e na alegria das crianças e dos velhos que assomam à rua, como poderia ser a cidade se nos devolvessem o espaço que o uso indiscriminado do automóvel nos roubou. 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza

ONU aquém das metas

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza novidade

Eleva-se a 1,2 mil milhões o número de pessoas que ainda viviam na pobreza em 2022, e calcula-se em 680 milhões, ou seja, cerca de 8 por cento da população mundial, aquelas que ainda enfrentarão a fome até ao final da década. Isto apesar dos compromissos assumidos pela ONU, em 2015, de combater a pobreza e a fome no mundo, e apostar decididamente no desenvolvimento sustentável.

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto

Memorial a construir na Bielorrússia

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto novidade

Há mais de 80 anos, milhares de lápides que descansavam no grande cemitério judaico de Brest-Litovsk, na Bielorrússia (sabe-se que ali estariam enterrados cerca de 50 mil judeus), foram profanadas e usadas ​​para outros fins. Cerca de 1.200 lápides (ou o que sobrou delas) foram descobertas nos últimos 20 anos e agora uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, a The Together Plan, decidiu devolvê-las ao seu local de origem, onde irá construir um memorial que homenageie esta comunidade brutalmente extinta.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This