AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Automação: o futuro que nos bate à porta

| 14/03/2019

Automação: o futuro que nos bate à porta

by | 14 Mar 19 | Entre Margens, Últimas

Quem, como eu, tem idade suficiente para isso, ainda se recorda do aparecimento do pequeno spectrum ou dos computadores que enchiam uma sala para fazer meia-dúzia de cálculos. Um desperdício de espaço, mas uma preciosa ajuda. No período de quatro décadas, o salto foi enorme e as transformações societais (implicações na estrutura organizacional e comportamentos) foram de uma dimensão da qual ainda hoje não sabemos exatamente as consequências.

Agora, dizem-nos, a inteligência artificial vai ser uma das áreas com desenvolvimentos significativos nos próximos anos, nomeadamente no que à sua aplicação diz respeito. Acontece que as suas implicações serão transversais a todas as áreas do trabalho, do menos ao mais especializado. Aliás, já está a acontecer em diversas áreas, nomeadamente da medicina e na área do diagnóstico. Estaremos nós, enquanto sociedade e organização, preparados para tão profunda mutação? Dir-me-ão os mais crédulos na adaptação do ser humano às mudanças que isso sempre aconteceu e que a sociedade acaba sempre por encontrar soluções. É verdade, mas importa não esquecer que  o desfasamento entre a velocidade a que se operam as mudanças  e a velocidade a que conseguimos adaptar-nos é hoje bem maior ao ponto de ninguém, nem o mais ousado nas predições do futuro, ousar vaticinar o que será a realidade daqui a duas décadas.

A automação, robotização ou digitalização da economia é uma espécie de vendaval (Ver “Empregos do futuro: automação, trabalhos diferentes e menos acidentes”, 7MARGENS, 17 Jan 2019) que se aproxima sem que para isso estejamos devidamente preparados. É verdade que nunca estaremos devidamente preparados quando o desconhecido nos bate à porta, mas agora ainda menos, sobretudo pelas implicações que tais mudanças por certo irão ter no nosso quotidiano. Existe, logo à partida, uma questão de fundo que se prende com a redistribuição da riqueza criada com menos intervenção humana. A necessidade de uma mão-de-obra nómada (tanto pode trabalhar em Lisboa, como Nova Iorque ou Tóquio) com formação superior e altamente qualificada e uma mão-de-obra intermédia, semi-nómada (com oportunidades noutros locais, mas menos atreita à mudança), também ela muito qualificada tecnologicamente, acaba por relegar um enorme contingente de mão-de-obra sedentária para segundo plano correndo-se o risco de uma desvalorização ainda maior de profissões que, apesar de necessárias,  não correspondem ao status instituído de competitividade e de competências requeridas.

Acresce a este facto o aumento do universo que não será absorvido pelo mercado de trabalho, o que coloca vários problemas de organização e de justiça social. Não esquecendo que os “sem emprego” são o que podemos chamar “produtores passivos”, já que tendo necessidades a suprir e enquanto consumidores contribuem, embora de forma passiva, para a produção de riqueza e para que outros tenham emprego. A tudo isto acresce a exigência de uma maior flexibilidade e polivalência, bem como grande capacidade para a resolução de problemas e trabalho em equipa. Por isso a discussão e a reflexão em torno do Rendimento Básico Universal ou Incondicional são tão atuais e importantes, embora não nos moldes em que habitualmente são colocadas.

Podem identificar-se, embora de forma muito sucinta, outras questões que na minha opinião devem merecer reflexão atenta. Uma primeira tem a ver com a redefinição de conceitos como emprego (garante da satisfação das necessidades) e trabalho (realização individual e retribuição/doação à comunidade). Isto implica também uma outra reorganização do emprego e do trabalho, e ainda, como atrás foi dito, novas formas de redistribuição da riqueza, porque tanto uns quanto os outros produzem riqueza. A ideia, protagonizada pela economia de mercado, de que só o emprego produz riqueza é falsa e conduziu, por exemplo, à desvalorização do trabalho das mulheres e mães e, nos dias de hoje, por exemplo, à desvalorização dos cuidadores.

Uma segunda questão radica na forma como se olha para as pequenas atividades por conta própria (o microempreendedorismo), as quais devem ser vistas não do ponto de vista empresarial, mas antes da importância que podem ter tanto para o próprio, como complemento de rendimento, como para a comunidade enquanto necessidade e equilíbrio social. Por outro lado, penso que este tipo de atividades vai ganhar em ser menos individual e mais coletivo, ou seja, pequenas cooperativas ou microempresas que podem ser albergadas por uma estrutura maior que lhes permita maior conforto.

Duas últimas questões me parecem fundamentais e podem marcar definitivamente a mudança. Uma diz respeito à forma como se vão gerir as expectativas das pessoas, nomeadamente a correspondência entre nível de instrução (gestão do saber), ocupação (objetivo das competências adquiridas) e salário (expectativa de futuro). A outra questão prende-se com a gestão do tempo, sobretudo dos “não-empregados”. Não vale a pena continuar-se a alimentar o discurso do pleno emprego, porque ele dificilmente corresponderá à realidade nas próximas décadas. Estas duas questões encerram uma outra: uma maior exigência de flexibilidade, o que não é sinónimo, ou não deveria ser, de precariedade. Se a sociedade como um todo exige flexibilidade, tem o dever moral e a obrigatoriedade de evitar a precariedade.

Estas mutações podem, e numa perspetiva mais otimista, trazer também inovação social. Deixo, para terminar, um exemplo recente de um café que no final do ano abriu na cidade de Tóquio. No café não existe qualquer pessoa, mas apenas robôs que servem e se relacionam com os clientes. Contudo, e aqui reside a inovação, como os robôs necessitam de vigilância à distância, esse trabalho é feito por pessoas com mobilidade reduzida a partir de casa.

O Ensino é, estou convicto, a pedra angular de toda esta mudança e urge, mesmo sem se saber ao certo o que será o futuro, definir os referenciais do que se pretende. As cartas estão lançadas, cabe-nos a nós sabê-las jogar no momento certo.

Tentem ser felizes em seara de gente.

José Centeio é gestor de organizações sociais e membro do Cesis (Centro de Estudos para a Intervenção Social)

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Breves

Apelo ao Governo

Cristãos do Bangladesh querem feriado no Domingo de Páscoa e maior representação na vida pública

Um cordão humano com mais de 100 pessoas exigiu, durante toda a manhã de dia 31 de março, em frente ao Clube Nacional de Imprensa, em Daca, que o Domingo de Páscoa fosse reconhecido pelo Governo do Bangladesh como feriado nacional. A concentração organizada pela Associação Cristã de Bangladesh reivindicou também lugares na vida pública reservados à representação dos cristãos e de outras minorias.

Boas notícias

Com Leão XIV, líderes das grandes religiões assumem compromisso de união pela paz e dignidade humana

Apelo de Metz

Com Leão XIV, líderes das grandes religiões assumem compromisso de união pela paz e dignidade humana

Os representantes das principais tradições religiosas presentes em França comprometeram-se esta segunda-feira, na cidade de Metz, a aprofundar o diálogo entre si, a educar as novas gerações para o conhecimento mútuo e a permanecerem unidos na promoção da justiça e da paz.

É notícia 

Entre margens

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

Cultura e artes

Adelino Ascenso, o padre missionário que quase foi monge budista

Rostos e Rumos

Adelino Ascenso, o padre missionário que quase foi monge budista

Uma rara experiência durante a juventude levou-o a sítios inóspitos como Katmandu, no Nepal. Na América Latina acompanhou na selva amazónica um pistoleiro durante dez dias. O missionário Adelino Ascenso, que viveu 12 anos no Japão, é o último entrevistado do programa Rostos e Rumos, parceria da TSF e do 7MARGENS.

Sete Partidas

Vinte e cinco anos depois

7Partidas

Vinte e cinco anos depois

Em 2001, vivíamos em San Francisco. Naquela segunda-feira, dia 11 de Setembro, fomos acordados pelo meu sogro, que nos ligava da Alemanha para avisar que os EUA estavam a ser atacados. Em San Francisco era ainda madrugada; em Nova Iorque passava das nove da manhã, e as duas torres já estavam a arder. [Texto de Helena Araújo].

Visto e Ouvido

Igreja tem política de “tolerância zero” aos abusos sexuais, mas ainda está em “processo de purificação”

D. José Ornelas

Bispo de Setúbal

Agenda

[ai1ec view=”agenda”]

Ver todas as datas

Fale connosco

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Perseu declara-se vítima

Testemunho

Perseu declara-se vítima novidade

Escrevo como sobrevivente de abuso sexual na Igreja. Estive calado trinta e seis anos. Sou acompanhado há mais de oito. Não escrevo para defender a instituição, e nada lhe devo. Defendo duas coisas apenas: os sobreviventes e a Graça. [Testemunho de um sobrevivente de abuso sexual na Igreja Católica].

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.