O livro Religião, Território e Identidade – Contextos Metropolitanos é o pretexto para uma mesa-redonda entre os autores, Alfredo Teixeira, Margarida Franca, Helena Vilaça, Steffen Dix, Jorge Botelho Moniz e José Pereira Coutinho, que terá lugar na próxima quinta-feira, 23 de março, na Biblioteca da Imprensa Nacional (R. da Escola Politécnica, 135) em Lisboa.
Alfredo Teixeira tem coordenado diversos inquéritos e estudos que estão na base do conhecimento científico no cruzamento daquelas três variáveis, desde o inquérito Identidades Religiosas em Portugal em 2011 que, entre outros elementos significativos, mostrou a grande concentração do pluralismo religioso na Área Metropolitana de Lisboa (AML), até ao estudo Identidades Religiosas e Dinâmica Social na Área Metropolitana de Lisboa levado a cabo em 2018, ambos realizados no âmbito de centros de investigação da Universidade Católica Portuguesa.
Este último estudo pretendeu responder a questões como estas: como é a paisagem religiosa na região de Lisboa? Como se distribuem as posições religiosas por área geográfica na Área Metropolitana de Lisboa? Com que regularidade praticam os lisboetas o seu culto religioso?
No livro que agora serve de estímulo à mesa-redonda que será moderada pelo editor do 7MARGENS, Jorge Wemans, propõe-se “o aprofundamento do estudo de alguns aspetos dos resultados daquele inquérito” de 2018, bem como aprofundar “um esforço de contextualização, facilitando a comparabilidade com outros contextos metropolitanos”.