AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Moçambique. Mulher macua preparando alimentos. Ilda Canuma Martins

[Moçambique, margem Sul]

Axinene arivava – “natural não teme”

| 11/10/2024

Ilda Canuma Martins, mulher macua: representação de uma preparação de alimentos. Foto: Direitos reservados.

Faz algum tempo que não mantenho a regularidade de enviar a minha crónica mensal para este jornal. São várias as actividades que me têm consumido, e esse é o termo – consumir; a ponto de eu não ter a delicadeza de “cuidar de mim”, naquilo de que mais gosto: escrever.

Hoje, não me contive, inspirada pela música intitulada Axinene arivava, expressão makhuwa, que em português significa “sou deste lugar” ou “o dono está aqui”. É cantada pela Banda Kakana . O seu conteúdo é um autêntico convite à temática que mais tenho abordado, nesta coluna: as culturas moçambicanas. A música, no caso, é uma exaltação à auto-estima da beleza da mulher makhuwa, da gastronomia da Ilha de Moçambique, assim como das suas culturas.

 

Faz jus ao que se tem dito sobre as mulheres daquele lugar e arredores, a parte costeira da província de Nampula. São consideradas as mais bonitas de Moçambique, descritas através da sua forma especial de amarrar lenços na cabeça ou o modo através do qual amarram as suas capulanas bastante garridas. São consideradas sedutoras e que prezam a sua beleza corporal, sobretudo facial, cuidada com o mussiro (extracto de uma planta designadas n’siro), que tem um poder hidratante, sem igual. A par dessa arte de amarrar lenços e capulanas adornam-se de anéis, colares e brincos. Fruto do contacto com povos árabes, é comum, para além desses adereços, vê-las com mais do que um colar ao pescoço e vários anéis nos dedos das mãos. Pura beleza!

A música interpelou-me, numa semana na qual recebi vários vídeos nos quais se encontram grupos de mulheres com perucas e extensões capilares, fazendo o ritual de desapego a essa instalada tradição de usar “próteses”, sem ser por doença ou caracterização do personagem. Nesse ritual, elas juntavam-se e, ao mesmo tempo, retiravam tais “próteses” e extensões, exaltando a sua beleza natural. Relacionada a este facto, a música acabada de referir é um ensinamento contra o consumismo e apelo ao desligamento da necessidade de seguir a “moda dos cabelos artificiais”, que se considera ser a que coloca qualquer um nos píncaros da proximidade com as pessoas de pele branca ou os que são a referência do mundo.

Ilda Canuma Martins, mulher macua:adornada. Foto: Direitos reservados.

Em Moçambique, há mesmo quem não tenha o que comer, onde dormir ou dinheiro para necessidades básicas, mas sente-se poderosa, basta que tenha uma peruca ou extensões capilares. Há ainda quem exija reverência, no seu bairro ou local de trabalho, porque é quem tem as perucas mais caras “da zona”. Mais do que o valor que custam, exibem-se os imensos exemplares, cores e tamanhos que cada uma tem.

Nesta mesma semana, fui impelida a pedir a uma aluna que parasse de bater na cabeça, porque a sua peruca lhe fazia comichão ao couro cabeludo. Não conseguia, se quer prestar atenção a aula. Dias depois, apareceu a agradeceu-me pela chamada de atenção, por se sentir mais feliz e com o couro cabeludo são e fresco. E tem mais, são imensas as vezes que não reconheço as alunas, por aparecerem sempre com uma caracterização diferente.

O Brasil tem estado a superar essa carência. Mulheres e homens têm estado a assumir e a fazer campanhas de valorização da carapinha. Os vídeos que recebi e a que acima me referi, são uma acérrima campanha e convite para que, as mulheres africanas aprendam a identificar-se como tal, a aceitarem-se e a terem poder nisso. Claramente que volvidos séculos de negação das próprias culturas, seja necessário um trabalho de contra-ideologia da branquitude. E ao afirmar “natural não teme”, a música da “Banda Kakana”, convida-nos a não nos afligirmos em sermos nós próprios. Diz, grosso, modo: […] “solta tua carapinha menina, na minha terra, natural não teme, tem capulana, tem mussiro, tem mikoba, para exaltar sua beleza menina. Solta sua ginga, no salto à corda, no som do tufo. Axinene arivava” […] Muthyana orera (mulher bonita). Fica o convite. Há um poder por trás da carapinha. Os grifos são meus.

Escutar aquela música, recordou-me o “Mito de Criação da identidade makhuwa e lomwe”, o mito dos “montes Namuli” (província da Zambézia, na serra Gurrùe). Do ponto de vista de expansão geográfica, essa identidade perpassa as províncias do Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia. Entretanto, para além deste lugar circunscrito, pelo facto de o povo makhuwa ser o mais numeroso em Moçambique, tem-se utilizado esse mito, por extrapolação, designando-o como o de origem de todos dos moçambicanos, embora este país seja caracterizado por mais etnias culturais. E diz assim:

O homem [sic]  recém-criado, contemplava diariamente a extensa planície verde, onde crescia toda a espécie de árvore e planta. Num certo momento, buscando satisfazer sua curiosidade, decidiu descer para conhecer melhor o excelente panorama. Durante a perigosa descida, tropeçou numa pedra, caiu ferido por terra e desmaiou. Passou muito tempo, quando despertou e abriu os olhos, deu-se conta de que seu sangue se misturava com a água de um riacho que por ali passava; seguiu o curso da água e observou, na cavidade de uma rocha, que estava se formando lentamente uma figura semelhante ao seu corpo: era a primeira mulher.

Formava-se, desse modo, o primeiro casal: um homem (Mulupwana) e uma mulher (muthyana). O casal continuou a viagem até a planície, descendo por diversos caminhos que iam abrindo pela primeira vez. À medida que eles foram-se multiplicando [Sic],   iam-se separando, dando origem aos diferentes grupos que hoje compõem esse povo, diferentes em algumas expressões linguísticas e culturais, mas sobretudo, unidos entre si. A expressão Miyo kokhuma o Namuli (venho de Namuli) sintetiza a fé do povo makhuwa na criação e contém todo o significado da sua identidade. Lerma, Francisco. In. Religiões Africanas Hoje: Introdução ao estudo das Religiões Tradicionais em Moçambique. Maputo: Paulinas. 2009:176-177. O negrito é responsabilidade minha.

Os moçambicanos têm a sua identidade assente na aceitação da diferença e na união em função da sua origem comum. A sua lenda já espelha esse facto. É verdade que, em contexto real, existem desavenças, mas esses mitos são para nos recordar que somos a mesma Humanidade e que devemos ter amor próprio e amor entre nós. E isto volta a levar-nos à música axinene arivava, que nos recorda para que activemos a nossa própria ginga, aceitemos a nossa carapinha, porque “natural não teme”. Tem a sua própria identidade.

Abri o texto com a alegria de uma música que me estimulou a escrevê-lo e fecho-o na esperança de poder contribuir para a nova era a que somos chamados a abraçar. Por que razão havemos nós de nos querer vangloriar com recurso à identidade de outrem? Somos donos daqui, somos deste lugar. Somos daqui!!!!

 

Sara Laisse integra o Graal (Movimento internacional de mulheres cristãs) em Maputo. Contacto: saralaisse@yahoo.com.br 

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This