Coordenador nacional

Bacelar de Vasconcelos na Estratégia Europeia contra Antissemitismo

| 10 Abr 2023

Pedro Bacelar de Vasconcelos

Pedro Bacelar de Vasconcelos

O constitucionalista Pedro Bacelar de Vasconcelos foi nomeado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, para desempenhar as funções de Coordenador Nacional da Estratégia Europeia para Combater o Antissemitismo e Promover a Vida Judaica – soube o 7MARGENS. “O combate ao antissemitismo é o movimento fundador da luta contra o preconceito e todas as modalidades de discriminação”, comentou o próprio, a propósito da sua nomeação.

“A tomada de consciência da necessidade de um empenhamento público e da exigência de um compromisso institucional para o combate ao racismo nasce, após a derrota do nazismo, da revelação da inteira dimensão dos horrores do Holocausto”, acrescentou o responsável ao 7MARGENS.

Pedro Carlos da Silva Bacelar de Vasconcelos é doutorado em Direito, Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professor jubilado de Direito Público na Escola de Direito da Universidade do Minho, foi, designadamente, governador civil do Distrito de Braga (1995-1999); enviado especial da União Europeia para o processo de transição política na República Democrática do Congo em 1997/1998; vice-presidente da Convenção para a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (1999/2000); director dos Assuntos Constitucionais e Eleitorais das Nações Unidas (UNTAET), em Timor-Leste (2000); coordenador nacional do programa da ONU – Aliança das Civilizações, presidido por Jorge Sampaio (2007/2011). Enquanto deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista, foi presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias (2015/2019) e da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (2019/2022).

A Estratégia Europeia para Combater o Antissemitismo e Promover a Vida Judaica, que a partir de agora Pedro Bacelar de Vasconcelos coordenará em Portugal, foi apresentada pela Comissão Europeia em 2021 e visa combater todas as formas de antissemitismo, proteger a vida judaica e promover a investigação, a educação e a salvaguarda da memória do Holocausto. Esta iniciativa da União Europeia representa um desafio “aos Estados-membros, às organizações internacionais, aos intervenientes da sociedade civil e aos cidadãos para que se comprometam com um futuro livre de antissemitismo na União Europeia e fora dela”.

Pedro Bacelar de Vasconcelos cuidará de representar Portugal nos fóruns que discutam e concretizem os objectivos desta iniciativa. “Em boa hora tomou a União Europeia a iniciativa do lançamento desta campanha”, considerou Pedro Bacelar, cujas funções como coordenador nacional não serão remuneradas.

Uma campanha “que contempla a conveniência de assegurar uma efetiva articulação entre todos os Estados membros por forma a contemplar a grande diversidade que estes preconceitos assumem no conjunto do território europeu”. E que combinará “a denúncia das manifestações do preconceito com a sua atempada prevenção e associando a rejeição de tais sentimentos ao conhecimento, divulgação e apreço pela diversidade cultural que constitui o valioso património civilizacional da ‘raça’ humana”, acrescentou Pedro Bacelar de Vasconcelos.

 

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira

Inaugurados dia 25

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira novidade

A comunidade cristã da Golpilheira – inserida na paróquia da Batalha – vai estar em festa no próximo domingo, 25 de fevereiro, data em que serão inaugurados e benzidos os novos vitrais e esculturas dos três videntes de Fátima que passarão a ornamentar a sua igreja principal – a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As peças artísticas foram criadas por autores nacionais, sob a coordenação do diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This