Repressão intensifica-se

Bahá’is sofrem nova vaga de buscas domiciliárias e detenções no Irão

| 14 Nov 2023

Mapa mundo, Irão. Foto Lara Jameson Pexels

Pelo menos 32 bahá’ís terão também sido presos durante o mês de outubro em diversas cidades do Irão e outros 26 condenados a um total de 126 anos de prisão. Foto © Lara Jameson/Pexels.

 

As forças de segurança iranianas invadiram na semana passada, sem apresentar qualquer justificação, as casas de mais de 20 bahá’is e, após agredi-los física e verbalmente, levaram pelo menos 19 sob custódia, desconhecendo-se o seu paradeiro. Estas “detenções e buscas domiciliárias confirmam os receios crescentes de que o governo do Irão tenha redobrado a sua repressão à comunidade bahá’í perseguida” no país, denuncia a Comunidade Internacional Bahá’í (BIC, na sigla inglesa).

Cinco das casas invadidas pertenciam a mulheres idosas que viviam sozinhas, com idades compreendidas entre os 70 e os 90 anos. Os maridos de duas delas “estavam entre os mais de 200 bahá’ís executados pelo governo do Irão após a Revolução Islâmica de 1979”, revela um comunicado divulgado no site da BIC.

Pelo menos 32 bahá’ís terão também sido presos durante o mês de outubro em diversas cidades do Irão e outros 26 condenados a um total de 126 anos de prisão, acrescenta o documento.

“A cada semana que passa, e a cada nova vaga de detenções, o governo iraniano dá-nos novas provas da sua crueldade e das suas intenções de perseguir os bahá’ís apenas pelas suas crenças, mesmo em idade avançada”, afirma Simin Fahandej, representante da Comunidade Internacional Bahá’í nas Nações Unidas em Genebra, citada no comunicado.

“Fazer buscas nas casas dos idosos e dos enfermos – mulheres que perderam os seus maridos há mais de 40 anos, para este mesmo governo – mostra-nos também que qualquer tentativa das autoridades iranianas para justificar as suas ações é vazia e falsa. Que ameaça os bahá’ís doentes e idosos representam para o governo iraniano?”, questiona Fahandej,para concluir que “nada além do preconceito religioso pode explicar tais ações impiedosas”.

Já no início de outubro, o 7MARGENS  havia dado conta da discriminação que estavam a sofrer os jovens bahá’ís que se candidataram este ano ao ensino superior no Irão, ao serem “convidados a assinar um formulário de declaração renunciando às suas crenças para poderem ser admitidos na universidade”.

Poucos dias antes, o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, havia feito, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, um discurso em defesa da igualdade e do respeito pelas religiões em todo o mundo, que a Comunidade Bahá’í Internacional apelidou então de “hipócrita”.

Os dados divulgados no final de outubro pelo relator especial das Nações Unidas sobre a situação dos direitos humanos no Irão, Javaid Rehman, não deixam margem para dúvidas: “houve um aumento acentuado nos ataques dirigidos e assédio à [comunidade] bahá’í, com mais de 333 incidentes relatados desde julho de 2022, incluindo casos de detenções arbitrárias, interrogatórios, detenções ilegais, tortura, maus-tratos, destruição de propriedades, profanação de cemitérios, negação de direitos à educação e outras formas de pressões económicas”.

 

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

Decisão histórica

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz novidade

Face à “terrível situação humanitária” na Etiópia, os líderes das três maiores igrejas do país – a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus e a Igreja Católica Etíope – tomaram a decisão histórica de estabelecer um conselho nacional de igrejas. O compromisso foi assumido na semana passada, num encontro que decorreu no Instituto Ecuménico de Bossey (França) e visa reforçar a cooperação ecuménica na resposta às necessidades humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos.

Bíblia ou Tradição?

Bíblia ou Tradição? novidade

Desde a Reforma Protestante que o Catolicismo se debate com a questão das fontes da revelação. Por oposição ao Protestantismo, que vê na Bíblia a única e exclusiva fonte da revelação, o Catolicismo sublinha a importância da Tradição para o estabelecimento da revelação divina. A questão, em termos simples, resume-se a saber como é que cada crente pode aceder à Palavra de Deus. (Jorge Paulo)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Livro de Josué já tem nova tradução

Texto provisório online

Livro de Josué já tem nova tradução novidade

A Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que coordena a nova tradução da Bíblia acaba de disponibilizar online a proposta de tradução do Livro de Josué, encontrando-se agora aberta a sugestões e contributos dos leitores, “em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This