Caminho Sinodal em concretização

Bênção de casais do mesmo sexo avança em dioceses alemãs

| 18 Mar 2023

Manifestação a favor do casamento homossexual. Foto @Ian Taylor | Unsplash

 

O bispo de Osnabrück, Franz-Josef Bode, convidou esta semana “todos os casais que não podem ou não querem casar-se pela igreja”, mas que “querem ver a sua relação abençoada pela Igreja” a dirigirem-se aos serviços paroquiais e diocesanos para iniciarem o caminho que lhes permitirá serem ritualmente abençoados, anunciou a Catholic News Agencyno dia 17 de março.

Na sequência das decisões votadas a 11 de março, no fecho do caminho sinodal alemã, vários outros bispos alemães publicitaram recomendações no mesmo sentido. Um deles, o bispo de Hildesheim, Heiner Wilmer, escreveu aos funcionários da sua diocese: “É de grande importância para mim que as pessoas LGBTQ sejam acompanhadas pastoral, espiritual e liturgicamente. Congratulo-me com a decisão do Caminho Sinodal de constituir uma equipa que irá publicar um folheto para as celebrações de bênção de casais do mesmo sexo, bem como de divorciados recasados.”

Estas disposições de bispos alemães contrariam o aviso deixado pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, na segunda-feira 12 de março, quando disse que “uma igreja local e particular não pode tomar uma decisão que envolva a disciplina da Igreja universal” e que o lugar para debater essa questão seria o próximo Sínodo dos Bispos (outubro deste ano). O número dois da Cúria Romana retomava de modo mais brando a resposta terminantemente negativa [ver 7MARGENS] dada há dois anos pelo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, Luís Ladaria, à pergunta feita por alguns bispos sobre se “a Igreja dispõe do poder de abençoar as uniões de pessoas do mesmo sexo?”. A resposta foi então: “A Igreja não dispõe, nem pode dispor, do poder de abençoar uniões de pessoas do mesmo sexo”, porque “não abençoa nem pode abençoar o pecado”.

Depois disso, vários bispos alemães já expressaram apoio público à bênção de uniões entre pessoas do mesmo sexo, como o cardeal de Munique e Freising, Reinhard Marx, e o bispo de Dresden-Meißen, Heinrich Timmerervers.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Entre o argueiro e a trave

Entre o argueiro e a trave novidade

E o Papa Francisco tem sido muito claro ao dizer-nos que as situações graves não podem ser tratadas de ânimo leve. “Nunca serão suficientes as nossas palavras de arrependimento e consolação para as vítimas de abusos sexuais por parte dos membros da Igreja. (Opinião de Guilherme d’Oliveira Martins).

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio

Prevista pena de morte

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio

Uma nova legislação aprovada pelo Parlamento ugandês esta semana prevê penas de até 20 anos de prisão para quem apoie “atividades homossexuais” e pena de morte caso haja abusos de crianças ou pessoas vulneráveis associados à homossexualidade. O alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, já pediu ao presidente do país africano que não promulgue esta “nova lei draconiana”, mas os bispos do país, católicos e anglicanos, permanecem em silêncio.

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores

Após reunião com Comissão Independente

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) suspendeu preventivamente um elemento suspeito da prática de abusos sexuais de menores, depois de ter recebido da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica a informação de sete situações de alegados abusos que não eram do conhecimento da organização. Em comunicado divulgado esta sexta-feira, 24 de março, o CNE adianta que “está atualmente a decorrer o processo interno de averiguação, para decisão em sede de processo disciplinar e outras medidas consideradas pertinentes”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This