Bênçãos pela festa de Shavuot

| 27 Mai 23

Neste oitavo episódio do podcast 7 Céus, publicado quando os judeus acabam de celebrar a festa de Shavuot, escutamos um excerto de um texto da tradição hebraica, “As 18 Bênçãos”.

Shavuot, que significa “semanas”, é também conhecida como Festa das Colheitas ou Festa das Primícias, e assinala a entrega da Torá ao povo judeu no Monte Sinai. Ocorre no dia 6 do mês de Sivan, 49 dias (sete semanas) após a Pessach, que assinala, por sua vez, a fuga dos judeus do Egito.

Campo com espigas de trigo. Foto © Tomertu

Campo com espigas de trigo. Foto © Tomertu

 

O podcast 7 Céus é editado pelo jornal digital 7MARGENS.

VOZES: Clara Raimundo (introdução), Gonçalo Rodrigues (oração)

ORAÇÃO: excerto de “As 18 Bênçãos”, da tradição hebraica

Todos os textos lidos neste podcast foram publicados no livro “A Oração dos Homens – Uma Antologia das Tradições Espirituais”, com apresentação, seleção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça, editado pela Porto Editora/Assírio & Alvim (2006), que autorizou ao 7MARGENS a reprodução dos mesmos.

MÚSICAS:

O mar, do álbum Ao Teu Sopro – grupo Laetare (Introdução)

IMAGEM: © Tomertu

 

O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativohttps://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Sugira a uma pessoa amiga que subscreva a nossa newsletter:
 https://bit.ly/3qH8gYv
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos
setemargens@setemargens.com

últimos episódios

poder? só para libertar e curar

poder? só para libertar e curar

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XV do Tempo Comum B. Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 13 de Julho de 2024.

um brinde aos profetas

um brinde aos profetas

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XIV do Tempo Comum B. Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 6 de Julho de 2024.

Uma coleção de livros infanto-juvenis que é uma missão para estas férias… e para o resto da vida

[O papel das estórias]

Uma coleção de livros infanto-juvenis que é uma missão para estas férias… e para o resto da vida novidade

Miúdos de férias rima com leituras sérias. O objetivo era rimar, não assustar! Os livros sobre os quais vos venho falar são, de facto, sobre temas sérios, mas não são “uma seca”. Podem mesmo ser uma lufada de ar fresco neste verão que se adivinha a aquecer.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Christian Solidarity International quer o Azerbaijão fora dos Jogos Olímpicos

Em causa limpeza étnica no Nagorno

Christian Solidarity International quer o Azerbaijão fora dos Jogos Olímpicos novidade

A Christian Solidarity International (CSI) quer o Azerbaijão fora da edição deste ano dos Jogos Olímpicos. Esta posição surge em resposta à recente limpeza étnica protagonizada pelas autoridades do país à comunidade cristã arménia de Nagorno Karabakh.

Beatriz foi “notificada” a tempo para abandonar a cave onde vivia, diz Câmara de Loures, mas a própria contesta

Caso de despejo

Beatriz foi “notificada” a tempo para abandonar a cave onde vivia, diz Câmara de Loures, mas a própria contesta novidade

Beatriz B. foi “atempadamente notificada” para abandonar a cave onde vivia ilegalmente, diz a Câmara de Loures para justificar o despejo da jovem mãe e dos seus dois filhos. A visada e a Comissão Justiça, Paz e Ecologia da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal contestam essa versão dos factos.

Sessões de partilha apoiam cuidadores informais em Lisboa

Até março de 2025

Sessões de partilha apoiam cuidadores informais em Lisboa novidade

O Espaço ComVida, um projeto-piloto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em São Domingos de Benfica, e o Instituto São João de Deus uniram-se para dinamizar sessões de partilha destinadas a cuidadores informais. A iniciativa decorre até março do próximo ano, depois do primeiro encontro ter sido realizado no passado dia 8 de julho.

Um casal em 2024

Um casal em 2024 novidade

“A D. Georgina e o Senhor Amaro comentam o trânsito dos jovens, ele irritado: isto é gente de fora, do karaté ou lá o que é, daquelas coisas chinesas de dar porrada. Ela, rancorosa: pois, deixam-nos vir para cá para aprenderem a fazer-nos mal, deviam era mandá-los a todos para a terra dele”. Um texto de Nuno Caiado, baseado num episódio real testemunhado em Lisboa.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This