Fátima

Bispo de Aveiro evoca situação “dramática” dos “irmãos do Afeganistão”

| 14 Set 21

Peregrinos em Fátima na eucaristia com que encerrou a peregrinação de 13 de Setembro. Foto © Santuário de Fátima

 

O bispo de Aveiro evocou nesta segunda-feira, 13, a situação “dramática” dos “irmãos do Afeganistão”, na eucaristia com que encerrou a peregrinação internacional de 13 de Setembro ao Santuário de Fátima.

“A preocupação pelos necessitados, a atenção aos doentes, o acolhimento aos estrangeiros e refugiados, a assistência aos presos, o cuidado dos mais pequenos e débeis sempre fizeram parte do discipulado cristão”, afirmou D. António Moiteiro, na celebração a que presidiu no recinto de oração, citado pela Ecclesia.

O presidente da celebração afirmou que “não há seguimento de Jesus sem missão a cumprir” e “não é verdadeiro seguidor” quem não se interessa pela sua missão libertadora e salvadora, quem “não se preocupa com os sofrimentos do povo”, com a sua fome religiosa, “a sua sede de Deus, o seu desejo de aprender, de rezar, de se comprometer”.

“Maria é a imagem de quem se confiou plenamente ao amor de Deus manifestado e comunicado em Jesus Cristo”, acrescentou António Moiteiro, referindo que os apelos ouvidos em Fátima em 1917 são “um sinal e prolongamento da solicitude materna daquela que exorta a ouvir e a seguir Jesus”.

O bispo recordou ainda que a acção evangelizadora dos primeiros cristãos tinha como objectivo “levar a pessoa a transformar-se” e a incorporar-se “ativamente no grupo dos discípulos de Jesus, a viverem em comunhão”.

 

‘Caminho Minhoto Ribeiro’ reconhecido pelos arcebispos de Braga e Santiago

Em ano Xacobeo

‘Caminho Minhoto Ribeiro’ reconhecido pelos arcebispos de Braga e Santiago novidade

A cidade de Braga foi palco, nesta sexta-feira, 17, da declaração oficial de reconhecimento do Caminho Minhoto Ribeiro por parte dos arcebispos de Braga e de Santiago de Compostela, depois de esse processo ter decorrido já por parte das autarquias do lado português e galego. Na conferência que decorreu em Braga, cidade que é ponto de partida dos dois itinerários que compõem este Caminho, foi igualmente feita a apresentação da investigação documental que fundamenta este novo percurso, a cargo do professor e historiador galego Cástor Pérez Casal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror

Edgar Morin em entrevista

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror novidade

“Se formos capazes de nos maravilhar, extraímos forças para nos revoltarmos contra essas crueldades, esses horrores. Não podemos perder a capacidade de maravilhamento e encantamento” se queremos lutar contra a crise, contra as crises, afirmou Edgar Morin à Rádio Vaticano em entrevista conduzida pela jornalista Hélène Destombes e citada ontem, dia 18 de setembro, pela agência de notícias ZENIT

A votar, a votar!

[Segunda leitura]

A votar, a votar! novidade

“Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro que ouvi isto na passada terça-feira, dia 14 de setembro. Assim mesmo, sem tirar nem pôr, na abertura de um noticiário na rádio: “Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This