
O padre James Altman tornou-se uma referência da direita e da extrema-direita política dos Estados Unidos. Imagem retirada do Canal de Youtube de Altman.
O bispo William Callahan, da diocese de La Crosse (estado do Wisconsin, centro norte dos EUA, junto à fronteira com o Canadá), demitiu o padre James Altman da sua paróquia, considerando-o “divisor e ineficaz”.
Em causa estão comentários do padre Altman, que se tornou uma referência da direita e da extrema-direita política dos Estados Unidos. O padre afirmou, nas últimas eleições presidenciais, que os católicos não podem ser democratas, ao mesmo tempo que ignorava sistematicamente os protocolos de segurança da covid-19 e fazia comentários anti-imigrantes e racistas.
Por tudo isso, o bispo demitiu-o de pároco de St James the Less (São Tiago Menor). O próprio Altman disse, na homilia do último domingo, que a paróquia tinha beneficiado financeiramente do seu crescente perfil nacional. E anunciou, segundo o La Croix International, que o seu advogado canónico iria contestar a demissão decidida pelo bispo.