Estados Unidos

Bispo demite padre por comentários racistas e anti-imigração

| 26 Mai 21

padre James Altman demitido EUA Foto Direitos Reservados

O padre James Altman tornou-se uma referência da direita e da extrema-direita política dos Estados Unidos. Imagem retirada do Canal de Youtube de Altman.

 

O bispo William Callahan, da diocese de La Crosse (estado do Wisconsin, centro norte dos EUA, junto à fronteira com o Canadá), demitiu o padre James Altman da sua paróquia, considerando-o “divisor e ineficaz”.

Em causa estão comentários do padre Altman, que se tornou uma referência da direita e da extrema-direita política dos Estados Unidos. O padre afirmou, nas últimas eleições presidenciais, que os católicos não podem ser democratas, ao mesmo tempo que ignorava sistematicamente os protocolos de segurança da covid-19 e fazia comentários anti-imigrantes e racistas.

Por tudo isso, o bispo demitiu-o de pároco de St James the Less (São Tiago Menor). O próprio Altman disse, na homilia do último domingo, que a paróquia tinha beneficiado financeiramente do seu crescente perfil nacional. E anunciou, segundo o La Croix International, que o seu advogado canónico iria contestar a demissão decidida pelo bispo.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“Caminhada pela Vida” contra regresso do aborto e da eutanásia

Neste sábado, em dez cidades

“Caminhada pela Vida” contra regresso do aborto e da eutanásia novidade

Uma “caminhada pela vida” em dez cidades portuguesas é a proposta da Federação Portuguesa pela Vida e da Plataforma Caminhadas pela Vida para este sábado, 22, à tarde, com o objectivo de contrariar o regresso do debate da eutanásia e os projectos de lei de alargamento de prazos no aborto apresentados entretanto no Parlamento pelas duas deputadas não inscritas.

Sínodo em demanda de mudanças

Sínodo em demanda de mudanças novidade

Falo-vos da reflexão feita pelo Papa Francisco, como bispo de Roma, no início do Sínodo, cuja primeira etapa agora começa, de outubro de 2021 a abril de 2022, respeitando às dioceses individuais. Devemos lembrar que o “tema da sinodalidade não é o capítulo de um tratado de eclesiologia, muito menos uma moda, um slogan ou novo termo a ser usado ou instrumentalizado nos nossos encontros. Não! A sinodalidade exprime a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão”.

Um inusitado toque de sinos, um minuto de silêncio, uma árvore plantada pelo Presidente

Memória e Esperança mobiliza gestos

Um inusitado toque de sinos, um minuto de silêncio, uma árvore plantada pelo Presidente novidade

Um voto no Parlamento, uma árvore a plantar pelo Presidente da República domingo à tarde no fecho da Jornada e um minuto de silêncio para ser cumprido também domingo, às 14h, por quem assim o entenda. Gestos da Jornada de Memória e Esperança que mobiliza neste fim-de-semana milhares de crianças, jovens e adultos por todo o país.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This