
Nuno Brás Martins, bispo do Funchal, é o delegado da Conferência Episcopal Portuguesa na Comece desde 2020. Foto © Comece.
O bispo do Funchal, Nuno Brás Martins, foi eleito esta quarta-feira, 22 de março, vice-presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece), durante a assembleia daquele organismo a decorrer em Roma, avançou o Vatican News. O prelado português é o delegado da Conferência Episcopal Portuguesa na Comece desde 2020.
O novo Presidente é o bispo de Latina (Itália), Mariano Crociata, que substitui no cargo o cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo. A direção fica completa com outros três vice-presidentes: os bispos Antoine Hérouard (França), Rimantas Norvila (Lituânia) e Czeslaw Kozon (Dinamarca). O seu mandato estende-se até 2028.
Crociata, 70 anos, expressou gratidão pela confiança em si depositada pelos membros da assembleia da Comece. “Este é um momento crucial para a Europa e para a Igreja. Unidade e solidariedade são necessárias mais do que nunca nesta transição”, afirmou o novo presidente, pensando na “recuperação justa e sustentável das consequências da pandemia de covid-19” e na importância de renivar a paz no continente e no mundo.
Após a eleição, a assembleia reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, para refletir sobre as implicações humanitárias, geopolíticas e sociais da guerra na Ucrânia e as formas como a Igreja pode encorajar e contribuir para o papel da União Europeia (UE) como um ator de paz global.
Nesta quinta-feira, 23, a nova Presidência, todos os delegados dos bispos da UE e membros do secretariado da Comece, juntamente com suas famílias, serão recebidos pelo Papa Francisco no Vaticano.
A Comece integra delegados de todos os Estados-membros da UE, tendo sido criada em 1980, com a aprovação da Santa Sé, para representar os episcopados católicos junto das instituições comunitárias.