Lisboa sem novidades

Bispo do Porto afasta três padres suspeitos de abusos

| 16 Mar 2023

Manuel Linda Foto Diocese do Porto

O bispo Manuel Linda, numa celebração na Sé do Porto, em setembro de 2022. Foto © Diocese do Porto.

 

A diocese do Porto anunciou esta quinta-feira, 16 de março, o afastamento temporário de três padres, no seguimento de uma investigação interna realizada após ter recebido, por parte da Comissão Independente, uma lista com os nomes de 12 clérigos acusados de ter abusado de menores, dos quais sete se encontravam no ativo.

“No âmbito da investigação interna sobre os nomes constantes da lista de suspeitos fornecida pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, o bispo do Porto decidiu afastar temporariamente três sacerdotes diocesanos de toda a atividade pastoral”, indica um comunicado divulgado no site da diocese.

No passado dia 10 de março, a diocese havia emitido um primeiro comunicado em que anunciava ter  sido “iniciada a investigação prévia a respeito dos sete clérigos vivos” e garantia que se, entretanto, aparecessem “indícios fiáveis”, o bispo Manuel Linda não hesitaria “em suspender preventivamente o clérigo em causa”. Na nova nota publicada esta quinta-feira, nada é dito relativamente aos restantes quatro padres no ativo que constam da lista.

A diocese do Porto é, até ao momento, aquela em que mais padres foram afastados no seguimento da entrega da lista pela Comissão Independente (e a segunda com maior número de alegados abusadores, a seguir a Lisboa).

Relativamente ao Patriarcado de Lisboa, que informou no passado dia 10 ter solicitado “com caráter de urgência” mais dados à Comissão Independente respeitantes aos cinco padres acusados que ainda se encontram no ativo (de um total de 24 que constam da lista recebida), não voltou a emitir qualquer comunicado até ao momento.

Em entrevista à Renascença e ao Público na passada terça-feira, 14, o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, explicou que o Patriarcado ainda não afastou nenhum dos “cinco, seis” clérigos que estão no ativo porque continua à espera de “mais dados”. Depois disso, admite que estes padres “podem ser sujeitos à tal proibição do exercício público do ministério”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Entre o argueiro e a trave

Entre o argueiro e a trave novidade

E o Papa Francisco tem sido muito claro ao dizer-nos que as situações graves não podem ser tratadas de ânimo leve. “Nunca serão suficientes as nossas palavras de arrependimento e consolação para as vítimas de abusos sexuais por parte dos membros da Igreja. (Opinião de Guilherme d’Oliveira Martins).

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio

Prevista pena de morte

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio

Uma nova legislação aprovada pelo Parlamento ugandês esta semana prevê penas de até 20 anos de prisão para quem apoie “atividades homossexuais” e pena de morte caso haja abusos de crianças ou pessoas vulneráveis associados à homossexualidade. O alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, já pediu ao presidente do país africano que não promulgue esta “nova lei draconiana”, mas os bispos do país, católicos e anglicanos, permanecem em silêncio.

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores

Após reunião com Comissão Independente

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) suspendeu preventivamente um elemento suspeito da prática de abusos sexuais de menores, depois de ter recebido da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica a informação de sete situações de alegados abusos que não eram do conhecimento da organização. Em comunicado divulgado esta sexta-feira, 24 de março, o CNE adianta que “está atualmente a decorrer o processo interno de averiguação, para decisão em sede de processo disciplinar e outras medidas consideradas pertinentes”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This