Abusos sexuais

Bispo do Porto não se lembra de caso mas remeteu denúncia para comissão

| 15 Out 2022

Manuel Linda Foto Diocese do Porto

O bispo Manuel Linda, numa celebração na Sé do Porto, em setembro de 2022. Foto © Diocese do Porto.

 

O bispo do Porto afirmou que “qualquer vítima” deve denunciar casos de abusos sexuais, numa resposta a um caso noticiado pela imprensa, envolvendo uma mulher e um padre da Diocese de Vila Real. Antes, numa primeira reação ao Jornal de Notícias, tinha afirmado que não se recordava “minimamente de nada parecido com essa denúncia”.

“Como bispo do Porto, espero que nunca uma denúncia como esta fique sem resposta e que qualquer vítima possa denunciar e partilhar essa dor”, disse Manuel Linda, na referida reação ao jornal portuense, que repetiria nos mesmos termos em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A alegada vítima, hoje com 32 anos, afirmou em entrevista ao Correio da Manhã que um padre abusou dela em criança e que teria, na altura, contado estes factos a Manuel Linda, então padre e professor de EMRC (Religião e Moral) na Diocese de Vila Real.

Para o bispo do Porto, este é “um caso muito doloroso”. “Se alguma vez uma denúncia não teve acolhimento pela Igreja, só posso pedir perdão por essa falha”, referiu.

Manuel Linda notou que que o caso foi comunicado à Comissão Independente, como “deve ser”. “Esse trabalho de investigação, no qual tenho toda a confiança, é muito importante, e é o que pode trazer luz sobre toda esta dor, principalmente a das vítimas”, concluiu.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Onde estão as mulheres na música litúrgica católica?

Onde estão as mulheres na música litúrgica católica? novidade

Na música, um dos ministérios mais estruturantes da liturgia católica, este paradigma mantém-se, embora com nuances particulares: salvo algumas (felizmente, cada vez mais) exceções, o ministério do canto, domingo a domingo, é, em Portugal, sustentado maioritariamente por mulheres e a regência dos coros é, preferencialmente, entregue a homens

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This