Bispo polaco obrigado a renunciar por não ter agido contra abuso de menores

| 12 Mai 21

Abuso de menores.

Em 2019, a conferência episcopal divulgou um relatório referindo que, entre 1990 e 2018, 382 padres abusaram de 624 menores. Ilustração: Churchandstate.org.

 

A nunciatura apostólica na Polónia divulgou esta quarta-feira, 12 de maio, que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do bispo da Diocese de Bydgoszcz, Jan Tyrawa, após a investigação conduzida pelo Vaticano ter concluído que este tratara de forma negligente as denúncias contra um padre da diocese acusado de abusar repetidamente de menores, limitando-se a transferi-lo de paróquia em paróquia.

Jan Tyrawa foi nomeado bispo auxiliar de Wroclaw em 1988 e estava à frente da Diocese de Bydgoszcz desde 2004. A Catholic News Agency lembra que, em março deste ano, o Vaticano anunciara ter obrigado o arcebispo emérito de Gdansk, Sławoj Leszek Głódź, e o bispo emérito de Kalisz, Edward Janiak, a residirem fora das suas dioceses e a não participarem em qualquer ato público celebrado no território daquelas dioceses.

A fundamentação destas decisões foi em tudo semelhante à agora usada contra o bispo Jan Tyrawa e está na base da investigação, ainda em curso, ao bispo Tadeusz Rakoczy, de 82 anos, que esteve à frente da Diocese de Bielsko-Zywiec entre 1992 e 2013.

Em 2019, a conferência episcopal polaca divulgou um relatório referindo que, entre 1990 e 2018, 382 padres tinham abusado de 624 menores.

 

‘Caminho Minhoto Ribeiro’ reconhecido pelos arcebispos de Braga e Santiago

Em ano Xacobeo

‘Caminho Minhoto Ribeiro’ reconhecido pelos arcebispos de Braga e Santiago novidade

A cidade de Braga foi palco, nesta sexta-feira, 17, da declaração oficial de reconhecimento do Caminho Minhoto Ribeiro por parte dos arcebispos de Braga e de Santiago de Compostela, depois de esse processo ter decorrido já por parte das autarquias do lado português e galego. Na conferência que decorreu em Braga, cidade que é ponto de partida dos dois itinerários que compõem este Caminho, foi igualmente feita a apresentação da investigação documental que fundamenta este novo percurso, a cargo do professor e historiador galego Cástor Pérez Casal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror

Edgar Morin em entrevista

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror novidade

“Se formos capazes de nos maravilhar, extraímos forças para nos revoltarmos contra essas crueldades, esses horrores. Não podemos perder a capacidade de maravilhamento e encantamento” se queremos lutar contra a crise, contra as crises, afirmou Edgar Morin à Rádio Vaticano em entrevista conduzida pela jornalista Hélène Destombes e citada ontem, dia 18 de setembro, pela agência de notícias ZENIT

A votar, a votar!

[Segunda leitura]

A votar, a votar! novidade

“Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro que ouvi isto na passada terça-feira, dia 14 de setembro. Assim mesmo, sem tirar nem pôr, na abertura de um noticiário na rádio: “Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This