Bispo polaco obrigado a renunciar por não ter agido contra abuso de menores

| 12 Mai 2021

Abuso de menores.

Em 2019, a conferência episcopal divulgou um relatório referindo que, entre 1990 e 2018, 382 padres abusaram de 624 menores. Ilustração: Churchandstate.org.

 

A nunciatura apostólica na Polónia divulgou esta quarta-feira, 12 de maio, que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do bispo da Diocese de Bydgoszcz, Jan Tyrawa, após a investigação conduzida pelo Vaticano ter concluído que este tratara de forma negligente as denúncias contra um padre da diocese acusado de abusar repetidamente de menores, limitando-se a transferi-lo de paróquia em paróquia.

Jan Tyrawa foi nomeado bispo auxiliar de Wroclaw em 1988 e estava à frente da Diocese de Bydgoszcz desde 2004. A Catholic News Agency lembra que, em março deste ano, o Vaticano anunciara ter obrigado o arcebispo emérito de Gdansk, Sławoj Leszek Głódź, e o bispo emérito de Kalisz, Edward Janiak, a residirem fora das suas dioceses e a não participarem em qualquer ato público celebrado no território daquelas dioceses.

A fundamentação destas decisões foi em tudo semelhante à agora usada contra o bispo Jan Tyrawa e está na base da investigação, ainda em curso, ao bispo Tadeusz Rakoczy, de 82 anos, que esteve à frente da Diocese de Bielsko-Zywiec entre 1992 e 2013.

Em 2019, a conferência episcopal polaca divulgou um relatório referindo que, entre 1990 e 2018, 382 padres tinham abusado de 624 menores.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This