Ajuda às igrejas

Bispos americanos prestam contas de 10 milhões de dólares de peditórios nacionais

| 22 Jul 2023

Conferência Episcopal dos EUA

Comissão da Conferência Episcopal dos EUA para os media. Foto © Site da Conferência Episcopal. 

 

Os bispos católicos dos Estados Unidos anunciaram no dia 20 de julho a que continentes foram destinados 10,24 milhões de dólares (cerca de 9,2 milhões de euros) arrecadados pelas dioceses, paróquias e através de doações pelo correio nas quatro grandes campanhas nacionais de angariação de fundos para a ajuda às igrejas do mundo inteiro.

Mais de 1,1 milhão de dólares foram entregues a projetos em África, entre os quais 24,3 mil para “formar jovens católicos etíopes como pacificadores comunitários num país onde os conflitos armados brutais ocorrem há três gerações”, lê-se na nota do episcopado americano. Às igrejas da Europa Central e Oriental foram entregues 5,1 milhões de dólares, dos quais 1,5 para financiar “trabalhos humanitários de guerra na Ucrânia e países vizinhos”, enquanto as igrejas da América Latina receberam 2,65 milhões “para apoiar projetos tão diversos quanto a recuperação das destruições causadas por terremoto, até à formação de jovens freiras”.

No campo interno, 1,38 milhões de dólares foram entregues “à diocese de Venice, na Flórida, onde 13 paróquias de comunidades empobrecidas sofreram graves danos causados pelo furacão Ian em setembro de 2022”.

A Catholic News Agency procurou obter uma maior discriminação dos apoios concedidos, sem conseguir obter resposta da Conferência Episcopal dos Bispos Americanos a tal solicitação.

As campanhas nacionais através das quais se obtiveram os fundos de que agora os bispos americanos prestam contas foram estas quatro: peditório para a Igreja na Europa Central e Oriental; peditório para a Igreja na América Latina; campanha do Fundo de Solidariedade para a Igreja na África; coleta para o Fundo dos Bispos de Emergência para Desastres e Catátrofes.

 

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira

Inaugurados dia 25

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira novidade

A comunidade cristã da Golpilheira – inserida na paróquia da Batalha – vai estar em festa no próximo domingo, 25 de fevereiro, data em que serão inaugurados e benzidos os novos vitrais e esculturas dos três videntes de Fátima que passarão a ornamentar a sua igreja principal – a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As peças artísticas foram criadas por autores nacionais, sob a coordenação do diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This