Semana da Unidade dos Cristãos

Bispos católicos e anglicanos juntos para dar testemunho de unidade

| 20 Jan 2024

Papa fez oração ecuménica pela paz, juntamente com Justin Welby, arcebispo da Cantuária (Igreja Anglicana) e o pastor Iain Greenshields, moderador da Igreja da Escócia (Presbiteriana). Foto © Vatican Media, via Agência Ecclesia.

No Sudão do Sul, o Papa fez oração ecuménica pela paz, juntamente com Justin Welby, arcebispo da Cantuária (Igreja Anglicana) e o pastor Iain Greenshields, moderador da Igreja da Escócia (Presbiteriana). Agora, Welby e Francisco dão mais um passo no diálogo ecuménico. Foto © Vatican Media, via Agência Ecclesia.

 

O Papa Francisco e o Arcebispo de Cantuária vão enviar em missão bispos das tradições anglicana e católica durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Esta ação faz parte da cimeira Growing Together, que terá lugar durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, de 22 a 29 de janeiro, em Roma e na Cantuária. Esta cimeira reunirá mais de 50 bispos das tradições anglicana e católica, representando 27 países. Os bispos visitarão locais sagrados, participarão em debates ecuménicos e reflectirão sobre formas de crescerem juntos no testemunho conjunto e na missão a nível mundial.

Tudo terá início junto ao túmulo de S. Paulo, onde o Papa Francisco e o Arcebispo da Cantuária irão proceder ao envio dos bispos, em pares, para serem testemunhas da unidade dos cristãos. Os bispos também explorarão a Basílica de São Pedro com uma visita guiada e assistirão a uma cerimónia anglicana em Evensong; visitarão a Igreja de São Bartolomeu, onde o Arcebispo de Cantuária presidirá e pregará numa Eucaristia anglicana cantada; visitarão a Igreja de San Gregorio al Celio, o local de onde o primeiro Arcebispo de Cantuária foi enviado para Inglaterra pelo Papa Gregório Magno em 597.

Em Roma, no dia 25 de janeiro, o Papa Francisco e o Arcebispo anglicano de Cantuária, Justin Welby, reunir-se-ão para as vésperas, marcando a conclusão da semana de oração e celebrando o forte sentido de caridade fraterna entre os bispos das respectivas igrejas. A cimeira é organizada pela IARCCUM, a Comissão Internacional Anglicana-Católica Romana para a Unidade e a Missão, dedicada a promover o diálogo ecuménico entre as duas tradições.

Não será a primeira vez que esta iniciativa acontecerá. Em 2019, o Papa Francisco e o Arcebispo Welby enviaram um grupo semelhante de 19 bispos anglicanos e 19 bispos católicos.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos decorre entre a festa da Cátedra de S. Pedro, a 18 de janeiro, e a festa da Conversão de S. Paulo, a 25 de janeiro. A iniciativa ecuménica é promovida pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos do Vaticano e pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial das Igrejas. O tema escolhido para esta oitava anual de oração é “Amarás o Senhor teu Deus… e o teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10,27), desenvolvido pela Arquidiocese católica de Ouagadougou, pelas Igrejas protestantes, por grupos ecuménicos e pela Comunidade Chemin Neuf, no Burkina Faso. Estes materiais incluem uma oração ecuménica de abertura, reflexões bíblicas, orações que abrangem oito dias e outros elementos de culto.

Em Portugal, a semana será também dedicada aos 50 anos do 25 de abril.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Clero de Angra pede “incremento da pastoral vocacional” assente no “testemunho do padre”

Face a "descredibilização" dos presbíteros

Clero de Angra pede “incremento da pastoral vocacional” assente no “testemunho do padre” novidade

Reconhecendo que o contexto da Igreja universal “é caracterizado pela descredibilização do clero provocada por diversas crises, pela redução do número de vocações ao sacerdócio ministerial e pela situação sociológica de individualismo e de crescente indiferença perante a questão vocacional”, os representantes do Clero diocesano de Angra (Açores) defendem o incremento da “pastoral vocacional assente na comunidade, sobretudo na família e no testemunho do padre”.

Por uma transumância outra

Por uma transumância outra novidade

Este texto do Padre Joaquim Félix corresponde à homilia do Domingo IV da Páscoa na liturgia católica – último dia da semana de oração pelas vocações – proferida nas celebrações eucarísticas das paróquias de Tabuaças (igreja das Cerdeirinhas), Vilar Chão e Eira Vedra (arciprestado de Vieira do Minho).  

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This