Bispos católico e luterano alemães recebem prémio da paz pelo seu testemunho ecuménico

O cardeal de Munique, Reinhard Marx, e o bispo da Igreja Evangélica Luterana na Baviera, Heinrich Bedford-Strohm, foram os vencedores da edição 2020 do Festival da Paz de Augsburgo. Foto © Epd / Jens Schulze.
Foi a sua manifesta e “incondicional vontade de viverem juntos em paz” que lhes valeu o galardão: o arcebispo de Munique, cardeal Reinhard Marx e o bispo da Igreja Evangélica Luterana na Baviera, Heinrich Bedford-Strohm, foram os vencedores, em conjunto, da edição 2020 do Festival da Paz de Augsburgo, na Alemanha, divulgou esta quarta-feira, 12 de agosto, a Federação do Mundo Luterano.
A escolha dos vencedores foi anunciada pela presidente da câmara da cidade, Eva Weber, que destacou o “testemunho impressivo” dado pelos dois líderes religiosos de que “a verdadeira comunhão na fé é possível, apesar das diferentes afiliações confessionais”. Weber recordou em particular as comemorações dos 500 anos da Reforma, assinalados em 2017, em que os bispos presidiram juntos a uma cerimónia de reconciliação, pediram perdão pelas falhas de ambas as Igrejas e expressaram a sua alegria por aquilo que as une.
Com a sua “paixão comum por Deus e pelo mundo”, ambos “pensam e falam com o mesmo espírito”, referiu ainda o bispo protestante de Augsburgo, Axel Piper, que fez parte do júri do festival.
“O cristianismo na Alemanha e na Europa só terá futuro se trabalharmos fortemente juntos e permanecermos juntos ecumenicamente. Isso é importante, e é aí que vejo o prémio como um incentivo”, disse o cardeal Marx, em reação à atribuição do galardão. O bispo Bedford-Strohm manifestou a esperança “de que também haja progressos em relação à sagrada comunhão conjunta. Vejo este prémio como um sinal público de que isso é esperado de nós e como um forte incentivo para continuarmos no caminho do ecumenismo. É por isso que estou feliz ao receber este prémio juntamente com o cardeal Marx”, justificou.
O Festival da Paz de Augsburgo realiza-se anualmente desde 1650 na cidade alemã que lhe deu o nome, assinalando a restauração da paz na região da Vestfália e a recuperação da liberdade religiosa por parte dos protestantes. O Prémio da Paz, no valor de 12.500 euros, é atribuído a cada três anos, desde 1985.

Revelação na reportagem desta quarta, 31
A história do convite recusado pelo padre Carreira para reitor de Fátima, em documentos inéditos
“…peço-te que me não digas que não: vem ocupar o lugar de Reitor do Santuário” de Fátima – pediu o então bispo de Leiria, João Pereira Venâncio, ao padre Joaquim Carreira, em 1970. O padre, que tinha acolhido pessoas fugidas do nazismo, recusou. Uma história inédita.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Terça, 30, às 18h
Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro
O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.
JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado
A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.
Debate em Lisboa
Uma conversa JMJ “conectada à vida”
Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.
"Precisamos de falar"
FEC dinamiza campanha sobre saúde mental no trabalho
A Fundação Fé e Cooperação (FEC), através do seu projeto Tik Tak - Human Rights on Hold, está a dinamizar uma campanha para promover a saúde mental no local de trabalho. A iniciativa, subordinada ao mote "Precisamos de falar", foi pensada por jovens de todo o...
Combustíveis fósseis
Seis organizações cristãs criticam inação do G7
Seis organizações cristãs expressaram publicamente, no dia 23 de maio, o seu “enorme desapontamento com o facto do comunicado final dos líderes do G7” reunidos na recente Cimeira de Hiroxima “descrever como ‘apropriado’ o investimento público em combustíveis fósseis” e de nele “os líderes pedirem uma expansão do setor de gás e bloquearam os esforços para se comprometerem com a data de eliminação do carvão doméstico em 2030”.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Revisão da lei aprovada
“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel
Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.
É notícia
Aos leitores
Problemas na “newsletter” do 7MARGENS
Desde o início desta semana que a newsletter enviada por correio eletrónico aos leitores do 7MARGENS tem chegado tarde ou com problemas de leitura.
Sondagem nos EUA revela
Pandemia não provocou a anunciada “recessão religiosa”
A percentagem de adultos americanos que dizem frequentar serviços religiosos pelo menos uma vez por mês caiu três pontos percentuais (passou de 33% para 30%) entre 2019 e 2022, não sustentando os receios de que a pandemia produzisse uma “recessão religiosa”.
Dia dos Mártires
Igreja na Índia recorda massacre de 2008
Treze anos depois da onda de violência que varreu o Estado de Orissa, na Índia, provocando mais de 100 mortos, a justiça é ainda uma miragem, denuncia a Fundação AIS. Desde 2016 que é celebrado pela Igreja em Orissa o dia dos Mártires.
Fundação AIS
Padre haitiano morto a tiro
Um padre que dirigia um orfanato no Haiti foi morto a tiro, Andrè Sylvestre, de 70 anos de idade, foi assassinado na tarde de segunda-feira, 6 de setembro, durante uma tentativa de assalto, revelou a Fundação AIS.
IndieLisboa
Cinema: prémio Árvore da Vida atribuído a “Sopro”
O filme “Sopro”, realizado por Pocas Pascoal, uma cineasta angolana de 58 anos, foi distinguido na segunda-feira com o prémio Árvore da Vida, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), no final da 18.ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa.
Entre margens
O que se traz em nós depois de entrar em Auschwitz e em Birkenau
Entrei pela primeira vez no Campo de Auschwitz, na Polónia, no passado dia 5 de maio. Na viagem de autocarro que começara na belíssima Cracóvia aumentava a minha ansiedade e não conseguia abstrair-me das minhas perguntas de há tantos anos: como se entra num lugar como aquele, sabendo hoje o que sabemos? O que se sente? O que se traz em nós quando depois fazemos o trajeto de regresso que milhares de outros não puderam fazer?
Liberdade e verdade
As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.
Lançar os próximos 100 anos, fiéis à promessa
Neste fim-de-semana, comemoramos os 100 anos do CNE (Corpo Nacional de Escutas). E de forma a tentarmos projetar os próximos anos deste nosso movimento, é necessário voltar atrás e olhar para os passos que já foram dados.
Cultura e artes
Documentário de Filipe Araújo
Edição especial de “O Casarão” apresentada em Aveiro e no Porto
A edição especial do DVD de O Casarão, filme que “procura desvendar os mistérios por detrás do mais progressista seminário católico português durante a ditadura”, será apresentada este fim de semana, a 27 de maio na FNAC de Aveiro e a 28 de maio na FNAC de Santa Catarina, no Porto, depois de ter contado já com sessões em Leiria e Lisboa.
Música, património e biodiversidade
Festival Terras sem Sombra chega a Castelo de Vide
Um concerto para dois violinos, um périplo pelas fontes de água da região e uma visita a uma quinta agrícola com origens no século XIX preencherão aquele que será o segundo fim de semana da 19ª temporada do Festival Terras sem Sombra. Este sábado e domingo, 27 e 28 de maio, cabe ao concelho norte alentejano de Castelo de Vide acolher a iniciativa.
Entrevista de vida (conclusão)
Francisco Fanhais: “Que um Deus reme connosco / na viagem”
Terceira parte da entrevista de vida a Francisco Fanhais. Nesta última fase da conversa afloram as memórias familiares, sempre a fraternidade, a missão de partilhar memórias e a denúncia de iniquidades. E também se conta como a PIDE se infiltrava entre o clero.
De 24 a 27 de maio
Quatro dias para visitar 32 conventos e ex-conventos de Lisboa
Entre 24 e 27 de maio vai ser possível visitar 32 edifícios de antigos conventos e mosteiros de Lisboa onde estão instaladas as mais diversas instituições, desde a Assembleia da República, ao Museu de Arte Antiga e aos Armazéns do Chiado, passando por outros que ainda hoje conservam a sua primeira finalidade.
Entrevista
Francisco Fanhais e Zeca Afonso: “Toda a minha vida é uma tentativa de ter um pé na primavera”
Nesta quarta-feira, 17, Francisco Fanhais completa 82 anos. Na segunda parte da entrevista de vida, Fanhais fala da sua amizade com Zeca Afonso – que compôs Grândola Vila Morena neste dia 17, também, mas há 59 anos –, do lugar da poesia na sua vida, do exílio e do regresso a Portugal.
Sete Partidas
A minha vida daria um livro
Há dias, apanhei o Uber de Copacabana para a Barra Da Tijuca – para quem não conhece o percurso, posso esclarecer que demora, dependendo do trânsito, aproximadamente uma hora. O condutor, para quebrar o silêncio da demorada viagem, perguntou que exposição ou filme eu ia ver à Cidade das Artes; respondi-lhe que ia para a apresentação do meu livro na biblioteca do recinto.
Aquele que habita os céus sorri
sem medo do fogo
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo de Pentecostes A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 27 de Maio de 2023.
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]