
As mais de 50 dioceses da Nigéria plantarão cada uma pelo menos 20 mil árvores por ano, ao longo dos próximos cinco anos. Foto © Alexandra Lopes.
A Conferência dos Bispos Católicos da Nigéria (CBCN) comprometeu-se a plantar 5,5 milhões de árvores ao longo dos próximos cinco anos para mitigar os efeitos das alterações climáticas. A ação surge no âmbito da campanha de reflorestação Green Revolution, financiada pela Cáritas Nigéria, e apresentada esta semana na capital do país, Abuja.
O presidente da CBCN, Lucius Ugorji, arcebispo metropolita de Owerriha, explicou que, para cumprir este compromisso, as mais de 50 dioceses da Nigéria plantarão cada uma pelo menos 20 mil árvores por ano.
“Este projeto pode ajudar mais de 40 milhões de pessoas cujos meios de subsistência estão ameaçados pelas mudanças climáticas”, afirmou o diretor-geral da Agência Nacional para a Grande Muralha Verde (NAGGW), Yusuf Maina-Bukar, durante a apresentação, sugerindo que “outras instituições religiosas na Nigéria copiem o exemplo da CBCN”.
O diretor executivo da Cáritas Nigéria, Uchechukwu Obodoechuna, assinalou por seu lado que o projeto de reflorestação reduzirá as crises entre agricultores e pastores, assim como outros problemas sociais relacionados com as alterações climáticas.