A Conferência Episcopal da Sicília, a ilha do extremo sudoeste da península italiana, aproveitou a sua reunião de inverno, na última semana, para realizar um encontro com os grupos Cristãos LGBT+ Sicília e Viajando para Emaús, os quais incluem pais de crianças homoafetivas e transgénero, bem como os respetivos assistentes espirituais.
Tratou-se de um tempo de encontro e diálogo, durante o qual os representantes dos grupos partilharam com os bispos as suas “experiências do percurso de fé e os sofrimentos frequentemente causados por portas fechadas ou pela indiferença das comunidades cristãs”, segundo refere o comunicado final da Conferência Episcopal daquela região de Itália.
Cada um dos grupos teve oportunidade, além disso, de apresentar a respetiva história, percurso de formação, bem como atividades espirituais realizadas periodicamente.
O grupo Cristiani LGBT+ Sicilia visa “conciliar fé cristã e identidade LGBT+, oferecendo um espaço de acolhimento e diálogo para pessoas que se identificam como cristãs e LGBTQIA+”. Promove “visibilidade queer dentro da comunidade cristã, desmistificando a ideia de conflito entre fé e afeto”, organizando eventos, encontros e participando em iniciativas públicas como o Pride, procurando “construir pontes e apoio mútuo”.
Quanto ao grupo In viaggio per Emmaus (Viajando para Emaús), que foi apresentado pelos pais presentes no encontro com os bispos, nasceu em 2020. Ele “acolhe pais crentes e está comprometido em ajudá-los a aceitar os seus filhos, superando atitudes e comportamentos homofóbicos”.
No comunicado, a Conferência Episcopal da Sicília exprime “gratidão pela reunião, confirmando que cada pessoa deve ser acolhida e respeitada na sua dignidade, esperando que, por meio da presença de cristãos LGBT+, as portas possam ser reabertas para aqueles filhos de Deus que vivem com sofrimento, fechamento e indiferença”.
“Por meio de uma jornada espiritual na Igreja, essas pessoas podem transformar feridas em fendas de luz”, faz notar o comunicado.
O texto da apresentação na reunião pode ser consultado (em italiano) no site da plataforma Projetto Gionata e tem por título “Prezados bispos, aqui está a nossa jornada como cristãos LGBT+ na Sicília”.










