Igreja Greco-Católica

Bispos da Ucrânia e Bielorrússia apelam à paz

| 15 Fev 2022

O arcebispo Sviatoslav Shevchuk, numa foto do site da diocese.

 

O líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana, arcebispo maior Sviatoslav Shevchuk, exortou os ucranianos a permanecerem unidos “diante desta grande ameaça” de invasão russa e sublinhou que a unidade interna é essencial “para a segurança e sobrevivência” do povo, de acordo com notícia da Catholic News Agency de 15 de fevereiro.

O apelo do arcebispo antecedeu a declaração do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, de que 16 de fevereiro seria um “dia de unidade” na Ucrânia, mas foi posterior ao telefonema do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, que ligou a Shevchuk a 14 de fevereiro para expressar a solidariedade da Santa Sé com o povo ucraniano. O arcebispo Shevchuk lidera desde 2011 a maior das 23 Igrejas Orientais Católicas em plena comunhão com Roma e na sua mensagem exortou os ucranianos a contemplarem a unidade da Santíssima Trindade como via para aprofundarem as suas reflexões sobre a unidade. De igual modo, a Conferência Episcopal Latino-Católica da Ucrânia pediu que esta quarta-feira, 16 de fevereiro, seja um “dia de intensa oração e jejum”. 

Estas tomadas de posição públicas tiveram lugar antes de ser conhecido que a Rússia estava a efetuar pequenas reduções no número de tropas que vinha concentrando desde o início do ano na sua fronteira com a Ucrânia e em território da Bielorrússia.

Neste país, o bispo Alex Butkevich, presidente da conferência dos bispos católicos da Bielorrússia, pediu aos católicos do seu país que mostrem “solidariedade com os irmãos ucranianos através da oração e do jejum pela paz” neste 16 de fevereiro. A fronteira comum destes dois países estende-se por mais de 1.110 quilómetros. 

Já anteriormente, a 13 de fevereiro, o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I de Constantinopla, considerado o “primeiro entre iguais” na Igreja Ortodoxa, pediu paz na Ucrânia em comunicado de 13 de fevereiro: “A possibilidade de uma nova guerra na Europa, resultante da escalada da retórica violenta e da militarização das fronteiras entre a Rússia e a Ucrânia, deve ser inequivocamente combatida. Pedimos paz duradoura, estabilidade e justiça na região.” Para o Patriarca Bartolomeu I “as armas não são a solução” e “o silêncio e a indiferença não são uma opção”, pois “não há paz sem vigilância constante.”

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This