Apoio às reivindicações populares

Bispos do Peru pedem eleições antecipadas

| 6 Fev 2023

carta aberta conferencia episcopal peruana foto dr

“Os peruanos precisam de ser ouvidos nas suas justas reivindicações sociais, mas ao mesmo tempo precisam de uma paz que lhes permita continuar a trabalhar para sobreviver”, escrevem os bispos do Peru numa carta aberta. Foto: Direitos reservados.

 

A presidência da Conferência Episcopal Peruana tornou pública no dia 3 de fevereiro uma carta aberta criticando os 130 congressistas do país por não terem chegado a acordo naquela sexta-feira para convocar eleições presidenciais e legislativas este ano. “O povo soberano tem o direito de decidir sobre o destino da nossa pátria através de eleições transparentes e justas para renovar os poderes executivo e legislativo”, escrevem os bispos.

“Os peruanos precisam de ser ouvidos nas suas justas reivindicações sociais, mas ao mesmo tempo precisam de uma paz que lhes permita continuar a trabalhar para sobreviver. Não lhes virem as costas e ouçam o clamor de todo o povo peruano”, acrescentam os bispos em defesa da realização rápida de eleições. De acordo com as regras parlamentares, o Congresso peruano, depois de ter impedido o debate sobre a convocação antecipada de eleições, só pode voltar a apreciar o assunto no próximo mês de agosto.

Na sequência do impasse parlamentar, os manifestantes voltaram às ruas de várias cidades no sábado, 4 de fevereiro, tendo pelo menos 27 pessoas sido socorridas em hospitais da capital, Lima, vítimas das cargas policiais. A demissão da Presidente Dina Boluarte – que exerce as funções depois de o Presidente eleito, Pedro Castillo, ter sido preso a 7 de dezembro de 2022, acusado de organizar um golpe de Estado – e a convocação de eleições antecipadas têm sido os motes políticos das manifestações populares que se têm realizado um pouco por todo o país nos últimos dois meses. A polícia tem reprimido com violência os protestos nos quais já foram mortas 59 pessoas.

 

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra”

Entrevista "A Lista do Padre Carreira"

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra” novidade

O atraso na abertura dos arquivos do Vaticano relativos ao pontificado do Papa Pio XII e da Segunda Guerra Mundial “prejudicou o conhecimento da realidade”, diz o historiador Andrea Riccardi. Os silêncios de Pacelli foram uma escolha para evitar males maiores, diz, mas o que não compreende é o silêncio de Pio XII depois da Guerra, sobre o antissemitismo.

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência

Califórnia

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência novidade

Quatro das 12 dioceses católicas da Califórnia pediram falência, ou estão a considerar fazê-lo, por causa de mais de 3.000 pedidos de indemnização entregues nos tribunais do Estado por vítimas de abusos sexuais de menores que aproveitaram o facto da lei ter prolongado até dezembro do ano passado a admissibilidade de processos envolvendo pessoas tendo atualmente até 40 anos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Milhares a dançar na procissão

Luxemburgo

Milhares a dançar na procissão novidade

Uma procissão dançante que dura cerca de três horas, em honra de São Willibrord, um santo dos séculos VII-VIII decorreu como é tradição desde há perto de mil anos, na última terça-feira, 30 de maio, na cidade luxemburguesa de Echternach.

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos

Censo 2022

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos novidade

Em apenas seis anos, a Irlanda, um dos países “mais católicos” da Europa, viu a taxa dos que se reconhecem como tal reduzir-se em 10 pontos percentuais entre 2016 (79%) e 2022 (96%). Os números são avançados pelo jornal The Irish Times de dia 30 de maio com base no censo de 2022, cujos resultados foram agora conhecidos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This