Bispos e mais de mil padres na Alemanha contestam a negação do Vaticano à bênção das uniões homossexuais

| 17 Mar 2021

Georg Batzing, presidente da Conferência Episcopal Alemã,

Georg Bätzing, presidente da Conferência Episcopal Alemã, afirma que o documento que veta a bênção dos casais homossexuais o entristeceu. Foto: Direitos reservados.

“Benzi casas, carros, elevadores, terços sem conta e muitas coisas mais, e agora não poderei benzer duas pessoas que se amam? Não pode ser essa a vontade de Deus!” Nestas palavras do vigário-geral da diocese de Speyer (Espira), Andreas Sturm, publicadas na página de Facebook da diocese, ressoa muito da desilusão e incompreensão com que vastos sectores da Igreja na Alemanha estão a reagir à tomada de posição da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), do Vaticano, vetando a bênção dos homossexuais na Igreja Católica.

A abertura e a sensibilidade com que a Igreja alemã no seu conjunto encara hoje este tema não é superficial: tem por detrás um longo percurso de reflexão e um esforço de aproximação a todos aqueles e aquelas que, sendo cristãos, se sentiam ignorados e mesmo discriminados no seio da sua Igreja. E a reflexão continua: a revisão da moral sexual é um dos temas do Caminho Sinodal em curso. “Relações em que se vivem valores como amor, amizade, compromisso, fidelidade, serviço recíproco, merecem na moral reconhecimento e respeito, independentemente da orientação sexual das pessoas”, lê-se num dos seus documentos de trabalho. E ainda: “A vala que visivelmente separa a doutrina da Igreja e a vida das pessoas coloca-nos diante da tarefa de continuar a desenvolver a doutrina da Igreja sobre a sexualidade.”

Não é de agora a dissonância existente entre a Igreja alemã e a Cúria Romana sobre a resposta a dar às muitas questões que as pessoas homossexuais levantam à instituição. E ela tem-se feito sentir com certa frequência. Um dos casos mais mediáticos data já de 2018, quando o Vaticano quis vetar a nomeação do padre jesuíta Ansgar Wucherpfennig para reitor da Escola Superior de Filosofia e Teologia St. Georgen, de Frankfurt, uma universidade dos jesuítas frequentada por muitos dos futuros padres e assistentes pastorais de diversas dioceses alemãs.

O reitor Ansgar Wucherpfennig era também o encarregado diocesano da pastoral junto dos homossexuais e defendia claramente a necessidade de levar a sério as uniões homossexuais, propondo que a Igreja lhes dê uma bênção, que de modo nenhum compromete o carácter particular e visibilidade do sacramento do matrimónio. É esta solução que um pouco por todo o lado se vem praticando e que a CDF agora rejeita e proíbe. Imensos protestos obrigaram nesse ano o Vaticano a retroceder e o padre Ansgar Wucherpfennig pôde assumir o cargo de reitor, para um período de três anos entretanto terminados.

Protestos e críticas estão também agora a fazer-se ouvir um pouco por todo o lado e a todos os níveis. O bispo de Limburgo e presidente da Conferência Episcopal, Georg Bätzing, afirmou que o documento o entristeceu. O bispo de Osnabrück, e vice-presidente da conferência, Franz-Josef Bode, criticava: “Respostas simples, já se viu, não encerram questões, antes as reacendem.”

Muitos padres apelam a um simples ignorar da posição de Roma. Uma recolha de assinaturas neste sentido está em curso a nível nacional e já juntou assinaturas de mais de 1000 padres. Tobias Schäfer, um padre da diocese de Mainz (Mogúncia), em mensagem de vídeo, traduzia em poucas palavras a sensação de muitos: “Quando a Igreja acredita que tem de vigiar sobre a aplicação da bênção de Deus, deixa de ser ela mesma bênção para o mundo.”

A sensação é de uma Igreja que, em grande parte, se sente mais uma vez incompreendida no seu esforço de abertura a uma sociedade secularizada e plural, que entende cada vez menos os argumentos da moral da Igreja.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This