AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Jornadas com convidados em Fátima

Bispos escolhem grupo de acompanhamento nacional do sínodo

| 19/06/2022

Abertura da 201ª Assembleia Plenária da CEP: as Jornadas do Episcopado contarão com quase 100 participantes, entre bispos, sacerdotes e leigos. Foto © HM/Agência Ecclesia

 

Os bispos portugueses vão decidir esta semana quem integrará o grupo de acompanhamento que irá elaborar o texto nacional de síntese e contributo para o Sínodo que a Igreja está a viver.

A decisão sobre os nomes a incluir no grupo será tomada depois das jornadas pastorais da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorrem em Fátima neste início de semana (segunda e terça-feira, 20 e 21 de Junho). Nas jornadas, participam desta vez, além de cerca de três dezenas de bispos titulares, auxiliares e eméritos, 40 padres e 20 leigos (dos quais 13 mulheres) com o estatuto de convidados. Na quarta-feira, caberá apenas aos bispos, já sem esses convidados, decidir quem são os nomes escolhidos.

Para lá de elaborar a síntese nacional a partir das de 21 dioceses, aquele grupo ficará responsável também por acompanhar a dinâmica sinodal nos próximos anos, explica ao 7MARGENS o secretário da CEP, padre Manuel Barbosa. À semelhança desse grupo nacional de acompanhamento, “também as equipas sinodais diocesanas permanecerão activas nos próximos anos para acompanhar o processo”, garante ainda o mesmo responsável.

Os convidados destas jornadas pastorais do episcopado – cada bispo podia levar duas pessoas da sua diocese – são precisamente, na maior parte dos casos, os coordenadores e membros das equipas diocesanas de coordenação do Sínodo.

As jornadas terão como tema de fundo a sinodalidade, na relação entre as igrejas locais e a CEP. “Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal” é o tema de abertura do debate, que será desenvolvido na tarde desta segunda-feira por José Eduardo Borges de Pinho. O professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa exprimiu já, numa sessão sobre o Sínodo promovida pela Capela do Rato (Lisboa) em 2021, a ideia de que deve haver, na Igreja, muito mais espaços e dinâmicas de participação de todos os baptizados do que aqueles que existem actualmente. Na segunda parte da tarde deste dia 20, o padre Sérgio Leal, prefeito do Seminário Maior do Porto, falará sobre “Sinodalidade: resistências e oportunidades”.

Na terça-feira de manhã, o programa prevê que cinco dioceses apresentem o seu balanço sobre o processo que levou à elaboração das sínteses diocesanas. É o caso de Braga, Évora e Lisboa (as três dioceses metropolitas), Funchal e Porto. À tarde, os participantes dividem-se em grupos, após o que um plenário preparará as conclusões, que serão apresentadas pelos três consultores de comunicação da CEP: Carmo Rodeia (Santuário de Fátima), Anabela Sousa (Setúbal) e Pedro Gil (Opus Dei).

A síntese nacional de contributo português para o Sínodo será elaborada durante o mês de Julho e primeira metade de Agosto, já que ainda há dioceses que estão a ultimar os seus textos até final deste mês. Esse documento nacional deverá ficar pronto até 15 de Agosto, de modo a ser enviado à secretaria-geral do Sínodo, em Roma.

Convocado pelo Papa como forma de repensar o papel do catolicismo no mundo para os próximos anos, este processo sinodal pretende ainda promover a participação e a corresponsabilidade dentro das estruturas católicas. Uma assembleia de bispos em Outubro do próximo ano será um ponto alto do processo, antes de o próprio Papa redigir um documento com propostas concretas sobre o tema. Nesta primeira fase, que agora está a terminar, pretendia-se que grupos, paróquias, movimentos e outras estruturas católicas contribuíssem com as suas reflexões. O 7MARGENS tem publicado (e continuará a fazê-lo por mais alguns dias) vários contributos de comunidades, paróquias e grupos católicos.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.