Espiral de protestos e violência

Bispos senegaleses apelam à “razão, moderação e responsabilidade”

| 5 Jun 2023

Protestos no Senegal, junho 2023. Foto © @fatouoficial, via Twitter

Os violentos protestos começaram após o líder da oposição senegalês ter sido condenado a dois anos de prisão por aliciamento de menores, o que o impediria de concorrer às eleições presidenciais de 2024. Foto © @fatouoficial, via Twitter.

 

Pelo menos 16 pessoas morreram nos últimos dias no Senegal na sequência dos protestos pela condenação do líder da oposição, Ousmane Sonko, e os bispos católicos do país manifestaram-se “muito preocupados com a conjuntura social e política”. Em comunicado, citado esta segunda-feira, 5 de junho, pelo jornal Crux, pedem a todos os cidadãos “razão, moderação e responsabilidade”, e em particular aos jovens que não cedam “ao desespero ou à manipulação, a ponto de queimar, saquear e destruir bens alheios e da comunidade”.

“Para o presente e futuro da nossa nação, convidamos todos os atores políticos, sociais e económicos, bem como líderes religiosos, a colocar o interesse geral em primeiro lugar e promover a justiça, a verdade, a paz e a equidade social, nas suas palavras e ações”, escreveram os bispos católicos senegaleses.

Os membros da conferência episcopal, que integra também bispos da Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau, lamentam “as muitas vítimas humanas, bem como todos os atos de destruição de propriedade pública e privada” e o “clima de medo e insegurança” geral que prevalece atualmente no país, maioritariamente muçulmano, considerado uma das democracias mais estáveis da África Ocidental.

Os violentos protestos começaram após Sonko ter sido condenado a dois anos de prisão por aliciamento de menores, o que o impediria de concorrer às eleições presidenciais de 2024. Conhecido pelo seu discurso “antissistema”, o líder da oposição critica a má governação, a corrupção e o neocolonialismo francês e tem muitos seguidores entre a juventude senegalesa.

Os manifestantes ergueram barricadas com pneus e veículos em chamas, atiraram pedras contra as forças policiais e realizaram saques a lojas e edifícios públicos, enquanto a polícia usou gás lacrimogéneo.

Também o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou, já na passada sexta-feira, a violência no Senegal, tendo apelado à contenção de todas as partes.

Devido aos protestos e à “disseminação de mensagens de ódio e subversivas num contexto de perturbação da ordem pública”, o governo senegalês cortou este domingo o acesso à Internet móvel no país. A ação foi criticada por organizações como a Amnistia Internacional (AI) e a Repórteres sem Fronteiras, que considera que o trabalho dos jornalistas no Senegal está gravemente perturbado.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This