Abusos sexuais

Bispos timorenses dizem que irão cooperar com eventuais processos judiciais sobre Ximenes Belo

| 30 Set 2022

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, com os bispos do pais, na assinatura de um protocolo de cooperação entre Governo e Igreja Católica, que atribui 15 milhões de dólares à Igreja para obras educativas e sociais, entre outras. 17 de Maio 2022. Foto reproduzida do Facebook.

Os bispos timorenses com o primeiro-ministro do país, Taur Matan Ruak, em Maio deste ano: a Conferência Episcopal manifesta-se disponível para colaborar com as autoridades. Foto reproduzida do Facebook.

 

Os bispos timorenses garantiram que irão respeitar e cooperar com qualquer processo judicial que venha a ser iniciado na sequência das acusações de abusos sexuais que terão sido cometidos pelo bispo emérito de Díli, Ximenes Belo.

“Quando eventualmente for instalado o processo judicial em Timor-Leste, a Conferência Episcopal Timorense vai respeitar e cooperar com o processo da justiça”, lê-se num comunicado da Conferência Episcopal Timorense (CET), referido pela Lusa, por sua vez citada na RTP.

“As acusações estão sendo actualmente examinadas pelos órgãos competentes da Santa Sé, Vaticano”, acrescenta o texto, assinado pelo bispo de Maliana, Norberto do Amaral, presidente da CET.

As queixas foram divulgadas na quarta-feira, 28 de Setembro, pela revista semanal dos Países Baixos De Groene Amsterdammer, conforme o 7MARGENS noticiou.

Como no tempo em que os abusos terão ocorrido não havia conferência episcopal em Timor, Ximenes Belo dependia directamente do Vaticano. Além disso, como diz o comunicado dos bispos, uma vez que se trata de abuso cometido por um clérigo, o caso é tratado pela Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), da Santa Sé.

O texto, ainda de acordo com as mesmas fontes, refere que a CET aprovou há um ano várias normas para a protecção de pessoas vulneráveis, que foram já confirmadas pela CDF, em carta de 1 de Dezembro de 2021. E é este organismo que tem competência para iniciar um eventual processo, diz o documento.

Na quinta-feira, o porta-voz do Vaticano informou que o bispo Ximenes Belo foi sujeito a sanções nos últimos dois anos, que incluem limites aos movimentos do bispo e ao exercício do seu ministério, bem como a proibição de manter contactos voluntários com menores ou com Timor-Leste.

Ximenes Belo anunciou, em Novembro de 2002, que abandonava o cargo de bispo de Díli, alegando problemas de saúde: “Estou a sofrer de fadiga mental e física, o que requer um longo período de recuperação”, referiu na ocasião.

 

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua

Capitão Barros Basto

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua novidade

A família do capitão Arthur Barros Basto, fundador da Comunidade Judaica do Porto e falecido em 1961, vai endurecer a luta que dura há já três gerações pela reintegração póstuma do ex-oficial no Exército, de onde foi expulso em 1937. Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 20 de março, a sua neta, Isabel Barros Lopes, garante que irá avançar até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos caso o assunto não seja resolvido em Portugal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

De abril a outubro

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite novidade

A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

“um dia, quando cresceres, vais perceber” novidade

Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)

Precisamos de terapias neuroteológicas

Precisamos de terapias neuroteológicas novidade

Desde que saiu o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica que a atenção das nossas comunidades e da sociedade civil se volta para todos os desenvolvimentos que resultam desse processo. Queremos acção como sinal do apoio incondicional a dar às vítimas e pelo sentido de haver alguma justiça. (Opinião de Miguel Panão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This