Presidenciais no Brasil

Bolsonaro conquistou evangélicos, Lula venceu nos estados mais católicos

| 5 Out 2022

Eleições no Brasil: os candidatos. Foto © Wikimedia Commons

Eleições no Brasil: os candidatos. Foto © Wikimedia Commons

 

 

Foram os Estados do Oeste e do Sul do país, onde há mais cristãos evangélicos do que católicos, que mostraram um apoio significativo ao atual Presidente Bolsonaro. Por outro lado, os estados do Nordeste do país, que são predominantemente católicos, votaram maioritariamente a favor de Lula da Silva, de acordo com a análise de um sociólogo brasileiro numa revista local editada 3 de outubro. No Brasil o voto é obrigatório para todos os cidadãos entre os 18 e os 70 anos.

O fundador do Partido dos Trabalhadores também é o preferido dos eleitores não-cristãos e ateus. Lula esteve muito tempo à frente nas sondagens eleitorais e por pouco não obteve a maioria absoluta na primeira volta das eleições presidenciais, com 48,38 por cento dos votos. Jair Bolsonaro, do Partido Liberal de extrema-direita, obteve 43,27 por cento. Durante a campanha eleitoral, ambos investiram muitos recursos para atrair o voto dos evangélicos que representam mais de um quarto da população brasileira.

Com a afirmação política dos valores cristãos e a crescente presença dos evangélicos nas questões nacionais, a relação entre religião e política tornou-se mais complexa, reconhece o sociólogo José Eustáquio Diniz Alves. Porém, no papel, o Brasil é um Estado laico onde as convicções religiosas, remetidas à esfera privada, não foram originalmente vistas como destinadas a servir enquanto escala de valores para avaliar a relevância de um potencial eleito.

 

*Tradução autorizada do texto publicado no portal francês Evangelicals.info

 

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This